Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Radio Transmissor AM Usando CI 555 - Como Substituir esta Antena?


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Pessoal, poderiam tirar uma duvida?

 

 

Esta antena que pede no circuito eu posso colocar um Jumper ou eu tenho que ter uma antena mesmo. Por exemplo desses radinhos Am do xing ling kk.

 

É que na verdade não gostaria de tirar a antena só pra fazer esse circuito. Alem do mais, o radio Am  seria pra eu fazer o Teste;

 

Resumidamente tem como ser só um fio, ou tem que ter uma antena ?

 

caso Sim

 

Em lojas de eletronicas eles vendem antenas separadas?

 

Circuito super simples  

Usando-555-como-Transmissor-de-FM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode colocar um fio qualquer pra ver. O sinal não deve ir muito longe. Sim há muitos anos me lembro de ter visto a anteninha numa loja.

Pra que serve isso? Pra zoar o radinho do vizinho que só toca moda de viola e você gosta de funk pancadão?

 

  • Curtir 1
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Pode colocar um fio qualquer pra ver. O sinal não deve ir muito longe. Sim há muitos anos me lembro de ter visto a anteninha numa loja.

Pra que serve isso? Pra zoar o radinho do vizinho que só toca moda de viola e você gosta de funk pancadão?

 

kkkkkkk, eu sempre tive curiosidade em estudar mais sofre circuitos de radio frequencia sempre gostei do assunto.

 

Esse e um projeto simples pra entrar nesse mundo , Mas gostei da ideia aushahsaushau..

 

porém só gosto de Musica Classica, graças a educação com Piano

 

Esse circuito transforma a minha voz no sinal AM.  tem a entrada de microfone. 

 e o CI 555 trabalha com o emissor interligado na antena output na pinagem 3.

 

fazendo o calculo de frequência vou achar o Numero AM, e provavelmente la estará emitindo a minha voz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é interessante, mas será que o 555 chega a 1MHz ou pelo menos nos 540khz? 

Em todos lugares que eu vi sempre dizem que o máximo dele é 100khz. 

adicionado 3 minutos depois

Respondendo a pergunta:

Todos os circuitos de rádio que eu faço, sempre uso fios compridos no lugar da antena. 

Para transmissão em AM o fio deve ser bem grande devido ao comprimento de onda que é maior, assim vai facilitar a qualidade da transmissão. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar...

Certa feita fiz um muito (mas muito mesmo) parecido com este...

ABAAAg4bUAH-17.jpg

Quase simples, me lembro que dava pra "ver" o funcionamento em termos de elétrons. Se forçar 1 pouco até que ainda dá...

Ia longe. Me lembro que pegava até em Brasília.... uma 77... mas sério... Fui com ela a uns 8km escutando a  "minha" rádio a tocar o k7. E não era funk...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

A ideia é interessante, mas será que o 555 chega a 1MHz ou pelo menos nos 540khz? 

Em todos lugares que eu vi sempre dizem que o máximo dele é 100khz. 

adicionado 3 minutos depois

Respondendo a pergunta:

Todos os circuitos de rádio que eu faço, sempre uso fios compridos no lugar da antena. 

Para transmissão em AM o fio deve ser bem grande devido ao comprimento de onda que é maior, assim vai facilitar a qualidade da transmissão. 

Olha é uma boa pergunta cara. eu gostaria de um dia construir um maior, mas preciso mais de base de eletronica e saber mais um pouco sobre circuitos de radio frequência. eu vi bastante coisa no site do Newton c Braga

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
56 minutos atrás, Horse With No Name disse:

um dia construir um maior, mas preciso mais de base de eletronica e saber mais um pouco sobre circuitos de radio frequência

Claro.. basicamente uma boa base é a base de tudo. Quanto ao RF, apesar de legal, uma das 1ªs coisas que deve saber é que não é "legal". Existem leis pra RF e cujos espectro e potência "brincáveis" não estão ao alcance de meros mortais como nós. E também não é nada legal interferir p.ex. nos canais de comunicação de polícia, bombeiros, ambulâncias e etc né?

