Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionamento com controle RF


ch1na

Posts recomendados

Olha eu aqui de novo hahaha, boa dia!

 

Amigos, estou montando um projetinho bem simples e já conhecido de todos, que é um controle RF 4 canais, com aquele par de CIs HT12 se não me engano. Pois bem, quero controlar 4 contatores com os 4 canais, estes que vão operar os comandos de uma talha. A parte de acionar os contatores tá ok, usei transistores para acionar relés, e os relés acionam as bobinas dos contatores. Agora vem o problema. Quando coloco um motor como carga no contator, o acionamento falha algumas vezes, fazendo o contator "piscar". Posso dizer que a cada 5 acionamentos, um dá umas 3 piscadas antes de manter o contator acionado. Já afastei a placa receptora dos contatores, usei cabo com malha, coloquei filtro RC na bobina do contator, mas continua dando essas piscadas. O contator sem carga funciona normal, sem piscar, mas com motor acontece isso. A placa receptora é alimentada com 5V, os relés são 24V e os contatores são 220Vac. Alguém tem alguma ideia pra resolver isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-blindagem: papel alumínio na placa controle. Agradeço se isolar.

-filtro rc nos sinais de acionamento: p.ex. na base e emissor dos tr

-revisão do layout: terra do 24 direto no E dos tr e unido no do gnd na entrada da fonte sem passar pela lógica

-capacitor de desacoplamento nos 5V do controle

-duas fontes 5 e 24 separadas. Use acoplador ótico

-o filtro rc nos contatos do contator e/ou nos dos relés

-todas as soluções supramencionadas

-etc... este resolve

Fotos ajudam no diagnóstico remoto. 1.jpg>1k.txt 🙄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa legal, várias sugestões!! Vou mandar algumas fotos mais pra mostrar como está, porque acho que não está muito organizado pra se visualizar hahaha. 

 

Bom tenho algumas dúvidas, não sou muito bom na parte de cálculos, sou mais do tentativa e erro kkkkk.

 

- seria isolar a placa e depois envolver ela toda em papel alumínio, como uma capa?

- o sinal de 5V passa por um resistor de 1k depois vai direto pra base. O emissor está ligado direto no 0V da fonte. Como seria a ligação e o valor desse RC? Essa parte do cálculo não sei muito bem.

- bom acredito que já esteja assim, tá direto na barra 0V

- qual seria um valor aproximado desse de desacoplamento, uns 10uF? A ligação dele seria como, do sinal para o GND? Antes ou depois do resistor?

- os 24V da fonte vão direto para os coletores, para alimentar os relés. Depois mando o mesmo 24V em um 7805 e daí uso esses 5V pra alimentar a placa receptora. Como seria a alteração com acoplador óptico?

- não sei como usar RC nos contatos rs, se puder dar detalhes do valor e a ligação 😁

 

IMG_20190612_132010603.jpg

IMG_20190612_132100006.jpg

adicionado 14 minutos depois

Mais algumas fotos

 

Obs.: Desconsiderar os TO-220, eles não estão conectados em nada, era um projeto inicial mas não deu certo então mantive na placa pra não dizer pro chefe que eu encomendei essas peças e não ia usar mais porque meu projeto não deu certo talvez utilizar em uma atualização futura do projeto!! 

IMG_20190612_132037895.jpg

IMG_20190612_131826071.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, ch1na disse:

isolar a placa e depois envolver ela toda em papel alumínio, como uma capa

Sim amigo. Coloque na sua caixa como se fosse embrulhar pra presente. Antena fica fora, claro.

Coloque o 7805 nesta placa e entre com os 24 nela. Sim 10uF dá certo. Coloque perto das entradas vcc e gnd do módulo. E também um de 10...100nF CD.

Sobre o snubber...

esquema-eletrico-filtro-k8-com-contator.algo como isso.

 

E só pra constar... numa aplicação semi crítica, uma opção seria você colocar um mc em cada lado. A ideia é criar uma "criptografia" entre eles pra não haver acionamento indesejado, entendes? Mas se o movimento da talha não for perigoso, pode sim nem valer a pena. Mas me deu vontade registrar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça uma blindagem em volta da placa e aterre, deixando apenas a antena do receptor para fora. 

 

O ideal seria se você pudesse isolar os terras e alimentação, usando um opto acoplador para acionar os relês, o GND do opto do lado do Led ficaria junto ao GND do receptor e o outro lado ao GND dos 24V para alimentar os relês. 

 

Outra coisa :a malha do cabo blindado está aterrada?  Experimente aterrar ela ao GND da placa ou em outra estrutura que esteja aterrada, isso ajuda a reduzir as interferências externas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Bom vamos lá. Fiz algumas das recomendações que me passaram.

@Isadora Ferraz fiz todos os snubbers, coloquei os capacitores de desacoplamento, coloquei o 7805 na placa, e deu uma boa melhorada. Não tirou 100% mas foi testado em regime de trabalho e nem foi notado esse "pisca". A ideia era ver se a melhora já era suficiente, os envolvidos concordaram que sim, por isso não apliquei todas as sugestões

 

Em 13/06/2019 às 06:08, mlegnari disse:

Faça uma blindagem em volta da placa e aterre, deixando apenas a antena do receptor para fora. 

 

O ideal seria se você pudesse isolar os terras e alimentação, usando um opto acoplador para acionar os relês, o GND do opto do lado do Led ficaria junto ao GND do receptor e o outro lado ao GND dos 24V para alimentar os relês. 

 

Outra coisa :a malha do cabo blindado está aterrada?  Experimente aterrar ela ao GND da placa ou em outra estrutura que esteja aterrada, isso ajuda a reduzir as interferências externas. 

Não estava aterrada não, soldei um fio na malha e liguei no GND da placa, acho que contribuiu pra diminuir as ocorrências.

 

Infelizmente não pude aplicar todas as sugestões pra ver se ficava 100%, mas estou muito satisfeito com as visíveis melhoras que as mudanças proporcionaram. Mais uma vez obrigado meus amigos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ch1na sobre aaterrar a malha: tinha uma ignição de moto que fiz com PIC e ela travava com a moto funcionando, layout ruim e desacoplamento também, daí coloquei uma caixa de alumínio melhorou um pouco, parava de travar mas as vezes a moto "pipocava". Então certo dia troquei a bobina geradora e a faísca ficou mais forte, e voltou a travar toda hora.... Daí "imaginei" que se aterrasse a caixa os ruídos externos iriam diminuir e ir ao terra, dito e feito! Mais  tarde aprendi que isso é um requisito indispensável para ambientes ruidosos: aterrar caixa e malhas do cabo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2019 às 19:00, mlegnari disse:

@ch1na sobre aaterrar a malha: tinha uma ignição de moto que fiz com PIC e ela travava com a moto funcionando, layout ruim e desacoplamento também, daí coloquei uma caixa de alumínio melhorou um pouco, parava de travar mas as vezes a moto "pipocava". Então certo dia troquei a bobina geradora e a faísca ficou mais forte, e voltou a travar toda hora.... Daí "imaginei" que se aterrasse a caixa os ruídos externos iriam diminuir e ir ao terra, dito e feito! Mais  tarde aprendi que isso é um requisito indispensável para ambientes ruidosos: aterrar caixa e malhas do cabo 

Que interessante, colocou um PIC na moto rs. Eu gosto de projetos assim, que envolvem aplicações atípicas.

 

É, ficou de lição mesmo, circuitos sensíveis e locais ruidosos devemos sempre aterrar essas coisas que às vezes parecem "besteira". 

 

Obrigado pelas contribuições de todos. Em breve eu volto kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...