Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DeadCool

Configurações de Fita RGB não funcionam com o RGB Fusion

Posts recomendados

Olá!

 

Possuo uma placa-mãe Aorus z370m Gaming (rev.1.0) da Gigabyte, instalei o RGB Fusion e comprei uma fita de led RGB 5050.

 

Quando abro o RGB Fusion, eu só consigo fazer calibração de cores e selecionar cores pré-definidas, mas eu não consigo diminuir o brilho, customizar cores e nem selecionar efeitos de pulsação, onda de cores, entre outros.

 

Venho pedir socorro rs, pois não achei em lugar nenhum, meu problema em específico. Procedimentos que já relizei:

 

- Desinstalar todos os programas da Gigabyte, incluindo o RGB fusion e o App Center, Instalar o .NET Framework 4.5 > App Center > RGB Fusion 2.0. (Este procedimento foi passado pelo suporte da Gigabyte).

- Desinstalar o RGB Fusion 2.0 e instalar uma versão anterior (se eu não me engano, 1.8) Com isso, apenas consegui o efeito de mudança de cores, apenas!

 

Outro detalhe importante, no PC tenho memórias da Corsair Vengeance RGB, e o próprio RGB Fusion consegue configurar efeitos, cores personalizadas e o brilho, mas nada de conseguir estes controles para a fita de led.

 

Acredito que seja um problema de software, pois a calibração responde corretamente, até fiz um teste "enganando" a calibração, e as cores pré-definidas ficaram bagunçadas.

 

Sobre o suporte da Gigabyte, é um pouco complicado, pois temos de fazer a pergunta, esperar de 3 a 5 dias para uma resposta nada esclarecedora, e então rolar aquela redundância de perguntar a mesma coisa de várias formas diferentes.

 

Alguém pode me dar uma luz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o rgb fusion ele é muito bugado ainda, acredito que alguma futura atualização da gigabyte deve resolver. Você conseguiu resolver esse problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não, mas como disse, entrei em contato com o suporte da Gigabyte. Eles me explicaram que há uma diferença entre fitas analógicas e digitais, e que no caso, a minha seria uma fita analógica. Neste caso os controles seriam mais limitados. A última resposta foi dada depois que abri este tópico: "Informamos que não, essas funções ficariam disponíveis somente para fitas digitais, ou outros periféricos que suportem esse recurso e sejam compatíveis com a placa."  Ou seja, pelo que entendi, a minha fita é compatível com a minha placa e a minha placa não tem suporte para fitas digitais. Com isso eu só posso escolher cores predefinidas mesmo, e ainda por cima, não posso nem controlar o brilho dos leds... Segue a conversa com o suporte (3 dias para cada resposta):

 

Tenho a placa-mãe Aorus z370m Gaming (v1.0). Instalei o programa RGB fusion, comprei as fitas de led, porém não habilita as opções avançadas, só consigo definir acesas ou apagadas e selecionar cores fixas. não consigo editar as cores e nem selecionar os efeitos avançados. Como devo proceder?     12/06/2019 13:58


Resposta:     

Agradecemos o seu contato, referente a sua questão.

Pedimos para que nos informe se a fita que o senhor adquiriu é digital ou analógica, informamos que as fitas digitais devem ser conectadas no conector VDG, e as analógicas no conector RGBW, fitais digitais quando conectadas no conector RGBW não poderão ser controladas pelo RGB Fusion. Pedimos para que verifique na fita, pois a mesma possui escrito o conector correspondente. Caso tudo esteja instalado conforme descrito pedimos para que nos informe se antes de instalar o RGB Fusion o senhor instalou o aplicativo APP Center, caso não, pedimos para que desinstale todos os utilitários Gigabyte, instale primeiramente o APP Center, e depois o RGB Fusion, segue o link abaixo onde o senhor poderá encontrar os dois utilitários.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z370-AORUS-Ultra-Gaming-rev-10#support-dl-utility