 

A freq de 27Mhz é pra brinquedo mesmo. Faça algo com ela mas sem muita potência. No futuro (não muito distante) pesquise e estude e pratique e etc sobre a LoRa...Olha o velhinho aí querendo pegar a LoRa... afff...

https://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/11992-conheca-a-tecnologia-lora-e-o-protocolo-lorawan-lor001

Será que ele tá vivo ainda?

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Horse With No Name ,

 

Seu nome de usuário me lembra uma linda música dos anos 70 do América ... e eu curto muito piano clássico, mas também adoro um rock progressivo kkkk

 

Sobre o circuito, achei este que é muito pareçido mas tem um alcance maior :

 

http://electronics-diy.com/am-radio-transmitter-using-555-chip.php

 

Sobre a antena :

 

Uma antena “de verdade” teria um tamanho de 1/4 de 300/0.6 = 125 metros !

 

Pode-se fazer uma com indutores de grande valor para ficar menor, mas na prática não vai mudar muita coisa .... use um pedaço de fio que vai funcionar.

 

Detalhe importante : esse circuito trabalha com ondas retangulares, e portanto gera harmônicos pares e impares ( Fourier ... ),  assim se a frequência principal for de 540 Khz você deve captar um sinal mais fraco em 1080 Khz e mais fraco ainda em 1620 Khz e assim em diante.

 

Que tal montar um pequeno transmissor FM com um só transistor ?

 

Fica menor e ainda tem alcançe maior do que esse de AM, e se você gostar da coisa pode fazer um que transmita FM Stereo com um só CI baratinho, e pode até aumentar a potência dele com um ou mais transistor na saída.

 

Lembro ainda que existem normas para limitar a potência transmitida, e isso é sua responsabilidade !

 

Sou radioamador, e RF sempre fez parte de minha vida, e pratico até hoje, a satisfação de montar algo e ver funcionando é enorme !

 

No maior concurso do ano passado, o CQ MARATHON 2018 cuja duração foi  o ano inteiro, fiquei em primeiro lugar na América do Sul operando em modos digitais. E olhe que fico no bairro do Brás, centro de SP, com ruídos elétricos absurdos ... mas tenho dois Arduínos Uno que automatizam bastante a minha estação e me dão um pouco de vantagem. 

 

Isso começou com um pequeno receptor de AM com 3 transistores quando eu tinha 12 ou 13 anos .... portanto vá em frente !

 

Paulo - PY2APK 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk uma duvida: no caso de transmissores fm, com antena menor, posso fazer a antena na pcb varios zig zag ou a indutancia ira atrapalhar???

 

@Horse With No Name esse circuito é bem simples mesmo, nao montei com 555 mas com arduino ja, a qualidade é bem ruim mas consegue ouvir bem com alguns chiados.  Ja os transmissores fm você consegue otima qualidade com poucas peças.

 

Comecei a brincar com transmissores em 2001, para comprar os componentes era em torno de 25 reais, e eu nao sabia que existia placas de prototipos cheia de ilhas para soldar... resumindo, falhei 5 vezes gastando dinheiro de presente do natal e aniversario :( mas na 6 vez... funcionou a 2 metros! Na 7 vez  800 metros.... na 8 vez..... eu ja estava usando um programa que transformava o que você digita no pc em morse, outro pc recebia o morse e decodificava, um chat com transmissores e radinhos ligados na placa de som!!!! Isso quando uma plaquinha wifi custava 700 reais eu com 30 reais montei uma redezinha a mais de 400 metros, a velocidade era lerda, o programa transmitia fotos jpg também mas demorava umas duas horas!

 

Enfim, gosto de falar tudo isso para que sirva de inspiração e você saiba que com pouco pode se chegar longe!

