Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias diferentes rodam bem? Dual Channel funciona?


Ir à solução Resolvido por Marcos Caique,

Posts recomendados

Então,

 

Há dois anos montei meu computador e inicialmente comprei apenas uma memória RAM, a HyperX Savage 8GB DDR4 de 2133Mhz e nos últimos meses vim procurando para colocar mais uma e como sabemos o ideal é que seja idêntica a que já está no computador pois se uma for melhor que a outra, a mais potente irá se igualar a mais fraca e blablabla...

 

Porém esse modelo que tenho foi lançado em 2015 e já foi descontinuado, não sei o motivo mas foi o que o atendimento da HyperX Brasil me informou e que seria difícil eu encontrar há venda. E realmente não estou conseguindo encontrar...

 

Mas estava pensando em comprar uma memória mais potente por exemplo uma HyperX Predator RGB 8GB 3200Mhz DDR4 e colocar junto com a HyperX Savage que já tenho, mais isso seria temporário, pois num futuro proximo vou fazer um upgrade de placa-mãe e placa de vídeo.

 

A questão é:

 

1. Além da Predator rodar em 2133mhz por causa da Savage, existe algum problema que pode ser causado à memória ram?

2. O "Dual Channel" irá funcionar normalmente?

3. Minha placa-mãe que tenho hoje suporta até 2133 Mhz, se colocar a Predator de 3200Mhz vai rodar? Mesmo que à 2133Mhz...

 

O fato é que não queria comprar uma memória RAM de 2133Mhz só por enquanto se final do ano pretendo trocar a placa-mãe pra melhorar essa questão.

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@KayZuu Se sua placa-mãe possui o limite de trabalho a uma frequência de 2133mhz ao colocar uma RAM com uma frequência maior ela funcionara normalmente, entretanto com a frequência limite da placa-mãe, de certa forma você não vai utilizar todo o potencial da RAM, mas se pretende fazer um upgrade futuramente essa já pode ser um investimento para seu futuro setup. Observe também a latência das RAM,quanto menor for melhor, ou seja, mais rápido será a a transferência de dados e se uma possuir a latência maior que a outra a de menor latência irá se igualar a de maior e trabalhar na mesma velocidade assim como na frequência havendo uma pequena perda de desempenho de uma das RAM. Quanto ao dual channel a maior preocupação é se as duas são do mesmo tipo ddr2,ddr3,ddr4, nesse modelo mais recente DDR4 a compatibilidade das RAM estão bem melhor e acredito que irá funcionar o dual channel normalmente independente da frequência e latência, mas como disse sempre o pente superior irá se igualar ao inferior. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, KayZuu disse:

O fato é que não queria comprar uma memória RAM de 2133Mhz só por enquanto se final do ano pretendo trocar a placa-mãe pra melhorar essa questão.

Faz mais sentido você só comprar um pente de 2400mhz basicão mesmo e usar com o atual. Quando trocar a placa-mãe por uma que permita overclock maior na RAM, aí você faz o OC manualmente, que de qualquer forma provavelmente vai ficar limitado pelo pente mais fraco mesmo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...