Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Trindade Silveira

Sistema Operacional para PC como Central Multimídia

Posts recomendados

Boa noite galera!

Há um tempo atrás montei um computador como central multimídia no meu carro. Para isso usei um computador pequeno (me parece o mesmo hardware de notebook, porém sem tela, teclado, drive de cd e etc.) ligado a uma tela de 7" com touch capacitivo. O sistema é ligado à parte elétrica do carro e a função liga/desliga é feita por meio da chave do carro, foi feita uma adaptação no botão power do PC, de forma que girar o primeiro estagio da chave é como se apertasse o botão, seja para ligar ou desligar o carro.

Atualmente estou usando o Windows 10 como sistema operacional, consegui um player com uma interface pratica para touch e até agora ok. Mas quem gosta de tecnologia nunca esta satisfeito. Muitas vezes tenho a impressão de que o uso poderia ser melhor e isso é devido a algumas limitações geradas pela pequena tela e pelo Windows que não se encaixa bem em telas assim.

Resumindo: estou querendo saber se alguém indica um sistema que tenha uma boa interface para touch, que eu consiga um funcionamento bem próximo de uma central multimídia e que eu consiga configura-lo de forma que ele desligue quando aperto o botão power e liga rapidamente depois, no Windows configurei o botão para hibernar, assim consigo cumprir esse objetivo.

O computador tem a seguinte configuração:

- Processador: Celeron 1037U

- Memória: 4 GB

- HD: 320 GB

- Tela: HDMI, Touch, 7", 1280x720

- Teclado e mouse são utilizados somente para fazer alguma manutenção no PC, para isso o mesmo é retirado do carro, portanto a interação é somente pela tela

Já tentei esses sistemas e obtive os seguintes problemas:

- Windows 10 (incompatibilidade com o tamanho da tela, porém usável)

- Android 8.1 x86 (utiliza o GRUB sem touch, impossibilidade de desligar de forma fácil e reiniciar rapidamente, falta de som)

- Remix OS e Pheonix OS  (somente stand-by - não é ideal mas resolveria, falta de som)

- Bliss OS (impossibilidade de desligar de forma fácil e reiniciar rapidamente, falta de som)

Por ultimo, preciso ter dual-boot com Windows XP (é meio complicado de explicar, mas preciso) e seria ideal que a seleção do sistema tivesse interface touch, como no dual-boot do Windows 10. Eu poderia manter o Windows 10 instalado para ter acesso a essa tela, mas o sistema que eu fosse usar deveria poder ser iniciado por essa tela.

Acredito que o ideal seria algo com uma interface similar ao Android, mas não achei uma variável do Android x86 que cumprisse a função.

É isso ai, quem puder ajudar agradeço!

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!