 

Esse foi o primeiro que funcionou comigo e com antena passa de 30 metros: http://anarchy.k2.tku.ac.jp/radio/micro/simplest_with_mic.pdf

 

Ele pega conversa de longe uns 6 metros até som bem limpo, usava pra brincar de espião e também “invadir” o radio do vizinho :) 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, mlegnari disse:

@aphawk uma duvida: no caso de transmissores fm, com antena menor, posso fazer a antena na pcb varios zig zag ou a indutancia ira atrapalhar???

 

 

Não vai chegar em nenhum lugar se fizer isso .... o ideal é um pequeno pedaço de fio reto de tamanho aproximado de 1/4 de onda , ou seja, em torno de 300/100 / 4 = 75 cm .

 

Se fizer a antena no PCB ela vai perder bastante a eficiência, mas vai funcionar um pouquinho kkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Cara agradeço de verdade por me dar essas bases de radioamadorismo.

 

Sempre tive vontade de aprender, só que não sei da onde começar. comprei um livro de bancada do newton c braga de Radios transmissores, mas to com umas duvidas imensas.

 

São pessoas como você que me espelho, muito obrigado pelo minuto do tempo por se dedicar ao post e me dar dicas

 

Valeu mesmo cara

adicionado 1 minuto depois

@aphawk A esqueci kkkk sim esse nome o Horse With No Name, coloquei por causa da musica do America kkkkkkkkk.

 

é que eu toco contrabaixo e meu irmão violão. fizemos um cover de tão viciado fiquei no som

adicionado 2 minutos depois

@mlegnari Cara muito obrigado por compartilhar sua experiencia, você tem dicas de onde posso começar.

 

To muito feliz que vcs estão dedicando tempo pra me mostrar desse mundo fantastico

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Horse With No Name se você for de sp capital na Sta ifigenia tem uma loja de uma revista eletrônica dos anos 80/90 que foi escrita pelo beda Marques um excelente professor, tem várias revistas antigas a preços baixo, tem algumas edições que vieram com placas com componentes para você montar daí na revista o beda Marques destrincha o circuito aos mínimos detalhes. Eu acho que é a APE aprendendo eletrônica, não lembro o bairro agora mas se alguém aqui lembrar da um toque. Lá na hora o ex diretor da revista te mostra todos os circuitos e você escolhe, uma revista + kit placa e componentes sai 20$ +- e eu lembro que tinha transmissores AM FM ondas curtas (rádio amador) e alguns 27mhz, além de outros circuitos como receptores também, e outras áreas da eletrônica 

 

 

Achei aqui telefone 01132217725 Emark eletrônica rua dos gusmoes 247, confirma no Google 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, mlegnari disse:

@Horse With No Name se você for de sp capital na Sta ifigenia tem uma loja de uma revista eletrônica dos anos 80/90 que foi escrita pelo beda Marques um excelente professor, tem várias revistas antigas a preços baixo, tem algumas edições que vieram com placas com componentes para você montar daí na revista o beda Marques destrincha o circuito aos mínimos detalhes. Eu acho que é a APE aprendendo eletrônica, não lembro o bairro agora mas se alguém aqui lembrar da um toque. Lá na hora o ex diretor da revista te mostra todos os circuitos e você escolhe, uma revista + kit placa e componentes sai 20$ +- e eu lembro que tinha transmissores AM FM ondas curtas (rádio amador) e alguns 27mhz, além de outros circuitos como receptores também, e outras áreas da eletrônica 

 

 

Achei aqui telefone 01132217725 Emark eletrônica rua dos gusmoes 247, confirma no Google 

obrigado vou dar uma pesquisada

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Horse With No Name ,

 

Opa meu amigo, que isso, quando eu consigo ajudar alguém com alguma coisa eu fico super contente !

 

Vivemos num mundo de tanta notícia ruim, tanta coisa triste, e a Eletrônica é uma excelente maneira de olharmos tudo em nossa volta com outros olhos !

 

O Radioamadorismo precisa mesmo de gente nova, pois a grande maioria são pessoas de idade que resistem a tudo que é novidade.

 

Lembra dos dois Rovers que foram à Marte e rodaram durante anos ?

