Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias DDR3 vz CPU-Z


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Boa noite turma, sou novata aqui e também no mundo da informática no que tange a manutenção, mas estou tentando aprender o máximo possível com cursos, tutoriais, fóruns e afins, com muita leitura e prática na medida do possível. Meu velho PC de guerra, amigo inseparável das antigas agora é minha cobaia. Espero poder contar com a experiência de vocês e principalmente com a paciência em ajudar e explicar no que for possível. Afinal, ninguém nasce sabendo e compartilhar conhecimento é algo, além nobre, fundamental nos dias de hoje.
Então... vamos lá as dúvidas.
Eu andei tentando obter conhecimento para poder mexer, fazer umas modificações, experimentos e quem sabe um upgrade na minha máquina.
Instalei o CPU-Z para começar a me familiarizar com o que tenho dentro do gabinete e me deparei com o seguinte, conforme consta nos prints abaixo:

image.thumb.png.6e7c7d52a09f7e94952bcfec8e6116aa.png

Notem no 4º e 5º quadro onde eu fiz as marcações em vermelho. Os 3 primeiros são apenas para saberem a configuração de placa-mãe e processador.
No Slot #1 tenho um pente de 4Gb / no Slot #2 tenho um pente de 2Gb. Totalizando 6Gb DDR3.
Minha dúvida é referente a lacuna que eu marquei com uma seta no Slot #1.
Ela está totalmente em branco / vazia, não constam dados de leitura, se comparado com o Slot #2, que já consta leitura.
Alguém saberia fazer uma leitura correta disto pra mim? O significado disto, qual seria? Memória já apresentando problemas?
Obrigada e perdoem se me prolonguei ou fiz perguntas absurdas;


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Daianne Limeira Bom dia.

 

Vamos para sua dúvida:

 

De forma mais simples possível, algumas memórias possuem 1, 2 , 3 ou 4 perfis JEDEC(Que nada mais é que um padrão, você pode pesquisar e ler mais sobre), porém algumas memórias possuem somente poucos perfis de velocidade e latência já gravados no chip controlador SPD, isso serve para que já seja configurado o melhor cenário assim que for instalada a memória, contudo algumas placas mãe podem não identificar o melhor e mais rápido perfil, sendo necessário mudar basicamente a velocidade pois ela vai buscar o resto nesse chip.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi @LNPott Obrigada meninos. Eu entendi!

Por acaso, apenas por acaso.... além das explicações dadas... há alguma possibilidade de, também, ser o sintoma de algum problema na memória e não somente uma característica original, predefinida da memória como foi explicado?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi @LNPott show de bola. 

Digo isto porque acho estranho os 2 pentes (Slot #1 e #2), tirando a capacidade de cada uma, são exatamente iguais no que se refere ao fabricante, chips e etc... Só diferem da capacidade, uma 4Gb e a outra 2Gb.


Obrigada mesmo, tudo entendido.

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LNPott disse:

@Daianne Limeira Você pode notar uma característica física também, um é Single Rank, ou seja somente tem memórias de um lado da placa de memória e o outro é dual ranks, tem os chips em ambos os lados.

Sim, também esta característica física... uma é dual e a outra é single.
Obrigada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...