Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos apresentando Diversos problemas durante game play


Posts recomendados

Primeiramente obrigado por se interessar no problema, espero que você esteja aqui para ajudar e não por que está tendo problemas parecidos, se estiver eu lamento e muito.

 

Espero que o problema esteja na seção correta.

 

Minha maquina já tem cerca de 5 anos de uso, tive problema com uma VGA queimada ah um pouco mais de um ano e um HD que "morreu" mais ou menos na mesma época, a configuração dele é a seguinte:

 

i7 4770k 

Sabertooth z87

TitanX (modificada de segunda mão)

Corsair Vengeance 1866 8GB*2

Evo840 128GB*2

Barracuda 1TB

Corsair CS750m

H100i 

Windows10 home

 

Bom, o problema começou de maneira leve, na verdade foi um problema crescente...

A cerca de dois meses eu decidi, apos 2 anos afastado, experimentar como estava o game DotA2... no começo não dava problema algum até que um dia o game apresentou problemas sem motivos, como havia outras pessoas reclamando do mesmo problema e havia tido uma att. do windows naqueles dias eu acreditei que pudesse ser algo referente a isso...

Preciso deixar claro que os drivers sempre estiveram atualizados, da VGA por exemplo era feito via GForce Experience...

 

Alguns dias depois o erro voltou a ocorrer e com frequência quase que diária, ao menos uma vez por dia eu diria, mas não era algo que me preocupava pois eu jogava diversos outros games e nem um problema ocorria nos demais, posso listar entre os games que me recordo: "CS GO, Path of Exile, Rust, PUBG, DayZ, Banished e Demonicon", passado umas três semanas eu havia cansado do DotA2 e o desinstalei, não havia preocupação alguma até que na semana seguinte o CS GO começou a apresentar problemas, o game fechava sozinho e um arquivo era corrompido, algumas vezes a mensagem de error era a seguinte "fatal error loading vertex shader weapondecal_vs30", eu reparava o game e voltava a jogar, passavam se dois dias e ocorria novamente, era algo estranho, procurei nos forums problemas parecidos mas nem um tinha uma causa ou solução que se encaixavam com o meu caso. ainda assim os demais games não apresentavam problemas.

 

Ah cerca de três semanas um amigo me contactou me falando sobre o novo game "Magic The Gathering Arena" (MTGA), eu instalei o game e apos umas duas horas começaram a ocorrer erros no minimo bizarros e constantes, para ser mais preciso eram dois erros bem distintos, ocorriam aleatoriamente...

-O menos grave consiste em ambas as telas (uso dois monitores) ficarem pretas por alguns segundo e quando voltar a imagem do game esta invisível, no caso eu vejo minha área de trabalho, com o game aberto, vejo o cursor "in game" e escuto nitidamente que tenho total controle do game porém não posso ver o que está acontecendo, ao mesmo tempo qualquer video ou stream que eu esteja assistindo para de responder, no caso do youtube o chrome para de responder e no caso da Twitch.tv ocorre aleatoriamente o erro #3000 (um error de decoder) ou #4000 (resource format's not supported), neste caso preciso abrir o gerenciador de tarefas para poder fechar o programa e voltar a utilizar o PC.

-O mais grave consiste em ambas as telas ficarem pretas, eu continuar escutando áudio de algum video ou stream por alguns segundos (3-5 seg) e na sequencia o PC trava completamente, teve alguns casos  em que as telas ficaram com cores solidas e bizarras, as vezes cores diferentes em cada monitor, neste caso a unica coisa que eu posso fazer é desligar o PC.

Entrei em contato com o suporte do game e apos diversas possíveis soluções falharem eu resolvi desistir, mesmo por que o erro só estava ocorrendo com este game, era o que eu pensava...

 

Ah duas semanas me falaram que poderia ser vírus, passei alguns anti-vírus mas nada foi acusado, vi algumas pessoas falando que poderia ser memória ou hd, ainda não testei a memória por que não deu nem uma tela azul, resolvi então formatar o PC, desmontei a Raid1 que eu tinha e testei a instalação nos três (SSDs e HD), nem um problema aparente físico com eles, inclusive hoje eu passei o hdtune como dizia no post em destaque do forum e tudo correu bem nos três casos.

