Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro com memória "utilizável" no Win10 64bits.


LeoBrito

Posts recomendados

Então, vou tentar resumir ao máximo o que tá acontecendo comigo.

Já a umas duas semanas eu to tendo um certo problema, eu sou bastante viciado em jogar CS, e nunca tive problema nenhum em rodar ele na minha máquina, porém certo dia percebi que ela tava dando um certo "gargalo" pra rodar o jogo, abaixei as qualidades gráficas e consegui rodar normalmente, até ai tudo bem, porém foi ficando cada vez mais "pesado" o jogo e eu mal conseguia jogar em paz, fui ver o meu gerenciador de tarefas e vi que o uso do disco estava em 100% (o que não fazia sentido já que tenho 8gb de ram e o CS não necessita disso tudo, e só estava ele aberto) fechei o jogo e fui pesquisar um pouco sobre, depois de uns 3 dias pesquisando tentei várias maneiras e nada de resolver o problema, tentei ativar a "memória máxima" no msconfig, apagar os arquivos da "temp" e "%temp%", desativar as notificações de dicas e truques sobre o Windows, enfim, tentei mil e uma coisa e nada resolvia, então achei que o problema podia ser porque meu computador estava com muita coisa desnecessária baixada, então, usei a função de restauração do próprio Windows 10 e "formatei" o computador, porém, o mesmo problema. Então comecei a imaginar que podia ser algum slot da memória ram que poderia ter queimado, fui nas informações de sistema e pra minha surpresa estava lá "Ram: 8GB (Utilizável 1,96)" e isso simplesmente não fazia sentido nenhum, quando comprei meu computador olhei TODAS as configurações deles, e até mesmo quando chegou ele não tinha essa limitação de "utilizável", então novamente fui pesquisar sobre isso e sempre diziam pra fazer a mesma coisa que eu já havia feito, vim em vários tópicos aqui do Clube e nada me ajudou até que encontrei um que falava pra desativar a memoria pro vídeo onboard nas configurações da BIOS, então fui eu lá desativar, e consegui, porém a memória utilizável subiu somente pra 3,96 e disso não passava, lá na BIOS a memória pra vídeo onboard estava em 2GB, ou seja, 2GB da minha Ram tava indo pra essa placa, quando eu desativei a memória dela totalmente eu percebi que meu pc meio que começou a rodar um pouco mais lento então ativei novamente porém com uma memória reduzida dessa vez, coloquei 546mb de Ram pra vídeo onboard e minha memória utilizável permaneceu em 3,46 (está até hoje), então voltei a pesquisar já que nada tinha resolvido. Vi vários fórums e quase todos eles mandavam atualizar a BIOS, deixei essa opção por último porque eu sou leigo quanto a este assunto e prefiro não me arriscar e acabar gerando um problema maior, minha MOBO é uma Asrock (como está na assinatura), entrei no síte e procurei a BIOS da minha placa-mãe e lá há mais de uma versão para baixar, não sabia qual tentar então decidi criar esse tópico aqui pra alguém tentar me ajudar porque não quero ter que levar ele pra assistência agora, quero levar ele lá de último caso, não confio muito nos técnicos da minha cidade.

DETALHE: Tanto pelas informações do próprio computador quanto do AIDA64, os dois slots de memória estão sim funcionando, ambos conseguiram ler normalmente os 8GB de Ram mas só está sendo utilizado 3,46 e eu não sei pra onde está indo o resto, help. Desde que esse problema começou, qualquer coisa que eu faça no computador o Gerenciador de Tarefas aponta 100% de uso no disco, não sei é por conta da ram reduzida ou algum erro do Windows, se puder me ajudar com isso também agradeço.

Desculpem pelo texto longo mas era necessário pra poder detalhar tudo que eu já havia tentado, caso alguém tenha mais alguma dica eu agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...