Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD chinês Netac N600S -> Aprovado (por enquanto!)!


Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Tinha algumas ressalvas com SSDs de marcas chinesas por falta de material de comparação, mas mesmo assim lendo sites estrangeiros acabei adquirindo um deles. O preço foi o principal motivo da minha compra: R$280 (com frete incluso) em um SSD de 720Gb. E também precisava expandir a capacidade de armazenamento do notebook Asus, que uso para trabalho, com processador i3 e 6Gb de memória RAM. Pelos preços atuais, tirando ofertas muito boas, o preço dos SSDs na China têm preços semelhantes dos praticados aqui no Brasil (SanDisk, Samsung, Crucial, Adata, Intel, Corsair, Kingston, Western Digital, etc), fora que compras no país chegam em poucos dias enquanto os hardwares da China demoram em média 40 dias (e ainda o risco de serem taxados!!!!) 

 

Atualmente acho difícil ver em sites conceituados, como o CDH, uma comparação dos SSDs chineses com outros mais conceituados, pois as marcas chinesas não estão representadas no país e dificilmente enviariam alguns para testes. Mas dado o crescimento das vendas e do interesse sobre eles futuramente isso talvez mude!

 

Mas vamos lá o porquê do título. Usava em um notebook Asus um SSD Corsair Neutron de 120 Gb há 4 anos e troquei por um SSD da marca chinesa Netac N600S de 720 Gb (com 3 anos de garantia). Para a minha grata surpresa os teste de benchmark tiveram números semelhantes entre o antigo e o novo, mas no chinês foram ligeiramente superiores. O quê me deixou mais tranquilo foi que não houve telas azuis do Win10 e nem problemas de incompatibilidade com outros programas.

 

Aparentemente valeu a troca. Como estou usando a poucos dias não posso afirmar nada sobre a durabilidadedo hardware. Espero que seja igual ao SSD Corsair que em 4 anos nunca me deu problema. Mas antes de adquirir um deles recomendo que leia opiniões, comparações e benchmark's em sites (nacionais e estrangeiros). Não garanto que sejam todos iguais a esse.

 

* Como em muitos SSDs de marcas chinesas este também não apresenta (no site ou na caixa) o TBW, ou quantidade de dados que podem ser gravados antes de perder a garantia

 

SSD Netac:

  - Modelo: N600S

  - Interface: SATA 6Gb/s (Sata 3)

  - Capacidade: 720GB

  - Nand Flash: TLC

  - Tensão: DC 5V / -5%

  - Tamanho: 100 mm x 69,85 mm x 7 mm

  - Temperatura de operação: 0 °C a 70 °C

  - Temperatura de armazenamento: -40 °C a 85 °C

  - material: alumínio

  - R/W Speed: 500MB/s e  400MB/s (em média)

  - http://www.netac.com

 

Boot SSD Corsair (Win10): 25 segundos**

Boot SSD Netac (Win10): 22 segundos**

 

** 1ª tela de trabalho: somente com todos os ícones do Win10 e o widget do firewall Comodo aberto, porém ainda faltavam iniciar programas que estavam carregando dentro do SO

 

 

NETAC-N600S-review-n01-min.jpg

 

 

 

Netac x Corsair.JPG

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mick 07 disse:

Sim, certamente o maior problema que vejo nesses SSDs chineses é a durabilidade.

Esse é o meu medo!

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Atretador disse:

Estou aguardando meu C3-512Gb chegar, peguei por R$180,00

 

SSDs normalmente só são remarcados, "montados", as peças vem tudo dos mesmos caras...Samsung, Intel, SK hynix...

 

O que sei é que SSDs chineses usam tecnologia um pouco antiga. Espero que a diferença seja só esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 17/06/2019 às 11:57, engfabio disse:

Tinha algumas ressalvas com SSDs de marcas chinesas por falta de material de comparação, mas mesmo assim lendo sites estrangeiros acabei adquirindo um deles. O preço foi o principal motivo da minha compra: R$280 (com frete incluso) em um SSD de 720Gb. E também precisava expandir a capacidade de armazenamento do notebook Asus, que uso para trabalho, com processador i3 e 6Gb de memória RAM. Pelos preços atuais, tirando ofertas muito boas, o preço dos SSDs na China têm preços semelhantes dos praticados aqui no Brasil (SanDisk, Samsung, Crucial, Adata, Intel, Corsair, Kingston, Western Digital, etc), fora que compras no país chegam em poucos dias enquanto os hardwares da China demoram em média 40 dias (e ainda o risco de serem taxados!!!!) 

