Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma fonte de "7.4V" ?


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Fala pessoal, beleza?
Queria ajuda de todos vocês de uma coisa que estou quebrando a cabeça faz algumas semanas.
Estou em uma projeto que quero rodar um "equipamento" simulando a sua bateria, fiz alguns projetos com o "TIP 41" e umpotenciômetro, Fonte (daquelas de câmera de segurança que tem ajuste de tensão), mas nada adiantou. A corrente cai drasticamente e o aparelho não funciona!
Enfim.. como eu consigo "simular" essa bateria (da foto), só que na energia elétrica? Com a fonte da câmera de segurança eu consigo fazer esse aparelho funcionar, porém ela é 12V, eu quero que fique exatamente (ou perto, ou um pouco superior) a "7.4V"

 

SEGUE FOTO!
IMG_20190523_185300438.thumb.jpg.d1fe97b418409df4b531284e9d72893b.jpg
 

Agradeço, abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GrinderX19 disse:

É um fuzil de Airsoft!
a corrente que consome eu não sei.

Teria que saber, pois existem várias formas de fazer reguladores de tensão pra outras tensões.

Porém vi na bateria o valor de 1100mAh.

Isso significa que seu fuzil deve consumir uma corrente um pouco menor que isso, creio que um regulador igual o da foto, dê certo:

41YI1K5raEL._SX342_.jpg

É conhecido como LM2596, tem em muitos lugares pra vender a um preço baixo.

Existe outros pra montar como os LM317 e LM78XX, são mais baratos, só que necessitam de uso com dissipadores de calor.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, GrinderX19 disse:

alguns projetos com o "TIP 41" e umpotenciômetro

tem o desenho? Se não realimentar, tende a cair mesmo.

 

7 horas atrás, GrinderX19 disse:

mas nada adiantou. A corrente cai drasticamente

A tensão cai. Baseando no desenho, na capacidade da sua fonte, etc, dá pra se ter uma ideia do consumo. Assim, dá pra afirmar com mais segurança se o regulador chaveado do amigo @Renato.88 vai dar conta. Alguns aparatos trabalham com pico de consumo que só as baterias conseguem fornecer (com facilidade).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

@Renato.88 e @Isadora Ferraz

 

O que ele precisa é uma fonte 7.4V  que suporte picos de corrente em torno de 20A .

 

O detalhe desses rifles e pistolas airsoft é que as baterias precisam uma taxa de descarga elevada ( em picos de disparo, não consumo constante ) ,  normalmente entre 15C e 25C . As baterias LIPO como a da foto conseguem prover isso, já um alimentador permanente obtido a partir da retificação da rede 110V precisaria atender a mesma demanda. 

 

´_'

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, Tito Fisher disse:

picos de corrente em torno de 20A

Suspeitei desde o princípio... Neste caso mesmo o chaveado não deve dar bom resultado.

 

Um conceito teórico é o uso de capacitor que acumula carga por um tempo longo e a libera num "curto" (em duplo sentido). No caso penso que mesmo estes "pequenos" pra caber no rifle de 1...5F pode não acumular o suficiente. E mesmo que matematicamente sim, há a questão da R interna dele que impede a liberação imediata da energia. Enfim... com os tempos em mãos (mente), algum teórico poderá fazer alguma continha pra ele.

Mas pra efeito prático, a bateria é a melhor opção mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Renato.88 disse:

Teria que saber, pois existem várias formas de fazer reguladores de tensão pra outras tensões.

Porém vi na bateria o valor de 1100mAh.

Isso significa que seu fuzil deve consumir uma corrente um pouco menor que isso, creio que um regulador igual o da foto, dê certo:

41YI1K5raEL._SX342_.jpg

É conhecido como LM2596, tem em muitos lugares pra vender a um preço baixo.

Existe outros pra montar como os LM317 e LM78XX, são mais baratos, só que necessitam de uso com dissipadores de calor.

