Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Evitar queima/perda de notebook: picos e quedas de energia


Posts recomendados

Primeiramente, agradeço a quem veio com o mesmo interesse do meu tópico.

É o meu primeiro tópico, então me perdoem se eu fizer algo de errado aqui.

Geralmente sou de escrever/falar muito, então separarei por detalhes, caso lhe for pertinente.

Agradeço desde já! 😅

--------

RAZÃO: Moro em um bairro que às vezes, sofre com picos e quedas de energia (220v)! Há alguns anos atrás, eu comprei um Desktop básico, porém o mesmo queimou (tanto placa-mãe quanto CPU); Eu era mais ignorante na época, e a fonte instalada era uma genérica e eu utilizava também um estabilizador bem antigo.

--------

SITUAÇÃO: Com o medo de acontecer de novo, decidi comprar um novo notebook (principalmente por causa da bateria) neste ano, é um Aspire5 A515-51G-C97B;

Dito isso, no meu caso, foi um investimento equivalente alto para estudar e jogar numa máquina bem intermediária.

--------

QUESTÃO: Ainda tendo receio/medo de perder mais um PC e todo meu investimento suado, então que maneira de custo e benefício que possa dar proteção

ao meu notebook? 😑

--------

RESUMO: Eu passei horas pesquisando e tentando entender esse meu caso sobre energia, porém, no YouTube, há várias versões e conclusões contraditórias ainda.

Eu assisti vários vídeos sobre o assunto e do canal Clube do Hardware para me certificar que estou no caminho certo... porém quanto mais eu absorvo informações, mais eu fico confuso no que fazer!

Mesmo assim, vi que muitos recomendam o Filtro de Linha da marca iCampler

Será que apenas com isso, seria o suficiente para 'resolver' o meu problema de energia? 🤐

Acredito que eu não tenha muitas opções, mas eu ficaria muito grato de ter a melhor alternativa para que eu não passe por tudo isso de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Athalwolf A NBR IEC 61643-1 trata a respeito desse assunto, sugiro contratar algum eletricista que seja familiarizado com esse documento. Resumindo: para obter a maior proteção possível você deve possuir um bom aterramento na sua casa e utilizar as 3 classes de DPS em sua residência. Classe I fica no ponto de entrada da instalação elétrica, Classe II nos quadros de distruição e Classe III nas tomadas (que são esses filtros da clamper).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Shaman93 disse:

Além do filtro Clamper, faça aterramento pelo menos da tomada em que usa o PC, caso já não tenha. Assim a proteção do filtro pode trabalhar como foi projetada para. Acho que é o melhor que dá pra fazer e já te protege bem.

 

@Shaman93, você tem razão, até lembrei do Gabriel Torres falando disso em um dos vídeos dele; Porém não tenho certeza se o prédio no condomínio onde moro, tem esse aterramento 'decente'. -- Além de que, quando aqui desligam o ventilador do quarto ao lado do meu, por exemplo, consigo ouvir certo "chiado" ou interferência pelo meu headset. 

adicionado 2 minutos depois
29 minutos atrás, grievous disse:

@Athalwolf A NBR IEC 61643-1 trata a respeito desse assunto, sugiro contratar algum eletricista que seja familiarizado com esse documento. Resumindo: para obter a maior proteção possível você deve possuir um bom aterramento na sua casa e utilizar as 3 classes de DPS em sua residência. Classe I fica no ponto de entrada da instalação elétrica, Classe II nos quadros de distruição e Classe III nas tomadas (que são esses filtros da clamper).

 

@grievous, eu acho que estou seguindo suas recomendações, mas não entendo esses termos técnicos de eletricista, me desculpe. -- Além de que, infelizmente, não há uma pessoa exatamente 'confiável' aqui próximo. -- Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Athalwolf Quedas de energia em si não são o problema. O problema são os surtos e oscilações que as acompanham, principalmente na volta da energia: eles que provocam danos. O equipamento adequado para te proteger disso é o filtro de linha com DPS, conforme recomendado. Estabilizadores e nobreaks baratos (shortbreaks) servem apenas para atrapalhar a sua fonte e provocar danos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KairanD disse:

@Athalwolf Quedas de energia em si não são o problema. O problema são os surtos e oscilações que as acompanham, principalmente na volta da energia: eles que provocam danos. O equipamento adequado para te proteger disso é o filtro de linha com DPS, conforme recomendado. Estabilizadores e nobreaks baratos (shortbreaks) servem apenas para atrapalhar a sua fonte e provocar danos.

 

Entendi, @KairanD, mas a fonte seja ela de Desktop ou Notebook, essa regra é válida mesmo assim? -- Também, caso a energia cair, posso usar normalmente pela bateria, e então mais tarde, ligar juntamente na energia quando a mesma voltar? -- Foi o que entendi, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Athalwolf Essa regra vale para desktops, notebooks e qualquer outro equipamento. Proteção se faz com aterramento e DPS. ;)

 

Surtos tendem a ser mais comuns na volta da energia, mas também podem ocorrer antes da queda ou em qualquer outro momento. Para realmente proteger o equipamento, é necessário fazer o aterramento adequado e adquirir dispositivos DPS. Mesmo sem aterramento, o filtro Clamper já ajuda, operando no modo diferencial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

@Athalwolf Essa regra vale para desktops, notebooks e qualquer outro equipamento. Proteção se faz com aterramento e DPS. ;)

 

Surtos tendem a ser mais comuns na volta da energia, mas também podem ocorrer antes da queda ou em qualquer outro momento. Para realmente proteger o equipamento, é necessário fazer o aterramento adequado e adquirir dispositivos DPS. Mesmo sem aterramento, o filtro Clamper já ajuda, operando no modo diferencial.

 

Perfeito então, @KairanD. -- Vou pesquisar pra ver se entendo melhor sobre o que é e como funciona DPS, mas de antemão, vou comprar um iCampler no melhor preço. -- Agora fico mais tranquilo, muito obrigado! 🤗

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KairanD disse:

@Athalwolf O Clamper Multi Energia fornece proteção básica para seus equipamentos. O Multi Proteção é o modelo mais avançado e inclui anti-surtos para os cabos de rede e telefone.

 

Caramba, @KairanD, mas isso é uma maravilha, hein! -- Estou no começo de curso de redes, e vi a diferença entre cabeamento, como os blindados, por exemplo. -- Multi Proteção é o mais avançado, mas espero eu que tenha o suficiente para manter meu notebook e roteador da provedora protegida... -- Valeu mais uma vez!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...