 

Eles usaram um novo sistema de transmissão, desenvolvida por engenheiros da Nasa que também são radioamadores !

A coisa funcionou tão bem que eles implementaram o mesmo conceito em um novo sistema de transmissão de rádio para radioamadores, chamado de JT65, que permite uma decodificação de sinais mesmo com sinais de amplitude muito baixa.

 

Após pouco tempo, o JT65 deu origem ao atual FT8, que é o que estamos usando nesta época de pouquíssima propagação, e é o que mantém o nosso hobby ativo.

 

Ou seja, é uma maneira de usarmos a tecnologia super atual em nosso benefício !

 

Conte conosco para qualquer dúvida, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mlegnari ,

 

Sim, existem dezenas de projetos, alguns bem simples, mas falar que passam de 50Km é algo bem duvida....

 

Tudo é antena meu amigo.

 

Um transceptor de 1W em CW pode sim atravessar o mundo, mas isto em uma época de boa propagação ( daqui a 4 anos começa a ficar boa ... ) e mesmo assim precisa de uma excelente antena.

 

Nos dias de hoje, mesmo com 100W em 7 Mhz mal consigo falar em SSB fora do Brasil.... tem de esperar o melhor horário do dia ( se tiver ... ) e com antenas de mais de 10 metros.

 

Eu guardei um projeto bem simples de transceptor em CW, vou procurar e posto aqui.

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk sempre achei Morse legal, no exército tive um pouco de contato com a telemática e lá usavam Morse para poucas coisas ainda (2010) vi um esquema de menor transceptor do mundo com 13 componentes o curumin, mas o autor me disse q era difícil sintonizar e transmitir, então não montei, queria algo bom mas também que não fosse muito complexo. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, mlegnari disse:

Morse legal,

Só de curiosidade... morse é um código relativamente simples pros dias de hoje. Será que existe algum projeto ou até mesmo interesse em fazer algum mc traduzir ele pra linguagem "humana"? Sei lá a utilidade disso mas vai que...

 

Me fez lembrar numa reportagem que vi na tv paga... nos anos 60 ou 70 um cara dando entrevista pras TVs e piscou "tortura" em código morse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mlegnari ,

 

Um dos melhores pela simplicidade e funcionamento, o Pixie :

 

http://www.amateurtele.com/index.php?artikel=215

 

@Isadora Ferraz ,

 

Existe sim vários decodificadores para Pic e para Arduino, mas nenhum funciona direito.

 

O melhor que existe é um software antigo, com trocentas técnicas de DSP, roda em PC, é pago até hoje, cerca de US$ 75 , mas os sinais tem de ser relativamente fortes para que a decodificação seja razoável.

 

Pode baixar ele para testar, roda por 30 dias :

 

http://www.dxatlas.com/CwSkimmer/

 

No ouvido a decodificação ainda é muito superior....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Agora esqueci o nome, mas eu tinha baixado um shareware (gratis por 30 dias mas era só voltar o calendario q rodava :) ) ele decodificava certinho com meu par de transmissor fm/radinho ligado na placa de som do PC, inclusive você podia mudar a velocidade, tempo entre uma letra e outra etc, não sei se era porque a qualidade da transmissao era muito limpa.

 

Eu cheguei a fazer um encoder decoder DTMF (tons telefone) na vdd baixei a biblioteca pro visual basic pronta.

 

Nos anos 90 tinha em alguns locais um encoder e decoder de digitar, tipo maquina de escrever que você acoplava o fone do orelhao, e outra pessoa do lado fazia o mesmo com outro aparelho, era possivel digitar , codificava em dtmf e do outro lado decodificava.

 

 

Alias @aphawk se eu me aventurar a montar um desse cw transceptor poderia lhe importunar caso tenha alguma duvida? :)

 

@Isadora Ferraz anos 60, 70? voce passou por toda evolução da eletronica e informatica! quem sabe um dia não faz um blog para seus fãs (eu :) ) poder conhecer melhor sua historia

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...