Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A Placa-Mãe ASUS A320M-k/BR possui defeito de fábrica?


Posts recomendados

Boa tarde,

 

aproveitando este espaço, gostaria de perguntar a vocês se há alguma informação sobre, talvez, algum defeito de fábrica em relação à esta MoBo. Explico:

 

Montei um PC 'de entrada' ano passado, utilizando essa placa. Em questão de dois ou três meses o PC começou a reiniciar, primeiro em raras ocasiões até o momento em que reiniciava o tempo todo (e isso ocorria tanto no boot, quanto no Windows já carregado ou até no menu da BIOS). Enviei a placa para a loja, a qual atestou um problema e enviou-me uma nova.

 

Pois que mês passado (aproximadamente 1a6m após o envio da primeira e 10m após o envio da segunda) o problema começou a ocorrer exatamente da mesma forma. Esta semana enviei a peça para a loja e estou aguardando retorno.

 

Como não sou profissional da área, gostaria de saber se há, entre vocês, algum conhecimento sobre essa placa possuir algum defeito de fábrica, pois não é possível o mesmo problema ocorrer duas vezes na mesma peça e da mesma forma.

 

OBS: Não havia alteração na temperatura tanto na MoBo quanto na GPU, e tanto esta quanto a fonte (~9 anos) estão funcionando perfeitamente em um kit mais antigo que eu tinha guardado aqui.

 

O PC em questão é um Ryzen 3 1200 / 8gb RAM Kingstom/ Geforce GT1030/ Fonte Seventeam 450W/ Windows 10

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@mdltmariano Meu computador secundário utiliza essa mesma placa-mãe e está funcionando perfeitamente faz tempo. Essa é uma das placas mais vendidas e, até o momento, não percebi número anormal de reclamações ou a detecção de algum problema crônico. 

 

Qual é o modelo exato dessa fonte Seventeam? Parte dessas fontes já não eram boas quando foram lançadas, e a sua está com 9 anos... Ela é uma forte suspeita de provocar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@mdltmariano Na época em que foi lançada, essa fonte poderia ser usada, mas já tinha projeto obsoleto. Atualmente, é considerada ruim. A falta de PFC ativo, em si, já é preocupante. É até impressionante que ela tenha durado tanto tempo. 

 

Componentes eletrônicos reagem a tensões incorretas, ripple e outros problemas de forma diferente. Uma placa-mãe pode reagir de um jeito, a outra de outro. Além disso, o problema pode aparecer de forma intermitente e o risco é maior conforme aumenta a potência demandada. Fato é que essa sua fonte já passou do limite e pode estar operando de forma prejudicial. Não posso te dar garantias da afirmação, mas creio que ela tem boas chances de ser a causa do problema. E, considerando o projeto obsoleto e a idade, eu trocaria sem dúvidas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@mdltmariano Eu trocaria. Não posso garantir que resolverá seu problema, mas lhe digo que tem boas chances. E, além do mais, essa fonte já cumpriu a missão dela no mundo... 

 

Uma dica interessante é dar uma olhada na EVGA 450BT, que está em promoção na Kabum!. Por R$176,00, está com custo x benefício irresistível. Ela tem dois conectores 6+2 pinos para placas de vídeo, PFC ativo, projeto infinitamente superior à sua Seventeam e geralmente custa bem mais caro que isso. 

adicionado 0 minutos depois

Ah, e tem três anos de garantia segundo a EVGA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...