Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que eu preciso saber para comprar um processador sem nenhum erro?


Posts recomendados

Características principais de um processador:

Clock. Quanto maior, mais rápido melhor

Quantidade de núcleos:mas deve observar se o aplicativo/jogo utiliza bem

Tecnologia: é a espessura da litografia empregada.Quanto menor menos energia(e calor) é gasta.

Arquitetura:atualmente apenas duas para PC: AMD e Intel

Cache:são buffers(tipo de depósito onde dados ficam armazenados esperando ser utilizados)

Quanto ao preço depende do seu orçamento e deve ver o conjunto todo:CPU,MB e RAM.

O restante do PC costuma ser aproveitável em qq tipo de equipamento(gabinete, fonte,etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, PedraX disse:

Características principais de um processador:

Clock. Quanto maior, mais rápido melhor

Quantidade de núcleos:mas deve observar se o aplicativo/jogo utiliza bem

Tecnologia: é a espessura da litografia empregada.Quanto menor menos energia(e calor) é gasta.

Arquitetura:atualmente apenas duas para PC: AMD e Intel

Cache:são buffers(tipo de depósito onde dados ficam armazenados esperando ser utilizados)

Quanto ao preço depende do seu orçamento e deve ver o conjunto todo:CPU,MB e RAM.

O restante do PC costuma ser aproveitável em qq tipo de equipamento(gabinete, fonte,etc)

@PedraX Mas tipo eu quero comprar o amd phenom ii x4 955 é compativel?? O que eu tenho que comparar para ver se é o certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, PeTrusZin disse:

@PedraX Mas tipo eu quero comprar o amd phenom ii x4 955 é compativel?? O que eu tenho que comparar para ver se é o certo?

O que deve ser compatível em um PC é placa-mãe, processador e memórias.
Se você não informar o modelo de sua placa-mãe ninguém poderá dizer se o phenom ii x4 955 é compatível para você, embora dê para deduzir que sim. Diga também quais são as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Crixus Champion disse:

O que deve ser compatível em um PC é placa-mãe, processador e memórias.
Se você não informar o modelo de sua placa-mãe ninguém poderá dizer se o phenom ii x4 955 é compatível para você. Diga também quais são as memórias.

@Crixus Champion Quais processadores que funcionam ai?

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Screenshot_4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Não tinha entendido bem a dúvida.O que precisa saber mesmo é o modelo da placa-mãe.

Ví que é ASRock N68-S, é só ir no site:

https://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-S/#CPU

Só tem que tomar cuidado porque os Phenom II (os mais rápidos)são famosos por esquentar muito e tem que ver se você está preparado para resfriar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da fabricante da placa-mãe, diz que ela suporta processadores de até 95 Watts, enquanto que o phenom ii x4 955 é um processador de 125 Watts.

 

Esse link do site da fabricante da placa-mãe fornece uma lista de processadores suportados, e para alguns deles é necessário a bios atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.
Segundo o fabricante:

- Support up to 95W Socket AM2+* / AM2 processors: AMD Phenom™ FX / Phenom / Athlon 64 FX / Athlon 64 X2 Dual-Core / Athlon X2 Dual-Core / Athlon 64 / Sempron processor
- Support up to 95W Socket AM3 processors*: AMD Phenom™ II X6 / X4 / X3 / X2 and Athlon II X4 / X3 / X2 processors
- Supports AMD's Cool 'n' Quiet Technology
- FSB 1000MHz (2.0 GT/s)
- Supports Untied Overclocking Technology
- Supports Hyper-Transport Technology
 

*If you use AM3 / AM2+ CPU on AM2 chipset motherboard, the system bus speed will downgrade from HT3.0 (5200 MT/s) to HT1.0 (2000 MT/s), but the CPU frequency will not be influenced.

**For more information, please refer to the "CPU Support List".

Dê uma passada no site: https://www.asrock.com/mb/nvidia/n68-s/

Mas se atente para os detalhes.
Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Daianne Limeira disse:

Bom dia.
Segundo fabricante:

- Support up to 95W Socket AM2+* / AM2 processors: AMD Phenom™ FX / Phenom / Athlon 64 FX / Athlon 64 X2 Dual-Core / Athlon X2 Dual-Core / Athlon 64 / Sempron processor
- Support up to 95W Socket AM3 processors*: AMD Phenom™ II X6 / X4 / X3 / X2 and Athlon II X4 / X3 / X2 processors
- Supports AMD's Cool 'n' Quiet Technology
- FSB 1000MHz (2.0 GT/s)
- Supports Untied Overclocking Technology
- Supports Hyper-Transport Technology
 

*If you use AM3 / AM2+ CPU on AM2 chipset motherboard, the system bus speed will downgrade from HT3.0 (5200 MT/s) to HT1.0 (2000 MT/s), but the CPU frequency will not be influenced.

**For more information, please refer to the "CPU Support List".

Dê uma passada no site: https://www.asrock.com/mb/nvidia/n68-s/

Abç.