Atualize também o driver de chipset da placa através do link abaixo.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z370-AORUS-Ultra-Gaming-rev-10#support-dl-driver-chipset

Atenciosamente,

GIGABYTE


Bom dia, Esqueci de especificar na pergunta anterior que a minha placa-mãe é a Aorus z370m Gaming (rev1.0) (não é a ultra e não a encontrei na lista de modelos quando fiz a pergunta). Eu instalei o App center e depois o RGB Fusion, e mesmos assim os menus avançados do RGB Fusion não são habilitados. Para ser mais específico, quando abro o RGB Fusion, aparece um circulo para editar as cores e embaixo algumas cores prontas, eu só consigo definir as cores prontas mas não consigo editar, nem colocar efeito e nem ajustar o brilho que está muito forte. Quando seleciono as cores já prontas, ele responde corretamente, creio que seja um problema de software. Segue em anexo as fotos da placa-mãe e da fita de led. Não consegui identificar se ela é digital ou analógica, como verifico essa questão?     14/06/2019 11:30
Anexos:     20190613214026.jpg   20190613214121.jpg  


Resposta:

Agradecemos o seu contato, referente a sua questão.

Informamos que muito provavelmente se trata de uma fita analógica, pedimos para que verifique pois na própria fita vem escrito o modelo do conector, RGBW são referentes a fitas analógicas, VDG são referentes a fitas digitais. Como dissemos anteriormente, fitais digitais quando conectadas no conector RGBW não poderão ser controladas pelo RGB Fusion, e fitas analógicas realmente não possuem as mesmas funções que as fitas digitais, possuindo menos opções de cores.

Atenciosamente,

GIGABYTE
    


Entendi, diante das respostas, presumo que a minha fita é analógica, pois funciona como me informaram, bem limitado em relação á efeitos, Mas vou confirmar. Supondo que seja sim analógica e funcionando com as cores que informei, não há nenhuma possibilidade de controlar pelo menos o brilho dos leds?     18/06/2019 16:17


Resposta:     

Agradecemos o seu contato, referente a sua questão.

Informamos que não, essas funções ficariam disponíveis somente para fitas digitais, ou outros periféricos que suportem esse recurso e sejam compatíveis com a placa.

Atenciosamente,

GIGABYTE

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, como pesquisei muito sobre esse tema (fitas LEDs) e também uso o RGB Fusion 2.0 da Gigabyte, creio que eu possa ajuda-lo.

 

Então, pelo seu relato, você mencionou que usa a fita RGB 5050, e, infelizmente esta fita é analógica. A resposta dada pela Gigabyte (que você copiou acima) está correta. Ou seja, você precisa de uma fita DIGITAL para conseguir controlar e sincronizar com a placa-mãe, e ainda, ligar a fita no conector V D G da placa-mãe... esse conector tem 3 pinos (é um pino, daí pula um, e vem mais dois pinos depois). O conector da placa-mãe para fita analógica (5050) é muito parecido com o conector digital... a diferença é que para as fitas analógicas os conectores são de 4 pinos, e, para as digitais são 3 pinos como falei acima... Mas, o problema é que acessei aqui o manual de sua placa-mãe e constatei que infelizmente a Aorus Z370m Gaming não possui esse conector V D G (Digital). Ou seja, sua placa-mãe possui apenas um conector RGB (Led Strip Header) chamado de “LED_C”, e, infelizmente esse conector é o analógico (de 4 pinos). Ou seja, infelizmente não funcionará com fitas digitais no RGB Fusion, por mais que você compre uma fita digital.

 

Aí você pode estar se perguntando: então não posso ligar fitas digitais no meu PC? Veja comentários abaixo, mas antes vou explicar alguns conceitos/diferenças de fitas analógicas e digitais.

