Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As temperaturas estão ok?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Boa tarde a todos. Agradeço pelas respostas desde já.
meu setup: rx 580 powercolor 8gb, ryzen 7 2700x, ram 2x8gb hyperx 2400mhz, fonte corsair 550w, placa-mãe asrock b450m hdv, waterCooler pcyes sangue frio 240mm, windows 10 pro x64, monitor lg ultrawide 29' 75hz

plano de energia do windows 10: amd ryzen balanced (reduzi o estado de desempenho mínimo para 5%)
temperatura atual aqui na cidade de carlinda mato grosso brasil:  máxima de 35 graus

Sem jogos ou navegador aberto está batendo uma temperatura de 48.75 graus. Jogando Apex Legends nas configurações máximas está batendo uma temperatura de 75.50 graus (achei que com o watercooler não iria passar de 65 graus em jogo) - minimizei o jogo rapidamente para tirar a foto do amd ryzen master que já estava aberto.

O fan de trás está tirando ar do gabinete, os dois fans do watercooler também estão tirando. Os três fans de cima estão colocando ar. O fato de ter esse vidro da frente do gabinete e o ar do radiador só sair pelo lado pode ser uma das coisas pela temperatura estar em 75 graus?

Na bios nas opções de oc mode change switch eu coloquei amd cbs setting, a outra opção era asrock setting.


1259592255_WhatsAppImage2019-06-09at4_09_16PM.thumb.jpeg.aea1075ad5af4088e7e36da10f55b81e.jpeg742907849_WhatsAppImage2019-06-09at4_08_50PM.thumb.jpeg.d40ee3e9c743f2fd712a9ea9dc6c7320.jpeg1378803383_WhatsAppImage2019-06-09at4_09_58PM.thumb.jpeg.431119565b928b68451c0b7a562d4175.jpeg
jogando.thumb.png.8afd80897c07a17bae25d7a3e31d2ab4.pngsemjogo.thumb.png.d0ff340ac3c40fe016e1fde944daa014.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Jacques Lodi  75ºC é uma temperatura aceitável para o processador.

 

O sistema de refrigeração está ruim.

 

Deveria entrar ar pela frente - e esse tipo de gabinete infelizmente tem problemas quanto a ventilação frontal. Você está usando ar quente de dentro do seu gabinete para resfriar seu water cooler.

 

Fan de cima deveriam estar retirando ar do gabinete - pois ar quente sobe e ar frio desce.

 

O fan traseiro é o único que está certo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Devo colocar os fans do radiador para colocar ar então? Ficaria os dois fans do radiador do water cooler colocando ar e 4 fans que veio no gabinete tirando...

adicionado 2 minutos depois

@MrNobody se eu colocar os fans do radiador para colocar ar, ele não estaria colocando ar quente para dentro do gabinete?

@MrNobody Irei fazer isso amanhã, daí posto os resultados aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Rafael Jacques Lodi disse:

 

adicionado 2 minutos depois

@MrNobody se eu colocar os fans do radiador para colocar ar, ele não estaria colocando ar quente para dentro do gabinete?

 

Sim. Como deveria.

 

Ja que esse ar vai ficar quente, apos resfriar o radiados, que ira resfriar a CPU...E ser removido pelos coolers superiores e traseiro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @MrNobody Eu comprei o water cooler pois com o fan que veio para o processador, o Wraith prism, a temperatura em jogo do processador estava chegando em 86 graus. Eu não havia mexido nos fans que vieram  no gabinete, então não sei se estavam configurados pra colocar ou tirar ar. Eu fiquei usando o computador por 3 meses sem o watercooler, isso pode ter danificado o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Jacques Lodi  Dificilmente, em temperaturas mais elevadas o processador só diminui o seu uso. Temperaturas que realmente danificariam ele também fariam o seu PC desligar na hora.

 

Não que seja bom deixar ele a 86ºC.


Se possivel eu retiraria a parte frontal do gabinete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody É possível tirar a parte frontal, é bem fácil fazer isso. Mas me preocupo com a quantidade de poeira que irá entrar pra dentro. Aqui no mato grosso acabou de entrar na seca, essas telas do gabinete já ficam com uma capa de poeira diariamente, imagine sem...

 

adicionado 3 minutos depois

@MrNobody Por quanto eu conseguiria vender o cooler que veio com o ryzen 7 2700x?

adicionado 44 minutos depois

@MrNobody Irei tirar a parte frontal só quando eu for jogar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Esse mesmo.

 

adicionado 16 minutos depois

@MrNobody @Atretador @Amanda Gonçalo Segui as dicas que o Atretador deu "Teste com todos os coolers puxando ar para dentro, menos o de trás e o de cima que fica na parte de trás também." Ficou assim: Temperatura sem a tampa lateral e sem a tampa frontal, sem navegador e sem jogo aberto: 42 graus. Temperatura sem a tampa lateral e sem a tampa frontal, com Apex Legends aberto nas configurações máximas: 57 graus. Temperatura com as tampas frontal e lateral, sem navegador e sem jogo aberto: 47 graus. Temperatura com as tampas frontal e lateral, com Apex Legends aberto nas configurações máximas: 67 graus. Tópico resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@CoderOutsider Tá com o gabinete há quanto tempo?
Já retirou os filtros de poeira frontais? Os meus eu saquei fora, eles restringem bastante o fluxo de ar, se estiverem sujos então piorou.