Queria saber mais sobre essa ressalva que eles colocaram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Crixus Champion disse:

No site da fabricante da placa-mãe, diz que ela suporta processadores de até 95 Watts, enquanto que o phenom ii x4 955 é um processador de 125 Watts.

 

Esse link do site da fabricante da placa-mãe fornece uma lista de processadores suportados, e para alguns deles é necessário a bios atualizada.

 

9 minutos atrás, PedraX disse:

Ok. Não tinha entendido bem a dúvida.O que precisa saber mesmo é o modelo da placa-mãe.

Ví que é ASRock N68-S, é só ir no site:

https://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-S/#CPU

Só tem que tomar cuidado porque os Phenom II (os mais rápidos)são famosos por esquentar muito e tem que ver se você está preparado para resfriar.

@Crixus Champion @PedraX Desculpe eu sou meio lentinho, seguinte todos os procesadores do site da minha placa-mãe funcionam nela?? E por exemplo eu pesquiso algum processador X6 ai eu vejo nas especificações dele o watts e se for 95 ou abaixo ele suporta, certo? E outra, nas especificações da placa-mãe diz que ela suporta ddr2, porém minhas memorias são da kingstom e são ddr3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PeTrusZin disse:

 

@Crixus Champion @PedraX Desculpe eu sou meio lentinho, seguinte todos os procesadores do site da minha placa-mãe funcionam nela?? E por exemplo eu pesquiso algum processador X6 ai eu vejo nas especificações dele o watts e se for 95 ou abaixo ele suporta, certo?

Sim, o link de processadores suportados do site da placa-mãe possui os modelos suportados por ela, que são aqueles de até 95 watts.

Note que o último quadro da tabela "since bios" (desde a bios) indica em qual atualização de bios a placa-mãe precisa pelo menos estar para o processador desejado, sendo que P2.10 é a última lançada para sua placa-mãe.

adicionado 3 minutos depois

E de acordo com o seu CPU Z você está com uma bios bem antiga, a P1.50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Sim, o link de processadores suportados do site da placa-mãe possui os modelos suportados por ela, que são aqueles de até 95 watts.

Note que o último quadro da tabela "since bios" (desde a bios) indica em qual atualização de bios a placa-mãe precisa pelo menos estar para o processador desejado, sendo que P2.10 é a última lançada para sua placa-mãe.

@Crixus Champion Como eu posso saber minha BIOS e tem como atualiza-la? E esse funciona? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089563655-proc-desk-amd-am3-phenom-ii-x4-955-32ghz-95w-oem-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Queria saber mais sobre essa ressalva que eles colocaram


Em linhas gerais é o seguinte:

*If you use AM3 / AM2+ CPU on AM2 chipset motherboard, the system bus speed will downgrade from HT3.0 (5200 MT/s) to HT1.0 (2000 MT/s), but the CPU frequency will not be influenced.
 

Usando processadores soquete AM3 ou AM2+ em placa-mãe com soquete AM2 (tecnologia mais antiga), haverá uma redução de velocidade do barramento (bus) do sistema. Barramento seria o conjunto de ligações físicas, o encaixe de que cada peça precisa para se comunicar e funcionar corretamente em conjunto com a placa-mãe, principalmente as memórias. Isso seria óbvio tendo em vista que cada tecnologia tem um número específico de pinos (contatos), AM2, AM2+, AM3...
Mas esta redução, segundo o enunciado, não influencia na frequência da CPU.

Se atentarmos para o processador usado atualmente (AMD Sempron 140 / Soquete AM3 (938 pinos)), essa "redução" do barramento já deve ocorrer.

Abç

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, PeTrusZin disse:

Qual dessas eu baixo?Screenshot_5.thumb.png.df922ecea67660396bde9342fd60d9d6.png

 

Atualizar BIOS é rápido e tem um certo risco caso acabe a energia. Reza a lenda que se faltar luz dá problema na placa-mãe.
Note ali o aviso da Arsock, não recomendando atualizar se estiver funcionando.

Você precisa da versão 2.10, que é essa última postada, com data de 2010/7/1. Você está vendo 3 delas porque são métodos diferentes. Realmente recomendo que leia muito as explicações e nao sei qual indicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, PeTrusZin disse:

Desculpe eu sou meio lentinho, seguinte todos os procesadores do site da minha placa-mãe funcionam nela?? E por exemplo eu pesquiso algum processador X6 ai eu vejo nas especificações dele o watts e se for 95 ou abaixo ele suporta, certo? E outra, nas especificações da placa-mãe diz que ela suporta ddr2, porém minhas memorias são da kingstom e são ddr3

??Tem certeza?DDR3?Coloque a aba memory do CPU-Z.E quanto á CPU a lista é válida sim, como já disseram tem que respeitar o limite da temperatura que o soquete suporta, mas nessa lista todos são abaixo de 95W de TDP.

