Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC parado desligado por muito tempo dá problema?


kifirefox

Posts recomendados

37 minutos atrás, BCP disse:

@Nyan Cat O fato desse TV de sua bisa estar ainda funcionando, não muda a realidade!

"Os capacitores são os únicos componentes que de degradam com o tempo"

@BCP Também trabalho com eletrônica e cada componente tem uma vida útil e o componente degrada com o tempo desde que esteja altamente exposto a umidade. Qualquer componente que fica exposto a umidade pode sofrer degradação.ja peguei lote de PC de indústria com placa-mãe DIMM e os PCs estavam com todos os mosfets,resistores e capacitores todos podres devido oxidação.

  A vida útil de alguns capacitores por exemplo é de 5 mil à 10 mil horas.. Após isso ocorre o que chamamos de "Fim de Vida útil". Ai poderá ocorrer capacitores estufados, estourados e com problemas de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nyan Cat disse:

Isso esta equivocado amigo, tem uma TV la na minha bisavó que tem 35 anos e nunca foi aberta kkkkkk. Capacitores originais.

Eu tenho um rádio de 77 que ainda funciona, os capacitores na maioria são originais e alguns eu troquei por dúvida, mas os antigos funcionavam.

 

É como você disse depende de como se guarda, se deixar na umidade, óbvio que vai oxidar tudo já que tem partes de cobre e ferro.

Porém os componentes de silício e os resistores, tirando o fato de que os terminais podem enferrujar ficam intactos internamente.

 

Outro componente que estraga fácil são os indutores, já vi alguns rádios que deixaram de fazer a sintonia porque as bobinas se oxidaram internamente. Isso aconteceu comigo essa semana!

 

1 hora atrás, kifirefox disse:

e os hds tem capacitores que se degradam com o tempo?

A maioria são capacitores do tipo SMD, esses demoram bem mais do que os eletrolíticos comuns pra ficar ruins.

 


Resumindo: se guardar em um local seco, não terá problemas tão cedo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, kifirefox disse:

o que acontece com as peças eletronicas no geral se deixadas desligadas por muito tempo? o que acontece com os capacitores e outros micro componentes?

 

"Na vida tudo tem prazo de validade, inclusive nós". Voltando ao assunto, levando em consideração uma placa-mãe geralmente para manter o horário e as configurações existentes na bios, há uma bateria de lítio, obviamente ninguém lembrou dela, mas só nisso e nos capacitores já são duas coisas que deterioram com tempo (mais rápido), seja com uso ou sem, todo o restante também é volátil mas a diferença é que estes itens tem um tempo de depreciação muito mais curto e então são observados em primeira instância. Imagine uma fruta podre e um pedaço de plástico, ambos deterioram com o tempo, mas geralmente nem todos ficariam vivos o tempo suficiente para ver ambos mudarem o estado de matéria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@[Daniel] @Renato.88 @BCP É muito bom esse tipo de tópico kkkk...Cada um tem posições e opiniões diferentes e acaba que todos melhoram seus conhecimentos. Parabéns ao autor do tópico pela pergunta @kifirefox.

@Renato.88 Gostei da observação também, e o @[Daniel] entramos em um acordo kkkk... Concordo que os capacitores e baterias estragam mais fácil mesmo com o tempo. Mais como. eu disse, tudo tem sua vida útil... Estou levando o assunto para a teoria só pra enriquecer o tópico. A bateria da placa-mãe como citou, ela mantém carga básica para a bios mantendo os capacitores carregados em tensão basica em milivolts e miliamperes. Levando em consideração do seu pleno funcionamento abaixo da tensão normal de 5 a 12volts e normalmente a corrente é por volta de  12 a 60 amperes e 105 graus e 400 a 3000mF dependendo da função, essa situação são 5 mil horas de duração no mínimo. Imagina sendo usado somente pela bateria com tensão fraca com corrente menor que miliamperes e temperarura ambiente? Quanto tempo esse capacitor vai durar em horas? "Imagino que até acabar a 🔋 bateria.

Agora como explicar as relíquias que nunca foram trocados capacitores? Como é o caso parcial do @Renato.88 o rádio tem quase 50 anos e o capacitor ainda presta kkkkk...e a TV que citei tem 35 anos. Então vamos chegar todos a um acordo de que o PC do @kifirefox nao vai estragar tão fácil se for bem guardado não concordam?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisinha que eu acho importante é remover a bateria da placa-mãe se for ficar por muuuuuuuito tempo parado, evita que ela enferruje ou se deteriore no slot e acarrete problemas em potencial para a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Uma coisinha que eu acho importante é remover a bateria da placa-mãe se for ficar por muuuuuuuito tempo parado, evita que ela enferruje ou se deteriore no slot e acarrete problemas em potencial para a placa-mãe.

@Amanda Gonçalo

não,  você está enganada.

 

tenho um pc aqui antigo e com a bateria antiga também. e eu nunca removi a bateria dele e está funcionando normalmente.

a bateria não enferruja e fica lá por anos sem precisar remove-la. funciona tudo normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...