 

Atualmente acho difícil ver em sites conceituados, como o CDH, uma comparação dos SSDs chineses com outros mais conceituados, pois as marcas chinesas não estão representadas no país e dificilmente enviariam alguns para testes. Mas dado o crescimento das vendas e do interesse sobre eles futuramente isso talvez mude!

 

Mas vamos lá o porquê do título. Usava em um notebook Asus um SSD Corsair Neutron de 120 Gb há 4 anos e troquei por um SSD da marca chinesa Netac N600S de 720 Gb (com 3 anos de garantia). Para a minha grata surpresa os teste de benchmark tiveram números semelhantes entre o antigo e o novo, mas no chinês foram ligeiramente superiores. O quê me deixou mais tranquilo foi que não houve telas azuis do Win10 e nem problemas de incompatibilidade com outros programas.

 

Aparentemente valeu a troca. Como estou usando a poucos dias não posso afirmar nada sobre a durabilidadedo hardware. Espero que seja igual ao SSD Corsair que em 4 anos nunca me deu problema. Mas antes de adquirir um deles recomendo que leia opiniões, comparações e benchmark's em sites (nacionais e estrangeiros). Não garanto que sejam todos iguais a esse.

 

* Como em muitos SSDs de marcas chinesas este também não apresenta (no site ou na caixa) o TBW, ou quantidade de dados que podem ser gravados antes de perder a garantia

 

SSD Netac:

  - Modelo: N600S

  - Interface: SATA 6Gb/s (Sata 3)

  - Capacidade: 720GB

  - Nand Flash: TLC

  - Tensão: DC 5V / -5%

  - Tamanho: 100 mm x 69,85 mm x 7 mm

  - Temperatura de operação: 0 °C a 70 °C

  - Temperatura de armazenamento: -40 °C a 85 °C

  - material: alumínio

  - R/W Speed: 500MB/s e  400MB/s (em média)

  - http://www.netac.com

 

Boot SSD Corsair (Win10): 25 segundos**

Boot SSD Netac (Win10): 22 segundos**

 

** 1ª tela de trabalho: somente com todos os ícones do Win10 e o widget do firewall Comodo aberto, porém ainda faltavam iniciar programas que estavam carregando dentro do SO

 

 

NETAC-N600S-review-n01-min.jpg

 

 

 

Netac x Corsair.JPG

 

Bom Dia, tudo bem?

6 meses se passaram,

Como está se saindo o SSD da NeTac?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/12/2019 às 11:23, Kakinho disse:

Obrigado,

Vou pegar um M.2 da NeTac (confio muito mais na Lite-On)
Estava com receio. (ainda estou, rs).

 

Dei de cara com um SSD M2 dessa marca hoje, que até então nem sabia que existia. Também estou com receio de comprar um SSD xing ling

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho este  SSD e ele é muito bom, acompanhei alguns benchmark em inglês e o seu desempenho foi superior  ao de  muitas marcas (Kingston, WD, Crucial, Sandisk), só perdeu para Samsung EVO 850.

 

Concluo que a sua vida útil não é o problema, já que a NETAC trabalha  com atuais componentes e de grande qualidade. Uma coisa que me chamou a atenção é o seu site que é bastante organizado e  começaram a oferecer garantia de 3 anos!

 

 

 

 

adicionado 18 minutos depois

Segundo o site da NETAC


Netac Cultura
 

Iniciado em maio de 1999, a Netac Technology (Código de Valores da Bolsa de Shenzhen: 300042) é um fabricante líder em memória flash com sede em Shenzhen. Através de mais de dez anos de crescimento, a Netac foi listada com sucesso no Growth Enterprise Market em janeiro de 2010, tornando-se o primeiro fornecedor de armazenamento removível listado na China. Netac é a marca registrada usada para nossos produtos de memória flash USB. Como o inventor da memória flash e um fabricante líder de produtos de armazenamento de nova geração, netac possui a primeira geração de tecnologia de memória flash baseada em USB no mundo. 