Só tem que tomar cuidado com o resfriamento dele, aí tem que ver cooler, gabinete, FAN, etc 

adicionado 0 minutos depois

E precisa atualizar a BIOS citada na lista de cada CPU.Sua BIOS é antiga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PeTrusZin disse:

E outra, nas especificações da placa-mãe diz que ela suporta ddr2, porém minhas memorias são da kingstom e são ddr3

 

Não são não, na foto do CPU-Z, na aba memória, está claramente ali, DDR2. Você deve ter se confundido.

 

2 horas atrás, PeTrusZin disse:

 

Esse não está na lista de CPUs suportadas. E sinceramente, achei caro, um Athlon 200GE novo é mais barato era mais barato até uns dias atrás (que houve com esses preços!) e bem mais forte, mas precisaria de outra placa-mãe e memória novas além do processador e o valor deve passar dos R$ 720 com os fretes, e o vendedor não parece ser muito bom, além de não conhecer o produto que vende (nos comentários ele diz não ser compatível com AM3+, por exemplo).

 

Eu se fosse você, faria sim o update da Bios e veria se existe uma opção nela chamada "Asrock UCC" (veja exemplo neste vídeo). Esse UCC significa "Unlock CPU Core", que na prática libera alguns núcleos desabilitados do processador. Muitas vezes são núcleos bons adormecidos apenas para suprir a demanda de um processador mais barato. No seu caso, seu processador se tornaria dual core, e já ajudaria bem. Em seguida, investiria o dinheiro em um SSD, e sua máquina já ficaria muito boa.

 

Outra opção, caso não desbloqueie ou o desbloqueio cause instabilidades e precise bloquear de novo, eu olharia os outros Athlon e Phenom II X3 e X4, que no ML estão pela metade desse preço praticamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, dudaskank disse:

Outra opção, caso não desbloqueie ou o desbloqueio cause instabilidades e precise bloquear de novo, eu olharia os outros Athlon e Phenom II X3 e X4, que no ML estão pela metade desse preço praticamente.

 

Eu, particularmente, tô preferindo comprar processador usado no AliExpress.
Isto não é uma indicação, por favor, não interprete desta forma. Sei que existem várias observações referente a isto e o risco é bem grande de comprar e ter problemas, aliás... como toda compra de itens usados, mas a variedade é enorme e o preço bem, bem, bem atrativo. Sabendo procurar com paciência, observando as reputações dos vendedores, lendo os detalhes e os comentários deixados por compradores, principalmente os brasileiros, se consegue, digamos que minimizar os riscos. Eu estou na expectativa da chegada de um processador para substituir o meu atual G2010. Analise, avalie e faça por sua conta e risco.

Abç.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dudaskank disse:

 

Não são não, na foto do CPU-Z, na aba memória, está claramente ali, DDR2. Você deve ter se confundido.

 

 

Esse não está na lista de CPUs suportadas. E sinceramente, achei caro, um Athlon 200GE novo é mais barato era mais barato até uns dias atrás (que houve com esses preços!) e bem mais forte, mas precisaria de outra placa-mãe e memória novas além do processador e o valor deve passar dos R$ 720 com os fretes, e o vendedor não parece ser muito bom, além de não conhecer o produto que vende (nos comentários ele diz não ser compatível com AM3+, por exemplo).

 

Eu se fosse você, faria sim o update da Bios e veria se existe uma opção nela chamada "Asrock UCC" (veja exemplo neste vídeo). Esse UCC significa "Unlock CPU Core", que na prática libera alguns núcleos desabilitados do processador. Muitas vezes são núcleos bons adormecidos apenas para suprir a demanda de um processador mais barato. No seu caso, seu processador se tornaria dual core, e já ajudaria bem. Em seguida, investiria o dinheiro em um SSD, e sua máquina já ficaria muito boa.

 

Outra opção, caso não desbloqueie ou o desbloqueio cause instabilidades e precise bloquear de novo, eu olharia os outros Athlon e Phenom II X3 e X4, que no ML estão pela metade desse preço praticamente.

 

@dudaskank Eu vi esse video ai, e não achei essa opção mas achei isso, o que eu faço agora??

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse @dudaskank, o processador do link está caríssimo, e ainda NÃO acompanha cooler, você ainda teria que gastar de 50 a 100 reais em um cooler, fora o frete.
O Mercado Livre é o pior lugar do universo para se comprar peças, sejam elas usadas ou novas.
Com pouco mais de 300 reais você compra um kit AM3/AM3+ hoje em dia.

Esse processador aí, o vendedor, esperto, comprou na China e o está revendendo.
Veja ele aqui por 69 reais na China.
Ou então esse outro por 83 reais

Lembrando que esses da China vem sem cooler na maioria dos casos, assim como os do Mercado Livre que são comprados lá.
Lembrando novamente que este processador não é compatível com sua placa-mãe, estamos apenas alertando ao alto preço.
A China é uma boa opção para o que for comprar para sua placa-mãe, e mesmo se você for tributado, ainda assim vai compensar muito. O problema é esperar chegar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...