Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desativar o overclock do AMD RYZEN MASTER


lengkilod

Posts recomendados

Bom dia pessoal, estou fazendo um leve boost no meu processador que é um ryzen 3 2200g , para alcançar o 3.70 ghz

 

A questão é , para ativar o clock tem que necessariamente abrir o programa, ou se eu já apliquei o perfil do clock que queria ele vai ficar assim até eu desativar ?

 

No mais,Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde , fiz um leve boost no meu processador ryzen 3 2200g para alcançar seus 3,70 ghz.

 

Porém fazendo o clock através do amd ryzen master,gostaria de saber se a tensão 1,4 volts é seguro ou se é eneergia demais para o processador,sou leigo no assunto.

 

No mais,obrigado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Qual sua placa-mãe e fonte? Qual o intuito do overclock? Se você usa o cooler stock 1.4 está bem alto... Chegou a fazer testes de estresse, temperatura e estabilidade?

placa-mãe:A320M-K, fonte de 430 w.

 

Eu monitorei todo o tempo a temperatura do meu processador, in game não passava dos 68º

 

A questão é a seguinte,eu fiz o clock pelo programa amd ryzen master, porém tinha vezes que eu não abria o programa para jogar.A minha grande dúvida é para ativar o clock por esse programa tem que necssariamente abri-lo manualmente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock nessa placa-mãe não é recomendado, ela não é dimensionada pra isso. Você precisa de pelo menos uma B350 se quiser aumentar o clock padrão. Com essa placa a chance é que você frite o VRM, ainda mais a 1.4 V, tensão bem alta. Não é seguro. Pra saber se o OC está estável é necessário algumas horas de teste de estresse (por exemplo Prime95) e monitoramento da temperatura. Não faça, as chances são que você frite sua placa-mãe.

Sobre o Ryzen Master, uma vez que você aplicou o overclock pode fechar que ele mantém, até desligar ou reiniciar o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

Overclock nessa placa-mãe não é recomendado, ela não é dimensionada pra isso. Você precisa de pelo menos uma B350 se quiser aumentar o clock padrão. Com essa placa a chance é que você frite o VRM, ainda mais a 1.4 V, tensão bem alta. Não é seguro. Pra saber se o OC está estável é necessário algumas horas de teste de estresse (por exemplo Prime95) e monitoramento da temperatura. Não faça, as chances são que você frite sua placa-mãe.

Sobre o Ryzen Master, uma vez que você aplicou o overclock pode fechar que ele mantém, até desligar ou reiniciar o PC.

 

Então a chance maior é de queimar a placa-mãe e não o processador ?

 

Mais uma vez não entendi, seu eu reiniciar o pc ou desliga-lo o clock some ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lengkilod disse:

Então a chance maior é de queimar a placa-mãe e não o processador ?

Usando uma placa-mãe que por padrão é bloqueada pra OC e só permite através de software, sim. Botando um fan soprando direto o VRM diminui o risco, mas ainda assim não é adequado.
 

6 minutos atrás, lengkilod disse:

Mais uma vez não entendi, seu eu reiniciar o pc ou desliga-lo o clock some ?

Sim. O OC 'on the fly' que o RM aplica é desfeito assim que o PC é desligado ou reiniciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

Usando uma placa-mãe que por padrão é bloqueada pra OC e só permite através de software, sim. Botando um fan soprando direto o VRM diminui o risco, mas ainda assim não é adequado.
 

Sim. O OC 'on the fly' que o RM aplica é desfeito assim que o PC é desligado ou reiniciado.

 

Entendi, uma dúvida que eu sempre tive, é que o ryzen 3 2200g por si só pode chegar aos 3,70 ghz(que é o seu máximo),fazer um leve clock para mante-lo nesse 3.70 é considerado overclock e nocivo a placa-mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lengkilod disse:

 

Entendi, uma dúvida que eu sempre tive, é que o ryzen 3 2200g por si só pode chegar aos 3,70 ghz(que é o seu máximo),fazer um leve clock para mante-lo nesse 3.70 é considerado overclock e nocivo a placa-mãe ?

3.7 é o turbo, significa que um ou outro núcleo bate esse clock por alguns instantes. Aumento de clock jamais pode ser nocivo, o problema é aumento de tensão. Especialmente se estiver tudo no 'auto', a tendência é que as tensões aumentem muito além do necessário. O ideal pra fazer OC é começar setando tensões médias e ir estressando e baixando conforme a máquina resiste a algumas horas de estresse. Assim que aparecer instabilidade você sobe tipo 0.1 V e deixa assim.

 

2 minutos atrás, Gabriel Da Silva Mn disse:

@Shaman93 Aproveitando que o post, é de overclock e placa-mãe, eu também pretendo fazer overclock no meu ryzen 5 porém, qual placa-mãe você recomendaria para o ryzen 5 2600 e que possibilitaria o overlock tranquilamente?