 

E qual a melhor a melhor fonte para alimentar ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GrinderX19 disse:

E qual a melhor a melhor fonte para alimentar ele?

 

Ola.

 

Eu não usaria os reguladores com LM2596 porque a corrente deles é 3A , voce vai precisar algo mais robusto.

 

Precisa uma saída de pelos menos 30A , então eu faria uma fonte usando trafo tipo esse da imagem.

 

Pesquisei rapidamente na internet e achei esse de 15A ,   usaria 2 desses devidamente retificados e filtrados, e ligaria as saidas em paralelo para obter os 30A .   Talvez o fabricante construa um com saida de 30A, daí diminui o trabalho.

 

A saida  DC  após retificado vai ser  uns 8.4V  então acrescentar um diodo 50A  para trazer a tensão abaixo de 8V.

 

Se bem que essas baterias 7.4 quando plenamente carregadas apresentam tensão acima de 8V , então talvez nem precise reduzir .

 

 

trafo-6-15A.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Tem no ML fontes chaveadas com saída de 12V e correntes acima de 20A por um preço bem razoável, são fontes para alimentar cameras ou Leds de alta potência.

 

Pode usar uma dessas e acrescentar alguns diodos de 25A em série para obter os seus 7,4 Volts, lembrando que nessas fontes tem um pequeno trimpot para ajuste fino da tensão de saída.

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

off 1/2 on topic...

3 horas atrás, aphawk disse:

12V e correntes acima de 20A

 

3 horas atrás, aphawk disse:

para alimentar cameras

Alimentei 7 cameras com 1 fonte 12V 2A... sério! Funciona direitin... Mas a fonte é 2A MESMO! Medida com carga

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola  @aphawk  e @Isadora Ferraz

 

A minha recomendação de construir uma alimentação com trafo não foi na contramão das vantagens apresentadas pelas fontes chaveadas , foi justamente  por conhecer o funcionamento tanto dessas armas quantos das fontes.

 

Essas armas tem um pistão interno ( normalmente acionado por solenóide ) que requer picos de corrente bem altos em frações de segundos, uma AEG de baixo rate vai acionar o pistão aprox 180 vezes por segundo com corrente significativa.

 

As fontes chaveadas tem o uso predominante em cargas de consumo constante e sendo usada como gerador de picos pode esquentar um pouco ou mesmo desarmar .  

 

A recomendação para picos nas fontes chaveadas ( de um modo geral ) é de pelo menos 50% da especificação nominal , e no caso querendo 30A precisariamos de uma chaveada de 90A .

 

Bem, o que vale são as tentativas e ajustes, vai depender da potencia da arma dele e da cadência de tiro, depende também do bolso, da frequência de uso da arma ,  da intenção de adquirir um sistema de alimentação robusto , e tantos outros fatores.

 

Como o usuario não passou mais detalhes nós tentamos evitar uma resposta  insuficiente ao propósito dele.

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece uma aplicação perfeita para supercapacitor, 3 de 2,7V em série e 500F (ou 300F, mas o de 100F deve ser mais que suficiente neste caso) com uma placa para balancear e uma resistência de potência para limitar a corrente de carga dos capacitores, imagino que uma fonte de uns 3 amperes x 7,4V deve ser mais que suficiente (com o supercapacitor)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2019 às 02:06, Renato.88 disse:

Teria que saber, pois existem várias formas de fazer reguladores

Em 19/06/2019 às 09:52, Tito Fisher disse:

Ola  @aphawk  e @Isadora Ferraz

 

A minha recomendação de construir uma alimentação com trafo não foi na contramão das vantagens apresentadas pelas fontes chaveadas , foi justamente  por conhecer o funcionamento tanto dessas armas quantos das fontes.

 

Essas armas tem um pistão interno ( normalmente acionado por solenóide ) que requer picos de corrente bem altos em frações de segundos, uma AEG de baixo rate vai acionar o pistão aprox 180 vezes por segundo com corrente significativa.

