Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo aumentar a frequência da memória no BIOS


Posts recomendados

Olá, pessoal,

Boa noite!

 

Esta é a configuração atual do meu PC:

 

CPU: AMD R5 1400 [3.2GHz - 10 de Cache 4C/8T];

Mobo: ASRock AB350 Gaming K4;

RAM: 2x Mushkin Redline [DDR4 - 3000MHz - CL18 - MR[A/B]4U300JJJM8G];

GPU: Galax GTX 1060 Exoc White [6GB - GDDR5 - 192-bit];

PSU: EVGA 750BQ;

SSD: WD Green [120GB - M2]

HD1: 1x Seagate Barracuda [1TB - 7200RPM - Sata 3 (destinado à jogos)];

HD2: 2x Seagate Momentus [500GB - 5400RPM - Sata 2 (Raid-1 destinado aos meus arquivos)].

 

Bem, o problema está relacionado à memória, pois quando eu ativo o perfil XMP dela, onde ajusta para os 3000MHz, o PC reinicia 6 vezes até que liga e volta para a frequência base de 2133MHz.

Segundo as especificações da minha placa-mãe, ela suporta memórias de até 3200MHz. Porém as do CPU, é até 2666MHz. Isso tem alguma relação?

 

Agradeço quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Satoshi G2713

Sim... Velocidade da memória com ryzen é definida no infinity fabric da CPU, a mobo pode aceitar até 3200mhz, mas se você verificar a QLA dela você verá algo bem especifico para chegar nessa velocidade, provavelmente se você usar 1 pente apenas você chegue a 3200, mas ai perde o dual channel e no final você perde, melhor ir a 2666mhz mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers 

 

Irei verificar o QLA da mobo.

Mas o estranho é que eu vejo certos vídeos, onde até mesmo os R3 1200/1300X, conseguem usar frequências altas... O meu único pente fica limitado em 2666MHz, mesmo depois de ter atualizado a BIOS para as últimas versões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Satoshi G2713

Como a velocidade da RAM é limitada pelo infinity fabric, se você fizer OC na CPU, você consegue aumentar a velocidade da RAM.

 

Mas como o @LNPott  falou, confirma se sua BIOS está atualizada também, essa plataforma tem atualizações constantes, e todas boas, pode ser que ajude.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...