Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador bom para Promob


Posts recomendados

Oi, pessoal. Sou filho de uma arquiteta que trabalha com o Promob Plus, um programa que, dentre outras funções, serve para projetar ambientes em 3D e, depois, renderizá-los em forma de imagem. Ela tem um notebook da Dell que tem acatado bem às necessidades de mobilidade. Eu, entretanto, tenho um PC de mesa que, nos últimos dias, tem sido usado para fazer os renders por ser mais potente.

Como a minha mãe viu potencial no PC, ela perguntou se dava para fazer, aos poucos, upgrades nele para aumentar a potência e eu disse que sim. Queria tirar aqui umas dúvidas sobre quais peças teriam um melhor custo benefício para atender tanto ao Promob quanto a um eventual jogo que eu venha a baixar.

Atualmente, minhas especificações são:

  • Intel Core i3 3240 @ 3,4GHz - 2 núcleos/4threads;
  • 4GB de RAM - DDR3 single channel;
  • Placa de vídeo GeForce 8400GS.

Como podem ver, nenhum dos três itens é lá essas coisas e, pesquisando, eu vi que um bom gráfico integrado já seria melhor que essa placa dedicada que eu tenho. Por conta disso e, obviamente, do custo, imagino que o melhor seria comprar primeiro o processador e a placa-mãe; depois, a placa de vídeo e as memórias. Seriam esses os itens:

  • AMD Ryzen 5 2400G;
  • ASRock A320M-HD;
  • Zotac NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB;
  • Memória Corsair Vengeance LPX 8GB (2x4GB) 3000MHz DDR4.

Eu escolhi o processador porque ele regula de preço (e, às vezes, é até mais barato) com o i5 equivalente, mas tem mais threads e, por causa disso, trabalha melhor com renderização, além de ter o gráfico integrado bom. O que vocês acham? Essa escolha de peças iria nos atender? Seria muito necessário comprar a RAM logo junto ao processador e à placa-mãe ou daria de esperar até a segunda compra? Desculpa ter tomado todo esse tempo de vocês, agradeço desde já pela ajuda. Um forte abraço. Allan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Math.Pi disse:

Recomendo uma placa-mãe B450, senão você vai ficar muito limitado a upgrades. Se for pegar placa de vídeo mais pra frente, esse processador está ótimo. Senão, pegue um 1600 ou 2600.

A320 não suportará next-gen Ryzen 3000. Além disso você tem limitação maior de frequência de memória e OC de processador, menos slots de memória, VRM básico, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu começaria pela placa de vídeo no seu caso, já poderá jogar com o seu atual e deve melhorar a performance, pois é bem superior ao seu atual. Aí depois pode pegar o processador 1600/2600 ou se demorar até o 3600, pois tem mais núcleos, a placa-mãe e memórias novas.

 

Na página de requisitos, eles recomendam Nvidia mesmo, mas não falam nada de AMD, apenas que a placa seja compatível com Open GL, o que ambas são, então acho que pode olhar as equivalentes da AMD também, RX 580 4 e 8 GB.

 

Mas não conheço tão bem assim o programa, pra saber se ele puxa mais da VGA ou do processador. Você poderia olhar no gerenciador de tarefas na hora da renderização, como fica o percentual de uso de ambos, e escolher qual mudar primeiro. Você pode mudar primeiro o processador e pegar os x600 se preferir, pois tem a placa de vídeo atual, mesmo ela sendo bem fraquinha. Ela equivale a G210 que a página de requisitos diz ter restrições, inclusive deve ser inferior ao gráfico Intel do processador. E sim, os gráficos integrados dos Ryzen são MUITO superiores e também são alternativa, até mais barato caso decida não pegar a VGA tão cedo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...