Nós nos concentramos na fabricação de produtos de memória flash, como armazenamento flash USB, disco rígido portátil e disco de estado sólido, especialmente na segurança e criptografia de armazenamento flash USB e disco rígido portátil. Temos uma base de produção integral para o processamento de todos os produtos de armazenamento flash. 

Atualmente, a Netac Techology (Hong Kong) Limited e a Leapro Technology Co., Ltd. são duas empresas totalmente subsidiárias da Netac Technology Co., Ltd. Leapro Technology Co., Ltd. é a detentora da licença SD-3C.

Nossa Missão

Para fornecer produtos fáceis de usar, confiáveis e elegantes e uma boa experiência do usuário para os clientes na área de aplicativo de memória flash e armazenamento removível.  

Nossa visão

Para se tornar um aplicativo de memória flash líder mundial e fornecedor de armazenamento removível.  

Estratégia netac

Netac sempre adere a três estratégias: propriedade intelectual, atração de talentos e estratégias de internacionalização. Netac possui inúmeras patentes em armazenamento flash. Netac tem atualmente centenas de mestres e médicos, e possui 263 patentes que são registradas em dezenas de países e distritos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paguei R$ 275,00 no N600S de 1Tb no 11.11 do Aliexpress.

Infelizmente, devida à alta qualidade da parceria Correios - Receita Federal, duas entidades mantidas com investimento federal mínimo e que são muito amigas do povo brasileiro, o SSD nem sequer deu entrada no Brasil, e olha que o envio é prioritário, devendo chegar no Br em até 10 dias depois do envio, ter o desembaraço aduaneiro em até 7 dias e sendo entregue de 2 a 10 dias após o desembaraço. Pacotes prioritários devem ser entregues em menos de um mês. Já tive pacote entregue com 12 dias. Contudo, vivemos no Brasil. Nada funciona como deveria e é absurdamente mais caro.
O amigo disse que existe chances de SSD ser taxado, mas eu discordo.
1. Existe um hall de itens que costumam atrair os olhares dos fiscais, e SSD não está nele.
2. Para ir para SP, onde a fiscalização é pesada, o pacote tem que possuir grandes dimensões e peso acima de 2Kg. Nunca vi SSD grande e de 2Kg, então as chances de taxação se aproximam ainda mais de 0%.

3. Nunca na vida vi alguém ser taxado em SSD, e olha que acompanho bem a cena das importações em fóruns e grupos do Telegram.

De fato, as marcas presentes no mercado nacional não estão muito mais baratas lá fora do que aqui, porém, vai achar um SSD de qualidade aceitável de 1Tb por R$ 300,00 aqui. Não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2019 às 23:42, Excelsior disse:

 

Dei de cara com um SSD M2 dessa marca hoje, que até então nem sabia que existia. Também estou com receio de comprar um SSD xing ling

Haja visto que Apple, DeLL e etc, são 90% fabricados na China. "Xing Ling" é um termo muito complexo.

adicionado 4 minutos depois
21 horas atrás, Marco Floyd disse:

Eu tenho este  SSD e ele é muito bom, acompanhei alguns benchmark em inglês e o seu desempenho foi superior  ao de  muitas marcas (Kingston, WD, Crucial, Sandisk), só perdeu para Samsung EVO 850.

 

Concluo que a sua vida útil não é o problema, já que a NETAC trabalha  com atuais componentes e de grande qualidade. Uma coisa que me chamou a atenção é o seu site que é bastante organizado e  começaram a oferecer garantia de 3 anos!

 

 

 

 

adicionado 18 minutos depois

Segundo o site da NETAC


Netac Cultura
 

Iniciado em maio de 1999, a Netac Technology (Código de Valores da Bolsa de Shenzhen: 300042) é um fabricante líder em memória flash com sede em Shenzhen. Através de mais de dez anos de crescimento, a Netac foi listada com sucesso no Growth Enterprise Market em janeiro de 2010, tornando-se o primeiro fornecedor de armazenamento removível listado na China. Netac é a marca registrada usada para nossos produtos de memória flash USB. Como o inventor da memória flash e um fabricante líder de produtos de armazenamento de nova geração, netac possui a primeira geração de tecnologia de memória flash baseada em USB no mundo. 