Semana passada começou uma nova liga no Path of Exile e eu queria e muito jogar, o problema estava apenas no CS GO e no MTGA aparentemente... porém... um terceiro tipo de error começou a ocorrer jogando PoE... esse error era bem aleatorio, poderia jogar por horas sem problemas ou então ele repetia 3 ou 4x seguidas... mas era um erro "level"... basicamente o game crashava com um fatal error, a tela do game ficava preta e no centro aparecia uma pequena janela com o titulo "Exception" e aleatoriamente na box a mensagem "CreateShaderResourceViewEx" ou "Present" e um botão de "OK"... o game havia recebido uma atualização nova e como sempre no começo da liga sempre ocorrem bugs, eles tem que lançar um patch para corrigir os problemas na semana seguinte, muita gente estava reclamando de problemas parecidos...

 

Bom... se não bastasse tudo isso, semana passada veio a martelada derradeira... a MB começou a trigar o Anti-Surge enquanto jogo... e apenas enquanto eu jogo... aleatoriamente...

Posso passar o dia todo assistindo videos, na internet, etc... nada ocorre... porém se eu começo a jogar apos alguns minutos o computador desliga e depois de 3 segundos liga novamente, 50% das vezes aparece a mensagem que o anti-surge desligou o PC para evitar danos... o mais incrível é que o problema ocorre em TODOS os jogos EXCETO um... MTGA... este eu posso jogar normalmente, porém o erro menos grave continua ocorrendo, já o de erro mais grave que trava o PC não...

Entrei em contato com a Asus, apos ver diversas pessoa falando apenas para desligar o anti-surge, o suporte me disse que se eu tinha certeza que a fonte estava ok era pra eu desligar o recurso e me desejou boa sorte pois não tinham nem uma outra sugestão do que fazer... ridículo isso... mas ok... desliguei o anti-surge e o PC continou desligando/reiniciando sozinho... então eu estava certo e aliviado que havia encontra do problema, era a fonte... peguei a fonte do meu PC antigo, uma Corsair TX750w, e substitui para resolver o problema... o que não ocorreu... 

 

Reduzi as possibilidades para a MB, Processador (duvido e muito que seja), VGA e Memoria (que duvido também mas farei um teste com ela seguindo o tópico em destaque).

 

Bom, se você chegou até aqui obrigado, espero que você tenha algo para compartilhar, deixando claro que em todos os testes os drivers estavam atualizados;

 

As únicas peças que não faço ideia de como testar são a MB e o Processador... amanha vou tentar testar a VGA no meu PC antigo, porém é uma 790i Ultra com PCI Express 2.0, então não tenho certeza se vai funcionar, mesmo tendo visto diversas pessoas falando que funciona apenas com menos poder de transferência e processamento... 

 

Qualquer dica ou ajuda é bem vinda, muito obrigado.

 

 

Edit*1**

"Antes que perguntem, não ah problemas com super aquecimento, eu usei CCleaner para wipar os cookies, Slim Drivers para atualizar os drivers, HDTune para testar os discos e no caso das voltagens eu tentei observar enquanto jogava através do CPUID e Corsair LINK e não vi nada anormal até o Anti-Surge triggar."

 

Edit*2**

"apos 55 min o memtest86+ não encontrou nem um erro nas memorias, reduzindo o erro para MB ou Processador, talvez VGA"

 

Edit*3**

"Desisti de testar minha VGA no PC antigo, o mesmo esta apresentando um comportamento muito estranho de processamento, ainda assim resolvi testar a MB removendo a VGA e usando apenas o video integrado da mesma, sinceramente acho que foi o melhor teste que eu poderia fazer... estou jogando CS GO (mesmo que em low fps) a horas sem nem um incidente, caso o possivel problema seja a VGA ainda não explicava o trigger do Anti-Surge... apos ponderar sobre o problema cheguei a conclusão que capacitores danificados poderiam ser a causa, pois influenciam direto na energia e isso poderia estar acionando o anti-surge, por favor alguém me corrija se eu estiver errado e se entender sobre o assunto me ajude com informações por favor, amanha devo abrir a VGA para ver se identifico componentes defeituosos... mesmo ninguém tendo respondido ainda vou manter o tópico pois alguém mais pode ter o mesmo problema no futuro."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...