 

Eu teria colocado este watercooler na parte de cima, jogando ar pra fora, e manteria os fans do gabinete na parte frontal.
Ou, colocaria o radiador na frente puxando ar pra dentro, com os fans frontais do gabinete ali na frente mesmo, fazendo push and pull.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Estou com o gabinete desde fevereiro. Irei retirar os filtros de poeira frontais agora, é bom eu retirar o filtro de cima também?. Eu limpo a poeira toda semana.
Tentei colocar o watercooler em cima, não deu por causa dos pentes de memória RAM.
Não entendi bem... Você colocaria o radiador com os seus dois fans na frente puxando para dentro e também colocaria os três fans que vieram no gabinete na parte da frente também? As fans do radiador ficariam puxando ar para dentro e as três que vieram no gabinete eu colocaria pra jogar ar para fora?

adicionado 23 minutos depois

@Phoenyx A galera desse tópico aqui: disse que a principal vantagem de eu fazer Push-Pull é mais reduzir o barulho e melhorar o visual, pois o desempenho não muda muito. E se eu retirar os fans do topo irá aumentar a temperatura da GPU, o que não vai ser legal já que ela está chegando em 75 graus em jogo (configurei a curva de fan para atingir 90% da velocidade aos 65 graus e 100% aos 75 graus), estou usando uma RX 580 8GB PowerColor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com o mesmo gabinete, salvo que meu water cooler é um Corsair H80i v2 (radiador de 120 mm).

A configuração das minhas fans é a seguinte, na frente estou usando duas PCYes Calafrio Rings, o CFM delas é de 84.5 e a pressão estática é de 3.2 mm-H2O, acima delas vem o meu radiador com push-pull, mas nele estou usando as duas fans que vieram com ele, que são da Corsair, CFM delas segundo as specs é de 70.69 e a pressão estática é de 4.65 mm-H2O.

 

No topo do gabinete, coloquei as 3 fans que vieram na frontal dele (as da Sharkoon), desconheço as specs delas mas sei que são beeeeeem mais fracas, CFM certamente é baixo e a pressão estática também deve ser menor, isso não me é um problema no momento porém pretendo troca-las na próxima semana, aqui vale a ressalva de que não vou igualar as fans do topo de acordo com as frontais porque quero manter meu sistema com a pressão positiva.

E no topo posso usar 2x 140 mm ou 3x 120 mm, ainda não sei qual desses tamanhos vou usar lá, porém pretendo comprar fans que tenham no máximo 45 CFM e não mais do que isso, pra manter a pressão.

 

E na traseira, estou usando outra Calafrio Rings da PCYes, as minhas temperaturas em idle são 38~42° C pro core mais quente, enquanto navegando mal passa de de 45° C, e jogando geralmente não chega a 65° C, e só chega a 70° C+ rodando benchmark.

 

Talvez se você tentar fazer algo próximo a isso melhore as suas temperaturas mesmo com o gabinete fechado.

 

O filtro de poeira frontal de fato limita a entrada de ar para o gabinete, porém prefiro ficar com ele porque ao meu ver tem bastante poeira aqui em casa, e me é melhor porque pelo menos toda aquela poeira presa neles não vai parar dentro do gabinete.

A solução que encontrei para contrabalancear a restrição no fluxo de ar gerada por eles, foi usar fans de alta pressão, como é o caso da PCYes Calafrio Rings (3.2 mm-H2O) e a própria fan do water cooler (4.65 mm-H2O).

 

 

P_20190613_103003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Estou sem grana no momento, mas assim que eu tive irei comprar mais três fans, dois deles para fazer push-pull e o outro irei colocar na parte traseira. Aqui onde moro entrou na seca, é uma cidade de interior com pouco asfalto, tem muita poeira também. Por enquanto, retirei todos os filtros do gabinete. Todos os fans - inclusive os do radiador - estão com a velocidade máxima. As temperaturas estão próximas da sua. Pela poeira que ira acumular até eu comprar os fans, antes de insta-los eu faço uma limpeza no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CoderOutsider Existem fans com perfil baixo, talvez com eles seja possível o radiador no topo. Esta seria a melhor solução para expulsar o ar quente do radiador.

Quanto irá pagar e qual modelo deverá comprar ficará a seu critério. Não me agrada particularmente comprar fans caros para um gabinete low/mid range, seria mais interessante ter investido num gabinete maior e melhor.

 

O meu já o comprei sabendo que não iria trocar as fans frontais tão cedo e muito menos colocar watercooler (senão eu já teria feito esta matemática do espaço entre a placa-mãe e a parte superior do gabinete).

No seu caso atual, eu recolocaria os fans frontais ali (o radiador vai ser aparafusado junto com estes fans), deixaria em push and pull (ou seja, os 3 fans frontais jogando ar pra dentro, os dois do radiador tmb), retiraria os filtros frontais, a tela de cima pode deixar, vai ter pressão positiva pra dentro do gabinete.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente vai diminuir a temperatura do CPU (não lá grande coisa) e a GPU vai permanecer na mesma.
Para refrigerar melhor o GPU somente com fans de alto CFM na parte frontal (mais barulho), o que te obrigaria tmb a colocar fans com maior CFM na parte traseira e superior.

 

E novamente, neste caso, radiador no topo, não adianta nada 3 fans ali na frente com alto CFM e o radiador no meio atrapalhando o fluxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...