Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar um SSD m2 NVMe em placa-mãe sem slot PCI-e?


Posts recomendados

Boa tarde galera, seguinte eu tenho um PC antigo que não tem PCI-E sobrando e tem apenas conexão SATA 3 pra utilização. Estou vendo de comprar uma SSD para meuPC e me deparei com os M.2, no qual não estou muito familiarizado ainda. Encontrei este aqui por um preço muito bom: 

 

SSD Crucial P1, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2000MB/s, Gravação 1700MB/s - CT1000P1SSD8

Este NVMe dele não entendo se tem conectividade para eu ligar ele em SATA 3, sei q a velocidade dele será reduzida, mas mais pra frente pretendo comprar um computador bem melhor. Então utilizaria ele com essa velocidade menor durante uns 2 anos até a troca. Mas se ele não for compatível com SATA 3 de nada me adianta. 

Obrigado pela ajuda desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sbroggio  Se sua placa-mãe não tem slot pata M.2 nativo eu nem tentaria utilizar um adaptador M.2. A chance de funcionar é pequena e se funcionar talvez o SSD não seja reconhecido no boot, impossibilitando que você utilize o mesmo com o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso, como não tem PCI express sobrando na sua placa-mãe (tem certeza disso??? Qual sua placa-mãe?) e este SSD é NVME, não irá funcionar no adaptador Sata > m2. Você precisaria de um SSD m.2 Sata.

 

Spoiler

 

 

 

 

Procure um SSD no formato 2.5" mesmo, assim não precisará do adaptador e terá a mesma velocidade do m.2 Sata (perto dos 500 MB/s em leitura).

 

Ou se tiver alguma saída PCIe que não viu, aí conseguiria um adaptador para usar ali o SSD m.2 NVME.

 

Spoiler

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Sbroggio disse:

Boa tarde galera, seguinte eu tenho um PC antigo que não tem PCI-E sobrando e tem apenas conexão SATA 3 pra utilização. Estou vendo de comprar uma SSD para meuPC e me deparei com os M.2, no qual não estou muito familiarizado ainda. Encontrei este aqui por um preço muito bom: 

 

SSD Crucial P1, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2000MB/s, Gravação 1700MB/s - CT1000P1SSD8

Este NVMe dele não entendo se tem conectividade para eu ligar ele em SATA 3, sei q a velocidade dele será reduzida, mas mais pra frente pretendo comprar um computador bem melhor. Então utilizaria ele com essa velocidade menor durante uns 2 anos até a troca. Mas se ele não for compatível com SATA 3 de nada me adianta. 

Obrigado pela ajuda desde já !

Compre um SSD no formato 2.5" Sata 3 que já estará bem servido e poderá utiliza-lo até na maquina nova. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, wilnane venezia disse:

Não sairia mais barato ele comprar logo um SSD  com conexão sata?

 

Então, é que o preço está o mesmo e a velocidade do M.2 é muito maior, ou seja, mais pra frente seria mais rápido ainda.

adicionado 3 minutos depois
21 horas atrás, dudaskank disse:

No seu caso, como não tem PCI express sobrando na sua placa-mãe (tem certeza disso??? Qual sua placa-mãe?) e este SSD é NVME, não irá funcionar no adaptador Sata > m2. Você precisaria de um SSD m.2 Sata.

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

 

 

Procure um SSD no formato 2.5" mesmo, assim não precisará do adaptador e terá a mesma velocidade do m.2 Sata (perto dos 500 MB/s em leitura).

 

Ou se tiver alguma saída PCIe que não viu, aí conseguiria um adaptador para usar ali o SSD m.2 NVME.

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

 

a placa-mãe é a  Asus M4N68T-M LE

ela tem uma PCI-E x16 onde se encontra a placa de video e uma PCI-E x1 logo a baixo, não sei se por x1 vai mudar muita coisa.

image.thumb.png.1a5741bd3b3f776ed122bc9f5659a608.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sbroggio disse:

ela tem uma PCI-E x16 onde se encontra a placa de video e uma PCI-E x1 logo a baixo, não sei se por x1 vai mudar muita coisa.

