Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet como elevador de tensão


wainstock

Posts recomendados

Ola.

 

Um mosfet não me parece a melhor opção para tal empreitada. Ele requer mais componentes que um CI stepup já dedicado .  Basicamente a unica semelhança é que ambos usam indutor,  mas no caso de um 'pronto' como o BT3608 ou o XL6009 acredito que eles já tenham on oscilador interno e para usar um  mosfet  voce vai precisar implementar o oscilador via transistor, via 555 ou via cristal .

 

see

 

 

fet-12.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher Bom dia amigo Tito,

Eu até já tenho um modulo xl6009, como vcs me orientaram comprar em outros post, mas eletrônica é algo que vicia...rs Como tenho algumas sucatas, estou aproveitando para aprender empiricamente.

Enrolado em datasheets e fios vou absorvendo sempre mais e sempre bebendo do conhecimento de vcs.

Vi um video com este circuito bem simples no youtube com um PNP 8003, mas estou confuso com este transistor. Não tenho certeza dele, nem de seu equivalente, ou mesmo se é um simples transistor.

Se você puder acender uma luz serei mais uma vez muito grato.

 

ps. o mosfet é porque tenho alguns e não sei muita coisa sobre o uso deles.

How to make 3.7v to 5v converte.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, wainstock disse:

um IRFZ48N (GTV 2V)

HEXFET-Power-MOSFET-IRFZ48N-IRFZ48NPBF-T

A princípio ser sim amigo. Basta que aplique o pwm controlado no gate dele...

images?q=tbn:ANd9GcSiE7CZaiz5geUVCFmJC1U

ou faça este do amigo@Tito Fisher

fet-12.jpg

 

7 horas atrás, wainstock disse:

o mosfet é porque tenho alguns e não sei muita coisa sobre o uso deles. 

o que você precisa saber neste momento pwm, é que ele é uma chave liga desliga. V no gate: 'da contato' entre D e S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Veja o que achei...https://html.alldatasheet.com/html-pdf/822155/CTMICRO/CTH8003PS-T52/300/1/CTH8003PS-T52.html

Na verdade aquele transistor do circuito que postei é um mosfet. Me parece que um tipo especial. Seria possível?

Assim como este outro deste circuito. https://br.mouser.com/Semiconductors/Discrete-Semiconductors/Transistors/MOSFET/Datasheets/_/N-awhng?keyword=8805. Também um mosfet

PicsArt_05-04-11_23_54.jpg.9ddd54899560df960884ad5e06cca099.jpg


 

 

p.s desculpe foi imagem demais e não consegui retirar

2evynns.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tá abrindo normal. Se você quiser tentar pelo modelo é: CTH8003PS-T52.

Pelo que pude perceber seria necessário uma entrada pwm no gate do mosfet para provocar o aumento de tensão, através de modulação cíclica.

Vi estas modulações através de amp op, 555 e alguma coisa com transistores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, wainstock disse:

Pelo que pude perceber seria necessário uma entrada pwm no gate do mosfet para provocar o aumento de tensão

Exatamente amigo. Mas peço perdão por ter te deixado descobrir por si pois pra mim (pra mim) era óbvio d+.

Apesar que...

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Basta que aplique o pwm controlado no gate dele...

 

13 minutos atrás, wainstock disse:

através de modulação cíclica. 

médio... De fato você deve modular a largura do pulso: a tradução literal do pwm. Quanto mais tempo conduzindo dentro do mesmo ciclo, maior a V. Se esta for sua concepção de 'modulação cíclica' então tudo bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...