Nós nos concentramos na fabricação de produtos de memória flash, como armazenamento flash USB, disco rígido portátil e disco de estado sólido, especialmente na segurança e criptografia de armazenamento flash USB e disco rígido portátil. Temos uma base de produção integral para o processamento de todos os produtos de armazenamento flash. 

Atualmente, a Netac Techology (Hong Kong) Limited e a Leapro Technology Co., Ltd. são duas empresas totalmente subsidiárias da Netac Technology Co., Ltd. Leapro Technology Co., Ltd. é a detentora da licença SD-3C.

Nossa Missão

Para fornecer produtos fáceis de usar, confiáveis e elegantes e uma boa experiência do usuário para os clientes na área de aplicativo de memória flash e armazenamento removível.  

Nossa visão

Para se tornar um aplicativo de memória flash líder mundial e fornecedor de armazenamento removível.  

Estratégia netac

Netac sempre adere a três estratégias: propriedade intelectual, atração de talentos e estratégias de internacionalização. Netac possui inúmeras patentes em armazenamento flash. Netac tem atualmente centenas de mestres e médicos, e possui 263 patentes que são registradas em dezenas de países e distritos.  

Eu tenho um EVO 850 de 250GB
Assim que o meu NeTac chegar, eu farei um Comparativo dos 2.

 

Mas, sejamos honestos:

Pelo preço, se o NeTac ficar 20% abaixo do EVO 850 eu (eu) já considero uma Vitória Honrosa para o NeTac.

adicionado 7 minutos depois
3 horas atrás, AdrianoA3 disse:

Paguei R$ 275,00 no N600S de 1Tb no 11.11 do Aliexpress.

Infelizmente, devida à alta qualidade da parceria Correios - Receita Federal, duas entidades mantidas com investimento federal mínimo e que são muito amigas do povo brasileiro, o SSD nem sequer deu entrada no Brasil, e olha que o envio é prioritário, devendo chegar no Br em até 10 dias depois do envio, ter o desembaraço aduaneiro em até 7 dias e sendo entregue de 2 a 10 dias após o desembaraço. Pacotes prioritários devem ser entregues em menos de um mês. Já tive pacote entregue com 12 dias. Contudo, vivemos no Brasil. Nada funciona como deveria e é absurdamente mais caro.
O amigo disse que existe chances de SSD ser taxado, mas eu discordo.
1. Existe um hall de itens que costumam atrair os olhares dos fiscais, e SSD não está nele.
2. Para ir para SP, onde a fiscalização é pesada, o pacote tem que possuir grandes dimensões e peso acima de 2Kg. Nunca vi SSD grande e de 2Kg, então as chances de taxação se aproximam ainda mais de 0%.

3. Nunca na vida vi alguém ser taxado em SSD, e olha que acompanho bem a cena das importações em fóruns e grupos do Telegram.

De fato, as marcas presentes no mercado nacional não estão muito mais baratas lá fora do que aqui, porém, vai achar um SSD de qualidade aceitável de 1Tb por R$ 300,00 aqui. Não existe.

Comprei uma Bateria para o meu ex DeLL E4200 (caríssima acá no BR) no AliBaBa,

Levou 79 Dias para chegar...

 

Já comprei coisas que levaram 12, 21 dias... o AliBaBa é imprevisível !!!

 

(ambos eu observei bem as qualificações e indicações)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Kakinho disse:

Haja visto que Apple, DeLL e etc, são 90% fabricados na China. "Xing Ling" é um termo muito complexo.

adicionado 4 minutos depois

 

Bem, nesse caso eu me referia aos produtos de empresas 100% chinesas e não de empresas americanas, europeias, e japonesas, coreanas e etc, que tenham alguma linha de produção por lá, própria ou terceirizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Kakinho disse:

Comprei uma Bateria para o meu ex DeLL E4200 (caríssima acá no BR) no AliBaBa,

Levou 79 Dias para chegar...

 

Já comprei coisas que levaram 12, 21 dias... o AliBaBa é imprevisível !!!

 

(ambos eu observei bem as qualificações e indicações)

Acredito que o transporte de outro país para cá tenha variações no tempo de entrega, mas se for pra apostar em quem é responsável pelo atraso astronômico em certas entregas, eu apostaria na nossa empresa defasada.