 

Então você possui uma porta extra que pode ser usada. Caso a VGA esteja tampando, deve usar um adaptador/riser estilo esse, muito usado para fazer as fazendas de mineração: Riser PCI Express PCIe x1 x16 Gen3.0. Com ele, você conseguiria juntar com um adaptador PCIe para m.2 NVME, como esse: JEYI Legal Swift NVME M.2 X16 PCI-E Riser Card 2280

 

MAS, nem tudo são flores. Segundo a Wikipedia, a velocidade máxima de um conector PCI-e 2.0 x1 é de 500 MB/s. Se não me engano ela tem slots 2.0.

 

A saída seria passar a placa de vídeo para esse Riser (ela ficaria no slot PCI-e x1) e colocar o adaptador no slot x16, aí sim o máximo de 8 GB/s não limitaria seu SSD.

 

Eu ainda acho mais simples você usar um SSD Sata mesmo rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera, realmente é muito trabalho pra depois lá na frente ter talvez uma tecnologia melhor ainda, vou ficar com o SSD SATA mesmo. Gostaria de agradece a vocês pela toda ajuda !

Mas eu fiquei de cara de saber que já existe SSDs com 2000MB/s de leitura. Eu ando meio por fora das novas tecnologias, e a gente percebe como depois de tantos anos com aqueles HDs de 7200rpm descobriram um modo de retirar esse gargalo que era tão grande.

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Eu tenho um problema semelhante até certo ponto.

Eu tenho uma placa Intel (Intel DX58SO2) com suporte a UEFI e sem suporte a NVME, mas tenho vários PCI-E disponíveis na versão 2.0 (infelizmente). Tenho um rápido NVME Samsung de 512GB, que num barramento 3.0 vai a mais de 3 Mbytes/s para  PCI-E 4X mas no meu só atinge 2000 no máximo (teórico). Testei e ficou limitado na minha máquina a 1,7MBytes, o que ainda é excelente em comparação aos SATAs. Mas ela não tem suporte a dar boot pelo PCI-E e para reconhecer é necessário um driver e um adaptador PCI-E para NVME (já tenho um e o windows 7 vê ele com o driver).

Tem uma forma de dar boot por ele no Windows 7 (ainda uso Windows 7) instalando por fora o driver Samsung para NVME no Windows 7? Não encontrei um driver que pudesse ser reconhecido na instalação do windows como tal.

 

A minha máquina tem uma boa configuração e não estou interessado em trocar nos próximos anos, ela ainda me atende perfeitamente, mas eu gostaria que o windows ficasse mais rápido.

 

Estou pensando talvez na hipótese de instalar o Windows 10 no NVME (como teste), mesmo assim não teria como dar boot (imagino que talvez pelo Grub do Linux isto seja possível).

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

Vamos aguardar para que o pessoal responda.

 

Estou para receber um SSD SATA normal e pretendo fazer umas experiências com Linux nele e até tentar fazer um boot a partir do Grub no Windows 7 (ou Win 10).

Eu cheguei a fazer uma tentativa, mas a falta de um driver Samsung reconhecível (tem um driver Samsung num executável para windows mas infelizmente o instalador do Win7 não reconhece como driver) na instalação do Windows 7 não me permitiu ir em frente. Tentei instalar o Win7 num SSD e mover para o NMVE já com o driver instalado (movi após o Win7 rodar) e não deu certo também usando o Grub do Linux para redirecionar.

 

Tenho algumas coisas legadas (que eu não quero perder) nesta minha máquina que não são suportadas no Win 10 (ou não funcionam direito), e é isto principalmente o motivo da minha resistência a instalar o Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, em um PC de configuração antiga não faz sentido algum um SSD M.2 NVMe, pelas razões já apresentadas e apresento mais uma: essas altas velocidades são conseguidas no BUS mais modernos porque eles tem canais PCI-e mais rápidos.Além do mais um HD convencional mais moderno com cache de 256Mb consegue velocidades de leitura acima de 200mb/s(um SSD dá 500mb/s).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...