 

A diferença mais básica entre fita analógica e digital é que esta última (digital) é endereçável, ou seja, ela consegue trabalhar os leds de forma parcial (3 em 3 leds ou 1 em 1 led, conforme o modelo - vide abaixo), e, desta forma (por serem endereçáveis), as digitais produzem efeitos muito legais, tais como efeito onda ou "Chroma" que alguns chamam (que é uma mistura de cores "correndo" pela fita, ou, efeitos onde a fita vá acendendo em trechos dando a sensação de que o efeitos está "andando" na fita, etc. Já a fita analógica (5050) ela muda de cor, mas apenas a fita inteira, ou seja, você não consegue trabalhar os leds parcialmente, e, por isso não consegue a imensidão de efeitos legais das digitais. Por isso que o efeito mais legal da 5050 (analógica) na minha opinião é aquele que alguns chamam de "pulse" (inclusive esse nome que o RGB Fusion dá a esse efeito), onde de tempo em tempo muda de cor, mas a fita toda e não ela parcialmente.

 

 Mas afinal, quais são as fitas digitais? Existem duas mais conhecidas: 1) a Fita Led Digital 6803 RGB (essa possui um bom custo-benefício, pois você acha em torno de uns 70 Reais no Mercado Livre e geralmente nesse preço já acompanham até um controlador - e um controle - junto onde você pode instalar a fita sem conectar diretamente na placa-mãe), e, 2) a Fita Led Endereçavel Ws2812b (essa é mais cara – em torno de uns 160 Reais no Mercado Livre). Qual a diferença entre as duas? Basicamente, é que a 6803 ela é controlada de 3 em 3 leds, e, a Ws2812b é controlada (endereçada) led por led. Outra diferença é que as fitas Ws2812b geralmente possuem mais leds por metro (os leds são mais próximos um do outro), e, as 6803 possuem menos leds por metro. Esses dois aspectos fazem com que as Ws2812b produzam um efeito mais vivo/intenso nas cores, pois os leds são mais juntos digamos. Eu comprei as duas para testar e eu diria que as duas são muito boas. Até pelo custo-benefício, eu diria que vale mais a pena pegar a 6803.

 

Mas enfim, como sua placa-mãe não possui a conexão V D G, você pode ainda sim instalar no seu PC, mas não poderá controla-la pelo RGB Fusion. Ou seja, você terá que controlar ela pelo próprio controlador que geralmente os vendedores vendem junto no preço que mencionei acima. A vantagem de ligar nos controladores (e não na placa-mãe) é que você terá bem mais opções de efeitos... essas fitas com controlador possuem uma imensidão de efeitos legais... são em torno de 133 efeitos ou mais... já o RGB Fusion não produz tantos efeitos (são 15 apenas). Eu aqui, mesmo tendo o conector digital (V G D) na minha placa-mãe da Gigabyte, optei em instalar a fita no meu PC usando o controlador da fita. Acredite, testei ligado direto na placa-mãe e depois ligado no controlador...Os efeitos do controlador são muito, mais muito melhores que do RGB Fusion. Para instalar tal fita digital no PC, em vez de você ligar a fita naquelas fontes de tomada, você terá que providenciar um cabo para ligar o controlador na sua fonte (esse cabo também não vem com as fitas digitais, e, inclusive é difícil de achar pronto para comprar). Sabe aquelas fontes de aparelhos domésticos que usam fontezinha parecida com a de celular, onde a ponta em vez de USB é redondinha e que geralmente você pluga atrás dos eletrodomésticos? Então, um lado do cabo terá que ser esse, e, o outro lado do cabo terá que ser molex ou Sata para ligar na sua fonte. O vídeo abaixo explica como você pode instalar a fita digital 6803 no seu PC usando o controlador e não a conexão da placa-mãe:

 

https://youtu.be/Qew4tSnrPLA

 

Outra dica que lhe dou também é o seguinte: caso você troque de placa-mãe e a sua nova placa venha a possuir o conector V D G: já se prepare para comprar ou improvisar um conector para ligar tais fitas na placa-mãe. porque digo isso? Pelo fato que ambas fitas digitais acima citadas vêm com plug/conector que não é próprio para as placas mães, mas sim para ligar nos controladores autônomos que citei acima (que geralmente os vendedores já vendem junto). Assim sendo, mesmo tendo a placa-mãe com a tal conexão V D G, tem que fazer um conector que um lado conecte na fita e que o outro lado conecte na placa-mãe. Mas, é bem simples de fazer caso entenda de solda. Ou, caso não entenda, qualquer pessoa que entenda poderá fazer para você.