 

As fontes chaveadas tem o uso predominante em cargas de consumo constante e sendo usada como gerador de picos pode esquentar um pouco ou mesmo desarmar .  

 

A recomendação para picos nas fontes chaveadas ( de um modo geral ) é de pelo menos 50% da especificação nominal , e no caso querendo 30A precisariamos de uma chaveada de 90A .

 

Bem, o que vale são as tentativas e ajustes, vai depender da potencia da arma dele e da cadência de tiro, depende também do bolso, da frequência de uso da arma ,  da intenção de adquirir um sistema de alimentação robusto , e tantos outros fatores.

 

Como o usuario não passou mais detalhes nós tentamos evitar uma resposta  insuficiente ao propósito dele.

 

'_'

 

 

de tensão pra outras tensões.

Porém vi na bateria o valor de 1100mAh.

Isso significa que seu fuzil deve consumir uma corrente um pouco menor que isso, creio que um regulador igual o da foto, dê certo:

41YI1K5raEL._SX342_.jpg

É conhecido como LM2596, tem em muitos lugares pra vender a um preço baixo.

Existe outros pra montar como os LM317 e LM78XX, são mais baratos, só que necessitam de uso com dissipadores de calor.

 

 

Fala amigos.

Não deixei muitos detalhes pois não tenho tanto conhecimento assim com eletrônica e afins.

 

Vou ser mais específico o que fiz ou o que estou fazendo.

 

Estou usando uma fonte desse modelo da foto

+12v com 16.5A

Ela tem um regulador de tensão, do qual eu removi e coloquei um potenciômetro de 5k no lugar (para poder baixar mais a tensão)

Porém a arma (fuzil) só roda com 12v pra cima, e quando eu regulo a mesma tensão da bateria ela já não atira mais. O que eu poderia fazer?

 

IMG_20190619_213020793.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2019 às 09:52, Tito Fisher disse:

 

A recomendação para picos nas fontes chaveadas ( de um modo geral ) é de pelo menos 50% da especificação nominal , e no caso querendo 30A precisariamos de uma chaveada de 90A .

 

Bem, o que vale são as tentativas e ajustes, vai depender da potencia da arma dele e da cadência de tiro, depende também do bolso, da frequência de uso da arma ,  da intenção de adquirir um sistema de alimentação robusto , e tantos outros fatores.

 

Como o usuario não passou mais detalhes nós tentamos evitar uma resposta  insuficiente ao propósito dele.

 

Eu uso várias fontes chaveadas aqui, e uma é de 30A para a minha estação de radioamador. Ligo dois rádios nela, com consumo total de 28 A, e não tive nenhum problema.

 

Esse tipo de fonte não é feito para fornecer pico de corrente.

 

Mas olhando a bateria de nosso colega, ela é de 20C, então não fornece mais do que 22A em situação sustentada, mas pode sim fornecer picos maiores, não de maneira sustentada, por exemplo, 25A, sem prejudicar o seu desempenho.

 

Sem ter a medição da corrente com um osciloscópio, fica complicado dimensionar algum projeto para ele....

 

Eu acredito que uma fonte de 20A deve funcionar, e se mesmo assim não funcionar, colocaria alguns capacitores grandes na saída final, após os diodos de queda. Tipo 6 capacitores de 4.700 uF por 16V, deve dar uma boa ajuda na corrente de pico.

 

Mas esta mesma adição de capacitores pode ser feita na fonte atual que o @GrinderX19 postou logo acima, não custa caro e quem sabe resolve ...

