Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador realizando a contagem ao contrário


Visitante

Posts recomendados

Meu circuito usa flip flop jk, e estou com problemas para concluir. Está realizando a contagem ao contrário 0,7,5,3,1,6,4,2  ao invés de  0,2,4,6,1,3,5. Não consigo fazer funcionar como deveria. Segue o print:
Contador síncrono.

0,7,5,3,1,6,4,2,0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Eu fiz o que você disse, quase deu certo. Só que o display tá iniciando no 7 ao invés do 0. Aparece 7 daí a sequencia correta que é 0,2,4,6,1,3,5, depois disso volta pro 7 de novo e o ciclo se repete. O que eu preciso fazer pro display iniciar corretamente no 0 e o 7 parar de aparecer de contagem?
O circuito está assim agora:

circuito1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, 002 disse:

a sequencia correta que é 0,2,4,6,1,3,5

Trem doido. porque seu professor pediria isto?

 

31 minutos atrás, 002 disse:

iniciar corretamente no 0

O pulo do gato é você analisar o pino reset (R). Deve dar um pulsinho nível zero nele na inicialização do sistema. Geralmente um capacitor pro gnd + R de pullup. Mas não sei se é seu momento de sentir a verdade dura do hw ou só quer saber da lógica. Também não conheço seu simulador. E pro 7 não aparecer, ele deve chegar um pouco atrasado no display pra que antes seus 111 resetem o sistema. De novo R's & C's... não sei se seu simulador ou você está preparado pra eles...

Aguarde novas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Obrigado. Na verdade eu também não sei porque ele pediu isso, talvez para ver se a gente direito antes de ir para a prática real. Ele falou sobre os contadores e no fim passou esse projeto e mais outros. Só falta esse, e to penando, só olhei o material de novo e fui montando o circuito. Sobre o simulador, geralmente funciona bem. A desvantagem é você ser obrigado a salvar o circuito a cada passo que dá para não correr o risco de fechar do nada e perder tudo. Como você disse, vou esperar por mais sugestões e ver o que faço.
Tenha um bom dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@002 o segredo ali é aquela porta or de 4 entradas. 

Eu falei pra mexer só no display, mas você mexeu na porta também. 

Vou deixar a tabela verdade da saída do contador:

000

010

100

110

001

011

101

111

Assim fica mais fácil, se parar pra analisar até mesmo com um contador comum fica fácil fazer a contagem. 

adicionado 2 minutos depois

E olhando bem, nem da tal porta precisa, os três flip flops fazem o que o seu professor pediu. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Esse trabalho envolve "Circuitos Lógicos Sequenciais e Combinacionais". Ele era muito usado antes da evolução dos microcontroladores.

Não se apenas "vê" o enunciado e se monta o circuito.

 

Envolve, primeiramente um "Diagrama de Estados". Nele se insere os dados, que no seu caso é a sequência numérica desejada. 

A condição é que o estado atual, valor de ordem "n", terá no estado seguinte o valor de ordem "n + 1"

Como são 7 valores, com três FFs é possível criá-lo.

 

Se o seu professor pediu para vocês fazerem este exercício, então ele já deve ter ensinado a matéria. Ela é meio trabalhosa, mas sempre te conduz à solução.

 

Pesquise sobre "Circuitos Lógicos Sequenciais e Combinacionais" e "Diagrama de Estados", que tem muita coisa ensinando como fazer.

Tem também muitos vídeos sobre isso no YouTube.

 

SUPER DICA 1

http://www.joinville.ifsc.edu.br/~michael.klug/DIG2/aula8_Maquina_Estados.pdf

 

SUPER DICA 2

 

 

Bons projetos.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...