 

Outro detalhe para se tomar cuidado é observar a tensão da fita que adquirir (a 6803 é 12V e a Ws2812b é de 5V). As placas mães com conector V D G geralmente possuem um jumper para você alternar entre uma tensão e outra.

 

Enfim, espero ter ajudado. Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@CG-Delegado  Cara, não poderia ser mais explicativa sua resposta, já me ajudou Muito!!

 

Antes eu tinha um certo preconceito com estes controladores de led, eu pensava "minha mobo pode controlar os leds, estes controladores são apenas para placas que não tem". Em teoria, sim, mas pela sua resposta, na prática, é bem mais vantajoso, inclusive pela possibilidade de trocar a mobo no futuro.

 

Mais uma dúvida, dentre as perguntas que fiz para o suporte, perguntei se minhas fitas sendo analógicas, haveria alguma forma de controlar pelo menos o brilho, e eles responderam que não, ok. Mas qual seria a limitação? Software ou hardware? Pergunto isso porque no momento eu estou investindo no Water Cooler Custom (Abrirei um tópico para compartilhar meu projeto e tirar algumas dúvidas também), comprei 3 fans, com LED RGB (Raidmax NV-R120TP) e queria saber também, se o controlador pode ser usado nestas fans, acredito que sejam com leds analógicos (não tenho certeza).

20190701_002131(1).jpg.b050cd9bb6ba87108579b7b5376ff28c.jpg

 

Ahh, vi que você é um membro novo. Seja Bem vindo ao fórum!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, DeadCool disse:

@CG-Delegado  Cara, não poderia ser mais explicativa sua resposta, já me ajudou Muito!!

 

Antes eu tinha um certo preconceito com estes controladores de led, eu pensava "minha mobo pode controlar os leds, estes controladores são apenas para placas que não tem". Em teoria, sim, mas pela sua resposta, na prática, é bem mais vantajoso, inclusive pela possibilidade de trocar a mobo no futuro.

 

Mais uma dúvida, dentre as perguntas que fiz para o suporte, perguntei se minhas fitas sendo analógicas, haveria alguma forma de controlar pelo menos o brilho, e eles responderam que não, ok. Mas qual seria a limitação? Software ou hardware? Pergunto isso porque no momento eu estou investindo no Water Cooler Custom (Abrirei um tópico para compartilhar meu projeto e tirar algumas dúvidas também), comprei 3 fans, com LED RGB (Raidmax NV-R120TP) e queria saber também, se o controlador pode ser usado nestas fans, acredito que sejam com leds analógicos (não tenho certeza).

imageproxy.php?img=&key=932d69d8514fc575

20190701_002131(1).jpg.b050cd9bb6ba87108579b7b5376ff28c.jpg

 

Ahh, vi que você é um membro novo. Seja Bem vindo ao fórum!!!

