Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível hackear o Telegram?


Posts recomendados

Olá amigos...

Praticamente o Brasil parou para acompanhar as últimas notícias sobre um suposto diálogo de nosso Ministro da Justiça e um Procurador Federal, sobre um caso muito importante a ser resolvido.

Porém, a principal questão é sobre uma "invasão hacker", ao aparelho celular deste Ministro, ao aplicativo Telegram, de onde foram extraídas algumas conversas.

 

Minhas principais dúvidas são:

- É possível mesmo invadir o Telegram que possui uma criptografia dita impenetrável?

- Essa invasão se deu na realidade por um contato direto ao aparelho da vítima.?

- E a ABIN.? Porque ela não protegeu nossos governantes.?

 

 

Obs.: Apliquem suas respostas somente a parte operacional-técnica, sem viés partidário e sem nominar os nossos personagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda não ficou claro como as mensagens foram obtidas, se por acesso ao aparelho ou por interceptação no fluxo de mensagens entre aparelhos. Então você vai ter que aguardar.

 

No mais, tenha em mente que não existe sistema 100% infalível, a exemplo do mercado de venda de exploits via dark web, que movimenta muito dinheiro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, marreiradj disse:

- É possível mesmo invadir o Telegram que possui uma criptografia dita impenetrável?

Se você considerar que o poder de processamento continua passando por um processo de crescimento exponencial fica fácil perceber que nenhuma criptografia é de fato impenetrável. Inclusive a emergência de futuros computadores quânticos põe em cheque praticamente todas as formas atuais de criptografia, levando a necessidade do desenvolvimento de novos sistemas de proteção.

 

18 minutos atrás, marreiradj disse:

- Essa invasão se deu na realidade por um contato direto ao aparelho da vítima.?

Essa informação ainda não é de conhecimento público, mas eu chuto que foi no próprio aparelho sim.

No mais a mensagem que essas digníssimas figuras nacionais passam com essa situação é a seguinte (ah, se tivessem escutado o Snowden...): quando for combinar crimes com seus comparsas não use meios eletrônicos 😳
 

7 minutos atrás, marreiradj disse:

porque a ABIN não percebeu tal movimentação... entendeu.?

Se você soubesse a várzea que é a ABIN... Pra você ter dimensão, o orçamento da ABIN é de (bem) menos de 1 bilhão de reais. Como comparação, os EUA investiram 60 bilhões de dólares em inteligência (além da militar) ano passado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, teve esse caso recente do WhatsApp..

 

https://www.tecmundo.com.br/software/141261-whatsapp-tem-vulnerabilidade-permite-invasao-hackers.htm

 

Bem possível, de terem usado o mesmo esquema..

 

 

7 minutos atrás, marreiradj disse:

sobre essa invasão, ainda mais vindo de uma pessoa importante, porque a ABIN não percebeu tal movimentação...

Aparentemente, isso é de antes dele virar Ministro.. Fica fora do escopo da ABIN, eu imagino.. Não que ser protegido pela ABIN, signifique muita coisa também..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu não entendo muito do negócio, mas é sabido que é muito fácil invadir celulares, tomar o controle por uma simples ligação.

John McAfee fez isso ao vivo, em uma entrevista para mostrar.

 

 

Então, possivelmente,  o hacker deve ter usado uma artimanha parecida com a do Jonh McAfee. Pois pelas noticias, o hacker usou o número da vítima, tomou controle por algumas horas, até usou o whatsapp ou o telegram.. não lembro qual dos dois.

 

Mas.. como já disseram, nenhum sistema é 100 % seguro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ABIN possui alguns mecanismos pra tentar dificultar acesso a mensagens de autoridades:

 

http://www.abin.gov.br/atuacao/produtos/tecnologia/athena/

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/03/gravado-em-grampo-governo-tem-servicos-que-criptografam-conversas.html

 

O mais provável é que tenham hackeado o próprio aparelho e roubado os dados, além da possibilidade de de ter ocorrido antes dele virar Ministro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom,

Primeiramente, a ABIN não é babá de juízes ou procuradores de primeira instância. Então ela não pode ser envolvida nestes acontecimentos.(São mensagens de 2017, bem antes das eleições)

Segundo, o Telegram armazena suas conversas em servidores deles. Logo não é feita criptografia ponto a ponto a não ser se você criar os chamados grupos secretos. O que parece não era o caso em estudo aqui.

Terceiro, o sistema permite autenticação simples, ou seja, se o usuário não ativar a autenticação de 2 fatores, um mero SMS é o que voce precisa para acessar as conversas do aplicativo em outro celular ou mesmo em qualquer navegador de internet pelo web.telegram.

Dessa forma existe N maneiras de voce ter acesso às informações.

Desde um hacker conseguir invadir os servidores do telegram (hipótese mais difícil), passando pelo diversas vezes já usado golpe de roubo do numero celular da vitima com ou sem intermédio  de um funcionário da operadora de celular: Técnica onde o hacker dá falsa queixa de que seu celular(no caso da vitima) foi roubado e que ele quer ativar um novo chip de operadora. Ou ele paga um funcionário de operadora celular para fazer a troca do numero do telefone da vitima para um chip novo em posse do hacker.

Dessa forma, com acesso ao numero da vitima, ele aciona a autenticação por SMS do Telegram e recebe o torpedo. raramente a vitima se dá conta que foi hackeada. Normalmente as pessoas acham que o chip deu defeito e fazem o mesmo procedimento, pedindo a operadora para ativar um chip novo, assim a vitima retoma o acesso ao numero dela e o hacker permanece conectado na conta da vitima.

Ou por ultimo, e mais fácil, o hacker pode ter acesso físico à vitima e seu celular. praticamente todos os smartphones por padrão ao receber um SMS mostram mesmo na tela bloqueada o conteúdo desta mensagem. Basta a vitima colocar seu telefone sobre a mesa por exemplo e o hacker enviar neste momento a solicitação de login ao telegram para que o celular da vitima mostre o SMS na tela com um codigo simples de 6 dígitos numéricos, fáceis de decorar e ter acesso à conta da vitima.

Ou seja, existem N formas de se conseguir fazer um ataque destes de forma bem sucedida.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...