De qualquer modo, esse Netac será no mínimo 4x mais rápido que os discos rígidos que tenho no notebook. Falta decidir se vou deixar no caddy o HD de 1Tb@70MB/s ou 320Gb@90MB/s, já achando que vou optar pelo o de 1Tb. 2Tb no notebook, acho que tá bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vi um Youtuber desmontando um SSD chinês e mostrou que as peças e chips utilizados são os mesma dos SSD de entrada da ADATA (análise aqui no CDH) e Samsung. Para mim, o preço menor é devida a falta de testes exaustivos (e caros!!!) e a quase nenhuma publicidade. Assim não informam o TBW (ou o DWPD) para não terem que garantir uma vida útil muito longa. Acho que, pelo menos, esses SSD Netac durarão 15 anos com uso simples em escritório (nada de jogos). Apenas esses dois itens (ausência de muitos testes de terceiros e publicidade) já fazem o preço cair bastante. 

 

 

adicionado 11 minutos depois

@adrianoa3 No Aliexpress todas as coisas costumam chegar para mim. Em compensação, tudo que comprei no último trimestre de 2019 no Ebay nossos correios não entregaram (mas o Ebay me reembolsou em todos os casos). Ficarei com cara de tacho se as coisas chegarem depois de 6 meses - e isso já aconteceu antes!!!!!. Pois os Ebay, vendedores nível Top sempre me entregaram aquilo que foi comprado.

 

Não sei se você adicionou o CPF nos dados do Aliexpress, pois os correios só vão entregar mercadorias compradas no exterior pacotes com CPF/CNPJ.

 

Se você conseguir rastrear a encomenda, quando chegar no país é só entrar no site dos correios e, em posse do número de rastreamento, adicionar o CPF.

 

Obs: utilizo um pente de memória chinesa DDR4 da Vaseky (que também fabrica SSDs e funciona perfeitamente!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@GabrielLP14  Sei apenas o que está no site (que é muito pobre de informação e confuso):

NETAC N600S

- Taxa de transmissão SATA3 6Gb/s;
- Suporte ao algoritmo inteligente de correção de erros LDPC;
- Adote a tecnologia de cache SLC;
- Suporta tecnologia de nivelamento de desgaste;
- Suporta instruções TRIM, modos SMART e Dev-Sleep

- Flash Nand Flash] TLC

-[Tensão] DC 5V / -5%

- Temperature Temperatura de operação 0 ° C a 70 ° C

- Temperatura de armazenamento -40 ° C a 85 ° C

 

Como obtenho as informações requeridas?

 

Se souber algo mais, eu posto daqui a pouco. Desejo sucesso!

 

:aplausos:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@engfabio Então colega como outra das dezenas de fabricantes, ela esconde seus dados como controlador, número de camadas, dificilmente você encontra fabricante que fala tudo, samsung e a Kingston/Hyper X tem esse costume de falar bastante o que é muito bom.

No caso eles não falam pois sabem que são produtos de baixo custo então seriam de qualidade inferior, eu terminei de colocar os N500S, colocarei agora os N600S que eu suspeito utilizarem o mesmo controlador do 500S, acredito ser o Silicon Motion SM2258XT. O interessante que a linha N600S aparentemente possui 32MB de cache para o Mapping Table. Não é muito mas sem dúvida é melhor que nada, especialmente para esses SSDs chineses sendo a grande maioria DRAM-LESS.

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, engfabio disse:

@GabrielLP14  Sei apenas o que está no site (que é muito pobre de informação e confuso):

NETAC N600S

- Taxa de transmissão SATA3 6Gb/s;
- Suporte ao algoritmo inteligente de correção de erros LDPC;
- Adote a tecnologia de cache SLC;
- Suporta tecnologia de nivelamento de desgaste;
- Suporta instruções TRIM, modos SMART e Dev-Sleep

- Flash Nand Flash] TLC

-[Tensão] DC 5V / -5%

- Temperature Temperatura de operação 0 ° C a 70 ° C

- Temperatura de armazenamento -40 ° C a 85 ° C

 

Como obtenho as informações requeridas?

 

Se souber algo mais, eu posto daqui a pouco. Desejo sucesso!

 

:aplausos:

A propósito o SSD possui também SLC Caching e suas NANDs são 3D TLC. Não TLC(2D normal).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...