Olá amigo... respondendo a sua pergunta... quando você menciona “se minhas fitas sendo analógicas, haveria alguma forma de controlar pelo menos o brilho, e eles responderam que não”... essa é uma parte que confesso que não entendo o porque você não está conseguindo controlar... pois, pelo RGB Fusion, mesmo a fita sendo analógica, o brilho você consegue controlar sim... inclusive já usei aqui uma 5050 também e conseguia controlar o brilho pelo RGB Fusion 2.0, e, inclusive aplicar alguns efeitos analógicos básicos como respiração, pulse, etc. A limitação das analógicas serão apenas nos efeitos onde haja mudança de cores simultânea ou parcial na fita led, e, também no quesito de sincronização com as luzes da própria placa-mãe ou outros leds (quando houver). Já os efeitos básicos, bem como alteração de brilho, isso tem que ser possível fazer sim mesmo nas analógicas... Com a analógica que eu usava (que era a 5050 também) eu conseguia fazer isso tanto no RGB Fusion, quanto em uma outra placa-mãe anterior que eu tinha da Asus (pelo software Aura). Aliás, outra observação também que lhe digo é o seguinte... sincronizar fita Led analógica, com outros leds também analógicos é possível.. o que não é possível é sincronizar fita analógica com outros leds digitais.. mas isso no Fusion.. pois uma coisa que notei comparando o Fusion com o Aura, é que o Aura é mais maleável nesse quesito de sincronização... essa foi a experiência que tive... o Fusion da Gigabyte é mais chato de aceitar sincronização, etc... Para o Fusion tem que ser todos os leds e fitas digitais senão não sincroniza... .Enfim, em resumo, pelo RGB Fusion, quando se usa uma fita led analógica (5050) o que não será possível é sincroniza-la com outros leds digitais (seja da placa-mãe ou de fans), e, o que também não será possível é aplicar os efeitos digitais (onda, etc,). Porém, demais efeitos básicos você tem que conseguir...

 

Quanto ao seu WC, tem que ver exatamente o que mencionou... ou seja, se os leds das fans são digitais (endereçáveis) ou se são analógicos... se forem digitais, fica complicado sincronizar... já se forem analógicos é possível sim...

 

Ligar as fans ou outros leds digitais nos controladores e sincronizar com a fita digital é possível sim, mas daí requer as adaptações necessárias de cabos, bem como tem q averiguar se o controlador possui entradas para comandar... por exemplo, nesse controlador que falei no tópico anterior (que acompanha as fitas 6803) tem-se duas entradas.. uma eu uso a fita... e na outra eu poderia por exemplo conectar os leds RGB de fans, etc... bastaria que eu fizesse a conexão entre os plugs das fans ao controlador... MAS, cuidado com o modelo da fan que irá adquirir para seu WC... pois lembre-se que para fazer essa sincronização no controlador da fita 6803... os leds das fans também devem ser digitais (endereçáveis ou “adressables” em inglês)... Pois, vejo por aí muitas fans RGB que na verdade não são digitais, e, assim sendo, você não conseguirá aplicar os efeitos e sincronizar com fitas digitais... Ou seja, você adquirindo, por exemplo, uma fita 6803 com esse controlador que costumeiramente já vem com ela (que possui duas entradas)... em uma entrada você poderá ligar a fita e na outra você poderá ligar as fans... porém, atentar ao fato que para sincronizar, os leds RGB das fans também deverão ser digitais...

 

OBS.: Obrigado pelas boas vindas... na verdade já acompanho o fórum há muito tempo... tinha uma conta que não consegui recuperar a senha, pois o e-mail não tinha mais... etc... mas vi seu post... e como é um tema que pesquisei muito, fiz muitos testes práticos, etc... pensei comigo: irei criar uma conta para poder responder e ajudar esse sujeito... hahahaha

 

Abraço... qualquer coisa dê um alô...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DeadCool @CG-Delegado esse tópico de vcs me salvou!!!! eu tenho  mesma placa-mãe z 370m aorus gaming br,

e estava no mesmo dilema das fitas de led, exatamente o mesmo, obrigado aos dois, :) mandei mensagens na gigabite e tudo mais kkkkk, valeu

@CG-Delegado e@DeadCool tenho uma duvida, o controlado RGB tem a função que muda os efeitos conforme a musica?? é o efeito que eu acho mais doido, :D 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Kabal wins Precisando disponha... respondendo sua pergunta: o controlador não tem o efeito que acompanha música. Maaaas, primeiro que ele não fará falta (acredite)... com o controlador você terá inúmeros efeitos a mais...muitos meeeeeesmo... Além disso, para ser bem sincero, o efeito music do RGB Fusion da Gigabyte acho bem ruim... ele não sincroniza direito com os sons, dá delay, etc... o efeito music da Asus Aura é bom, mas o da Gigabyte Fusion não gostei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@CG-Delegado Estou de volta e segui seu conselho. Comprei um controlador com 3 fans e uma fita de led digital. Não instalei pois vou trocar de gabinete e preciso alterar a configuração do watercooler, mas testei fora do gabinete e tem uma infinidade de efeitos!

