Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual devo escolher, underclock ou overclock?


Posts recomendados

Olá, olha só eu sou uma pessoa que não liga muito para gráficos, gosto de jogar meus jogos mmos de boas (leves a maioria), como Albion online etc, no maximo jogo um gta online, nada demais, tenho um Ryzen 5 2400G com uma biostar b350gt3, que me suprem bem, estou utilizando minhas memórias a 2933 14-15-15 1.35v, que também estão me suprindo, mas eu ultimamente tive uma duvida do que valeria mais a pena.
Eu fiz alguns ajustes na bios e defini duas configurações uma com um undervolt e underclock, processador em  1.25v a 3.6ghz boost desativado, e a igpu com 1200mhz a 1.15v. Nessa config minha temperatura ficou em 68 graus na maxima (não utilizo nada além do cooler box padrão), o que eu achei bom (fiz os testes com o aida, cinebench etc).
A outra configuração foi um overclock, o processador eu ativei o boost e ai aumentei a tensão para 1.35v, e a igpu coloquei a 1500 a 1.25v, também estáveis, mas a temperatura máxima que chegou foi 82 graus, teve um aumento consideravel de fps, mais de 10 de fps, porém não sei se vale a pena pela alta tensão e pela temperatura alta.
Gostaria de saber a opnião de vocês, se levar em consideração que não estou a procura de gráficos melhores, mas sim somente rodar a 60 frames (o que eu já consigo) e se puder melhorar um pouco o gráfico, qual configuração eu devo usar?

adicionado 13 minutos depois

OBS: em jogos mesmo com o fps liberado não passa de +-55 graus, mas mesmo assim né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o teu sistema te supre satisfatoriamente, você pode deixar tudo em stock que está ótimo.

 

Porém quanto ao overclock, a AMD aconselha a não passar de 1.45V no Vcore e 1.2V no SOC Voltage; outra coisa, é a temperatura que nas specs da AMD, estando abaixo de 95° C, tudo bem. Esses 82° C que você pegou foram em uso normal e jogando ou rodando benchmark? Se for em benchmark, ótimo porque é um cenário extremo e no "mundo real" a temperatura de uso tende a ser beeeeem mais baixa, se for durante o gameplay mesmo já começaria a me preocupar em usar um cooler melhor.

 

Por fim, acho válido lembrar que as APUs Ryzen se beneficiam bastante com memórias mais rápidas, as tuas a 2933 MHz estão muito boas nesse ponto, se for possível subir um pouco mais sem mexer na tensão pode ser uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...