Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de áudio com transistor IRF640


Lu-Fer

Posts recomendados

Olá, Sou novo aqui no fórum e tenho um projeto um pouco ousado,

Eu tenho um inversor de tensão da hayonik 24V/127v 1000w Onda modificada, e quero transformar ele em um amplificador de audio de alta potência.

 

Com o conhecimento basico que tenho em amplificadores, sei que precisamos de elevar a tensão de entrada através de chaveamento,passar por trafo chopper ou um toroide, retificar, e modular ela com transistores de acordo com o sinal desejado, no caso seria sinal musical.

 

na placa eu ja identifiquei os estagios de chaveamento, saida dos trafos Chopper,que são 4 ligados em serie, e a parte da retificação e o capacitor pra filtragem(futuramente vou aumentar a capacitância, com um banco de capacitores que montei(banco de 200V 3500Uf)

 

a placa é separada originalmente em 2 partes, onde um lado é o chaveamento com os trafos,e o outro, a parte de modulação da tensão em 60hz onda modificada,

as 2 partes são unidas somente por 3 opto-acopladores(cuja a função no circuito eu desconheço, talvez pra controle de pwm do chaveamento,amplitude da onda,de acordo com a carga no inversor, etc).

 

na parte de modulação, ela é composta por transitores de efeito de campo os IRF 640,

 

e queria saber se posso e como usar eles pra essa finalidade

 

pois a "base" para montar esse amplificador eu ja possuo, que seria a parte de elevação da tensão

(que por sinal é alta, 200V(presumo que seja essa tensão por causa do valor do capacitor que é de 200V))

 

Alguém poderia me ajudar nesse projeto?

agradeço desde já!

se desejarem fotos da placa e componentes, é so pedir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, permita-me...

A intenção é boa mas penso que o inversor só se dá bem com a freq fixa da rede. Algo como, ele está "sintonizado" nela, entende? E ainda + este de "onda modificada" que na verdade é quadrática. Penso que não deve dar bom resultado com a faixa toda 20 a 20KHz... Talvez (só talvez e talvez nem) aquele de onda senoidal pura que é por pwm chaveando alta freq... mesmo ele.. esquece. .. mas não desista...🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra usar a placa pronta diretamente não dá, mas aproveite as peças e faça um amplificador classe D. 

 

Um inversor desses consiste em apenas um oscilador com amplificador de erro, não tem muito a ver com amplificadores. 

 

E até possível transformar um amplificador num inversor, mas ao contrário não dá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 essa é a minha intenção, reaproveitar as peças que o inversor tem, no caso o mais "difícil" eu já tenho pronto, que seria elevar a tensão de 24V DC Para 200V DC, eu queria saber como eu vou modular esses 200V em AC numa Faixa de 20 a 200HZ(o uso seria voltado para subwoofers) Usando esses IRF 640, ou eu teria que montar um outro circuito pra essa finalidade?

adicionado 18 minutos depois

@Isadora Ferraz a minha intenção é alterar o circuito para que ele funcione como um amplificador, eu iria só aproveitar a parte da placa que eleva de 24V DC para 200V DC, o resto eu iria modificar/aproveitar os componentes pra conseguir montar esse amplificador classe D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200V em áudio é muita coisa. 

Em um alto falante de 8R vai entregar uma potência de pico de 5000W. 

Provavelmente os IRF640 nem vão aguentar tudo isso. 

43 minutos atrás, Lu-Fer disse:

eu queria saber como eu vou modular esses 200V em AC numa Faixa de 20 a 200HZ

Claro que é possível fazer com componentes comuns, mas é um pouco complicado.

No entanto Existem circuitos integrados apropriados pra isso que facilitam a montagem, eles transformam o sinal de áudio analógico em um tipo de Pwm para que seja entregue a mosfets e formar um amplificador classe D. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk o uso seria voltado para subwoofers, então de 200hz pra cima não tem utilidade pra mim, mas, mesmo nessa faixa de 20 a 200, precisaria de um excitador melhor?

adicionado 7 minutos depois

@Renato.88 creio eu que com uma carga mais baixa na saida, a tensão deve cair, diminuindo o pico, sobre o circuito integrado, onde eu posso encontrar ele? posso colocar o sinal de saida dele, nos irf 640, ou vou precisar de outro transistor?

pretendo usar ate uns 1000w desse projeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu-Fer ,

 

Olha .... se o seu objetivo é áudio, vai ter de transformar isso tudo em um classe D .

 

Mas trabalhar com 200V .... acho que isso não é algo para ser feito por quem não tem bastante experiência nesse tipo de amplificador.

 

O que você tem hoje é um inversor de onda modificada, que deve aproximar uma senóide através de alguns estágios digitais ( sobrepondo ondas quadradas ).

 

Muito, mas muito diferente de um amplificador  ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Creio eu que essa tensão de 200V esteja errada, eu tenho que medir a tensão no capacitor, com o inversor alimentando alguma carga, mais no momento não possuo um multimetro pra isso, talvez o capacitor tenha esse valor pra poder suprir algum pico, porque não faz sentido, o inversor ter uma fonte de 200V e na saida dele ter uma tensão de 127V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 digamos então que eu tenha uma alimentação de 180Vdc, se eu usar o Ci que você me disse,que modula o sinal analógico em pwm e jogar nos mosfets, eu iria conseguir uma senoide na saida?, eu iria conseguir diminuir essa tensão reduzindo a amplitude do pwm que entra nos mosfets?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lu-Fer disse:

se eu usar o Ci que você me disse,que modula o sinal analógico em pwm e jogar nos mosfets, eu iria conseguir uma senoide na saida?, eu iria conseguir diminuir essa tensão reduzindo a amplitude do pwm que entra nos mosfets?

Teoricamente sim.

Muitos equipamentos de áudio de hoje funciona dessa forma.

 

Existem vários CIs pra fazer essa função, porém um que se tornou mais conhecido por aparecer bastante nos kits de amplificadores importados é o IRS2092:

2x-irs2092-amplificador-digital-novo-ori

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Vish, o projeto ta indo pra um lado muito mais complicado que pensei kk, que outro projeto "legal" que eu iria conseguir montar usando as peças desse inversor?

uma coil gun, tesla coil etc..

tenho aqui 8 irf640, um banco enorme de capacitores, 2 retificadores, alguns resistores 4 trafos chopper e os transistores de chaveamento

IMG_20190614_205349448.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Teoricamente sim.

Muitos equipamentos de áudio de hoje funciona dessa forma.

 

Existem vários CIs pra fazer essa função, porém um que se tornou mais conhecido por aparecer bastante nos kits de amplificadores importados é o IRS2092:

2x-irs2092-amplificador-digital-novo-ori

 

 

E posso afirmar que o som de um amplificador com esse CI, com os Mosfets de áudio especialmente fabricados para esse uso, e indutores de alta qualidade, fica fantástico !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...