 

Assim que eu trocar o gabinete e instalar posto as fotos aqui... Vou até dar um pulo nos tópicos de gabinetes e refrigeração pra ver um outro problema.

 

@Kabal wins Acredito que você esperava poder usar o recurso da sua placa-mãe para controlar os efeitos, e concordo que se funcionasse realmente bem, seria muito melhor controlar todos os leds por um único software... Mas de verdade? peguei essa placa controladora e só de ter colocado uma fan com o controlador externo (sem instalar) já me fez até esquecer do RGB Fusion.

 

Até logo!!!

 

Edit: Sou o autor do tópico. Apenas loguei pelo facebook, agora que eu percebi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema parecido, tenho a memoria corsair vengeance rgb pro e não consigo mudar o brilho e as vezes o rgb nao reconhece um ou os dois pentes de memoria. Será que a memoria veio com defeito?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PeterGriffin Possuo memórias corsair vengeance rgb também... confesso que o App icue (se é que esteja usando ele), é meio bugado. A última versão buga meu CS GO, perdendo muito fps (comprovei isso instalando e desinstalando algumas vezes) e na versão  anterior que é a que esta no meu pc agora, algumas vezes a luz de uma das memórias apaga e depois acende (tenho 4). Tente testar alguns programas de controle rgb variados, tanto da corsair ou qualquer outro. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DeadCool Tava testando agora pela iCue e parece que ta funcionando tudo certinho, mas no rgb fusion ainda está bem bugado. Pelo jeito é esses programinhas bugado que controlam o rgb mesmo. Você consegue alterar o brilho das memorias pelo rgb fusion?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Alex Lamim disse:

@CG-Delegado Estou de volta e segui seu conselho. Comprei um controlador com 3 fans e uma fita de led digital. Não instalei pois vou trocar de gabinete e preciso alterar a configuração do watercooler, mas testei fora do gabinete e tem uma infinidade de efeitos!

 

Assim que eu trocar o gabinete e instalar posto as fotos aqui... Vou até dar um pulo nos tópicos de gabinetes e refrigeração pra ver um outro problema.

 

@Kabal wins Acredito que você esperava poder usar o recurso da sua placa-mãe para controlar os efeitos, e concordo que se funcionasse realmente bem, seria muito melhor controlar todos os leds por um único software... Mas de verdade? peguei essa placa controladora e só de ter colocado uma fan com o controlador externo (sem instalar) já me fez até esquecer do RGB Fusion.

 

Até logo!!!

 

Edit: Sou o autor do tópico. Apenas loguei pelo facebook, agora que eu percebi.

valeu brother 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@PeterGriffin  Das minhas memórias, eu consigo controlar o brilho pelo RGB Fusion, porém em 4 níveis de intensidade. Qual o modelo das suas memórias?

 

Pergunto pois as mais novas da Corsair, podem reproduzir várias cores ao mesmo tempo, por exemplo, o efeito Arco-ìris em uma só memória... já as minhas cada uma reproduz uma cor por vez. Talvez os modelos tenham diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorei, mas como prometido, estou postando como ficou a criança com o controlador e fans que eu comprei. Realmente este controlador tem muuuuito mais efeitos!

 

@CG-Delegado Valeu mesmo pelas dicas!!!

 

20191130_172204.thumb.jpg.cae73e04899032eef865875b445f2bed.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...