 

Achei esta oferta aqui :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942841107-6x-capacitor-eletrolitico-10000uf-x-16v-10000uf-x-85c-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI887YlLL44gIVCxKRCh1uPwaNEAQYAyABEgKj8PD_BwE&quantity=1

 

Isto dá 60.000 uF .... deve ser mais do que o suficiente....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, aphawk disse:

Eu uso várias fontes chaveadas aqui, e uma é de 30A para a minha estação de radioamador. Ligo dois rádios nela, com consumo total de 28 A, e não tive nenhum problema.

 

Esse tipo de fonte não é feito para fornecer pico de corrente.

 

Ola @aphawk  .

 

Foi exatamente isso que eu quis dizer, fonte chaveada não foi feita para fornecer descargas instantâneas e repetitivas de corrente , como é justamente o caso requerido pelo aparelho do requerente.

 

O que me referi à limitação das fontes chaveadas é que pelo menos boa parte das que conheço não toleram oscilação instantânea de corrente maior que 50%  da capacidade nominal, elas entendem como curto circuito e desarmam.

 

Mas ... a sua sugestão de um bom banco de capacitores alivia o stress da fonte para esse tipo de uso e deve funcionar, ainda assim eu faria uma alimentação com trafo conforme a minha postagem anterior.

 

Bora pra frente , ajudamos o interessado a entender a dinâmica do seu aparelho e isso que importa.

 

'_'

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, aphawk disse:

 

Eu uso várias fontes chaveadas aqui, e uma é de 30A para a minha estação de radioamador. Ligo dois rádios nela, com consumo total de 28 A, e não tive nenhum problema.

 

Esse tipo de fonte não é feito para fornecer pico de corrente.

 

Mas olhando a bateria de nosso colega, ela é de 20C, então não fornece mais do que 22A em situação sustentada, mas pode sim fornecer picos maiores, não de maneira sustentada, por exemplo, 25A, sem prejudicar o seu desempenho.

 

Sem ter a medição da corrente com um osciloscópio, fica complicado dimensionar algum projeto para ele....

 

Eu acredito que uma fonte de 20A deve funcionar, e se mesmo assim não funcionar, colocaria alguns capacitores grandes na saída final, após os diodos de queda. Tipo 6 capacitores de 4.700 uF por 16V, deve dar uma boa ajuda na corrente de pico.

 

Mas esta mesma adição de capacitores pode ser feita na fonte atual que o @GrinderX19 postou logo acima, não custa caro e quem sabe resolve ...

 

Achei esta oferta aqui :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942841107-6x-capacitor-eletrolitico-10000uf-x-16v-10000uf-x-85c-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI887YlLL44gIVCxKRCh1uPwaNEAQYAyABEgKj8PD_BwE&quantity=1

 

Isto dá 60.000 uF .... deve ser mais do que o suficiente....

 

Paulo

Entendi!!

 

Mais uma pergunta, amigo.. como eu soldaria esses capacitores? Algum lugar específico na própria fonte? Na saída dela? Na entrada? Quero entender. Obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 18/06/2019 às 10:24, Isadora Ferraz disse:

uso de capacitor que acumula carga por um tempo longo e a libera num "curto"

 

Em 19/06/2019 às 11:55, Intrudera6 disse:

uma aplicação perfeita para supercapacitor, 3 de 2,7V em série e 500F (ou 300F, mas o de 100F deve ser mais que suficiente neste caso)

 

4 horas atrás, aphawk disse:

alguns capacitores grandes na saída final

 

20 minutos atrás, GrinderX19 disse:

Algum lugar específico

no mesmo lugar onde está a bateria... Paulão confirma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

o mesmo lugar onde está a bateria... Paulão confirma

 

Se usar essa fonte que o @GrinderX19 postou , use o banco de capacitores na saída dela.

 

Dependendo do circuito interno, a fonte pode também interpretar esse banco de capacitores como um curto-circuito, e pode até desarmar. Tem de testar para ver ....

 

Estamos aqui sempre falando de maneira conceitual, pois não temos os circuitos envolvidos....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, aphawk disse:

essa fonte que o @GrinderX19 postou , use o banco de capacitores na saída dela.