Qualquer B350/B450 ou X370/X470, de preferência com dissipador no VRM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

3.7 é o turbo, significa que um ou outro núcleo bate esse clock por alguns instantes. Aumento de clock jamais pode ser nocivo, o problema é aumento de tensão. Especialmente se estiver tudo no 'auto', a tendência é que as tensões aumentem muito além do necessário. O ideal pra fazer OC é começar setando tensões médias e ir estressando e baixando conforme a máquina resiste a algumas horas de estresse. Assim que aparecer instabilidade você sobe tipo 0.1 V e deixa assim.

 

Qualquer B350/B450 ou X370/X470, de preferência com dissipador no VRM.

Me perdoee por ser leigo, mas como eu poderia fazer esse aumento de clock sem prejudicar a placa-mãe ?

Ao menos a placa-mãe que possuo aguenta esse aumento de clock ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, lengkilod disse:

Me perdoee por ser leigo, mas como eu poderia fazer esse aumento de clock sem prejudicar a placa-mãe ?

Ao menos a placa-mãe que possuo aguenta esse aumento de clock ?

Estresse a CPU e veja qual a tensão em que ela chega em stock. Trave essa tensão e tente subir o clock 0.1, depois 0.2, 0.3... Vá subindo e estressando pra testar a estabilidade. Mas aviso que os Ryzen geralmente são muito bem dimensionados, a não ser que você tenha dado a sorte de pegar um chip premiado a tendência é que não consiga subir muito o clock na tensão padrão. Claro, há exceções, e alguns chips super premiados conseguem fazer OC mesmo descendo a tensão padrão. Aqui por exemplo o r5 2600 vai a 1.22 em stock, preciso colocar a 1.275 pra ele bater 3.9 (que é o boost) em todos os núcleos estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Estresse a CPU e veja qual a tensão em que ela chega em stock. Trave essa tensão e tente subir o clock 0.1, depois 0.2, 0.3... Vá subindo e estressando pra testar a estabilidade. Mas aviso que os Ryzen geralmente são muito bem dimensionados, a não ser que você tenha dado a sorte de pegar um chip premiado a tendência é que não consiga subir muito o clock na tensão padrão. Claro, há exceções, e alguns chips super premiados conseguem fazer OC mesmo descendo a tensão padrão.

 E qual programa eu utilizo para fazer esse monitoramento ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HWiNFO, HWMonitor e pra estresse Aida64, Prime95, entre outros. Mas de novo pergunto, qual a intenção pro OC? Você usa o vídeo integrado ou tem vídeo dedicado? Tem 2 pentes de RAM em dual channel? Qual a frequência deles? A tendência é que tenha várias coisas que você pode melhorar pra ter mais performance em jogos antes de um OC, ainda mais com uma placa-mãe imprópria pra isso. A própria frequência da RAM, por exemplo, ou adicionar +1 pente caso só tenha um, e use o vídeo integrado.

Se tem uma placa de vídeo forte e o processador não está conseguindo acompanhar pode ser que OC seja a solução mesmo, mas a tendência é que não dê muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa de vídeo é rx 580 8 gb, daí você já imagina o gargalo.

 

Na verdade por incrível que pareça não observei muito gargalo, a única situação que estou insatisfeito é com o AC:Odyssey,minha config ta no high e ele fica oscilando com um frametime relativamente alto.

 

Daí a questão era só dar esse boost mesmo para ver se eu conseguia deixar o jogo mais estável,ja joguei bfv no multiplayer medium-high e por incrível que pareça apresentou uma estabilidade melhor que pensava, ou seja o resultado do bfv multiplayer está melhor que o do AC.

 

É apenas esse meu intuito de boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lengkilod disse:

 

Na verdade por incrível que pareça não observei muito gargalo, a única situação que estou insatisfeito é com o AC:Odyssey,minha config ta no high e ele fica oscilando com um frametime relativamente alto.

Esse jogo é muito, mas muito mal otimizado. Realmente é CPU bound, mas também depende muito da placa de vídeo. Pra você ter noção tenho a mesma placa de vídeo e um R5 2600 e mesmo assim não consigo 60 fps no high. Mesmo assim, a tendência é que se você botar num preset misto de médio, high e ultra numa coisa que outra, pra manter perto de 60 fps, é que consiga levar a 580 a 100% enquanto a CPU fica abaixo disso (ou seja, não há gargalo). Só vai gargalar se você botar num preset/resolução muito baixos e tentar empurrar 100 fps+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Esse jogo é muito, mas muito mal otimizado. Realmente é CPU bound, mas também depende muito da placa de vídeo. Pra você ter noção tenho a mesma placa de vídeo e um R5 2600 e mesmo assim não consigo 60 fps no high. Mesmo assim, a tendência é que se você botar num preset misto de médio, high e ultra numa coisa que outra, pra manter perto de 60 fps, é que consiga levar a 580 a 100% enquanto a CPU fica abaixo disso (ou seja, não há gargalo). Só vai gargalar se você botar num preset/resolução muito baixos e tentar empurrar 100 fps+.

Entendi,então com a minha configuração não necessito fazer esse boost ? 

 

Se tiver na taxa de 40-50 já tá ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...