Paulão, se me permite... (claro né...)

Pode usar na saída da fonte sim. Mas .... se o fio for comprido até onde vai efetivamente ser usado, este age como R o que deve reduzir o picão de corrente necessário. Além do + com esta V tão 'baixa'. Por isso a ideia de colocar onde está a bateria: menor perda. Um exemplo prático é em pc onde tem capacitores altos perto da cpu

 

tmj...

7 minutos atrás, aphawk disse:

aqui sempre falando de maneira conceitual

Vulgo na prática há outra teoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2019 às 12:41, aphawk disse:

 

Eu uso várias fontes chaveadas aqui, e uma é de 30A para a minha estação de radioamador. Ligo dois rádios nela, com consumo total de 28 A, e não tive nenhum problema.

 

Esse tipo de fonte não é feito para fornecer pico de corrente.

 

Mas olhando a bateria de nosso colega, ela é de 20C, então não fornece mais do que 22A em situação sustentada, mas pode sim fornecer picos maiores, não de maneira sustentada, por exemplo, 25A, sem prejudicar o seu desempenho.

 

Sem ter a medição da corrente com um osciloscópio, fica complicado dimensionar algum projeto para ele....

 

Eu acredito que uma fonte de 20A deve funcionar, e se mesmo assim não funcionar, colocaria alguns capacitores grandes na saída final, após os diodos de queda. Tipo 6 capacitores de 4.700 uF por 16V, deve dar uma boa ajuda na corrente de pico.

 

Mas esta mesma adição de capacitores pode ser feita na fonte atual que o @GrinderX19 postou logo acima, não custa caro e quem sabe resolve ...

 

Achei esta oferta aqui :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942841107-6x-capacitor-eletrolitico-10000uf-x-16v-10000uf-x-85c-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI887YlLL44gIVCxKRCh1uPwaNEAQYAyABEgKj8PD_BwE&quantity=1

 

Isto dá 60.000 uF .... deve ser mais do que o suficiente....

 

Paulo

Boa noite

Então  eu poderia ter uma grande chance de fazer isso dar certo usando 20A?

 

E  se fosse o caso de fazer uma adaptação dessa fonte que estou usando para colocar os capacitores nela? Como seria na prática? Segue foto da fonte aberta.

 

IMG_20190621_180316169.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2019 às 12:41, aphawk disse:

 

Eu uso várias fontes chaveadas aqui, e uma é de 30A para a minha estação de radioamador. Ligo dois rádios nela, com consumo total de 28 A, e não tive nenhum problema.

 

Esse tipo de fonte não é feito para fornecer pico de corrente.

 

Mas olhando a bateria de nosso colega, ela é de 20C, então não fornece mais do que 22A em situação sustentada, mas pode sim fornecer picos maiores, não de maneira sustentada, por exemplo, 25A, sem prejudicar o seu desempenho.

 

Sem ter a medição da corrente com um osciloscópio, fica complicado dimensionar algum projeto para ele....

 

Eu acredito que uma fonte de 20A deve funcionar, e se mesmo assim não funcionar, colocaria alguns capacitores grandes na saída final, após os diodos de queda. Tipo 6 capacitores de 4.700 uF por 16V, deve dar uma boa ajuda na corrente de pico.

 

Mas esta mesma adição de capacitores pode ser feita na fonte atual que o @GrinderX19 postou logo acima, não custa caro e quem sabe resolve ...

 

Achei esta oferta aqui :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942841107-6x-capacitor-eletrolitico-10000uf-x-16v-10000uf-x-85c-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI887YlLL44gIVCxKRCh1uPwaNEAQYAyABEgKj8PD_BwE&quantity=1

 

Isto dá 60.000 uF .... deve ser mais do que o suficiente....

 

Paulo

 como eu poderia adicionar esse capacitores a mais na minha fonte meu amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...