Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga após trocar i5-6500 por i5-9600k


Posts recomendados

Pessoal boa noite,

 

Primeira vez que estou postando aqui e de antemão agradeço a ajuda que com certeza vou receber!

 

Seguinte.. essa configuração abaixo é basicamente a que estou usando a uns 2 anos:

- Processador Intel Core I5 6500
- placa-mãe Asrock h170 pro4s
- Fonte GIGABYTE PB500 GP-PB500 500W, PFC Ativo 80 Plus Bronze
- 2x Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2133Mhz DDR4

 

Aí tive a oportunidade de comprar um processador de última geração, no paraguai.. e acabei comprando um i59600k (que tem a mesma entrada do i56500 "1151").

Porém, quando eu troco os processadores, a máquina simplesmente não da nenhum sinal de vida.

 

Depois de pesquisar um pouco, reparei que talvez a minha placa-mãe seja incompativel com processadores intel da nona geração, apesar de ser o mesmo "1151".

 

Algumas pessoas estão me dizendo que se eu fizer uma atualização de BIOS possivelmente vou conseguir utilizar esse processador!

 

A pergunta aqui é: Tem como eu utilizar o i59600k com essa placa-mãe?

 

Se sim: Como?
Se não: Qual a placa-mãe vocês recomendam? (não posso gastar muuuito)

 

Abraços,

 

Vilmar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A resposta é: Não

 

Primeiro, apesar do soquete LGA1151 ser o mesmo para todos os processadores posteriores a 6ª geração dos processadores Intel (Skylake), isso não quer dizer que todos serão compatíveis, no máximo duas gerações como 6/7, 7/8, 8/9 (nesses casos sim a atualização do BIOS é funcional) e não 4 gerações 6/7/8/9.

 

image.thumb.png.dc78413c53a279a8287b33eb18747fd9.png

https://www.asrock.com/mb/Intel/H170 Pro4S/#CPU

 

Este link mostra quais processadores sua placa-mãe é compatível, e note que apenas os de 6 e 7ª geração estão listados, ou seja: Não adianta atualizar o BIOS, vai continuar sendo incompatível.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

Obrigado Gabriel!

Sabe me dizer se essa placa serve?

ASRock H310M-HG4, Intel LGA 1151 -> Encontrei ela por 370 reais, achei bem em conta... mas tenho mêdo que seja muito ruim! 

a outra opção que encontrei é essa: 

Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR -> por 509 reais!

 

Valeu mesmo, já estou anunciando minha velha para venda hahaha

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Vilmar Smidarle disse:

@GabrielLV

Obrigado Gabriel!

Sabe me dizer se essa placa serve?

ASRock H310M-HG4, Intel LGA 1151 -> Encontrei ela por 370 reais, achei bem em conta... mas tenho mêdo que seja muito ruim! 

a outra opção que encontrei é essa: 

Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR -> por 509 reais!

 

Valeu mesmo, já estou anunciando minha velha para venda hahaha

 

Abraços

AsRock:

image.thumb.png.df37b0741672be942a32f25586466672.png

https://www.asrock.com/mb/Intel/H310M-HG4/index.br.asp#CPU

 

Asus: 

image.png.b5481461622777e66fca183c8567aedc.png

 

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-B360M-PLUS-GAMING-BR/HelpDesk_CPU/

 

Ambas as placas são compatíveis com o seu processador, escolha a que melhor caber no seu bolso :P 

Não sei dizer qual das duas é melhor em quais quesitos, recomendo você dar uma olhada em reviews sobre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vilmar Smidarle Embora os dois mostre LGA1151 e pareça ser o mesmo, sempre tem de olhar a lista de suporte no site do fabricante de sua mobo, lá mostra a lista completa de processadores que pode ser usado.

 

Porém lembre, os processadores novos da 8ª e 9ª Geração intel, é LGA1151 v2, logo não é o mesmo que as 6ª e 7ª Geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Vilmar Smidarle disse:

Aí tive a oportunidade de comprar um processador de última geração, no paraguai.. e acabei comprando um i59600k (que tem a mesma entrada do i56500 "1151").

 Porém, quando eu troco os processadores, a máquina simplesmente não da nenhum sinal de vida.

 

Depois de pesquisar um pouco, reparei que talvez a minha placa-mãe seja incompativel com processadores intel da nona geração, apesar de ser o mesmo "1151".

 

Algumas pessoas estão me dizendo que se eu fizer uma atualização de BIOS possivelmente vou conseguir utilizar esse processador!

 

A pergunta aqui é: Tem como eu utilizar o i59600k com essa placa-mãe?

Era óbvio que não iria funcionar. Veja, sua placa-mãe é do soquete 1151 e o 9600k é do soquete 1151, então é claro que não iriam funcionar com soquetes diferentes.

 

Confuso? Pois é, a gente também ficou confuso quando a Intel decidiu usar o mesmo nome para 2 soquetes diferentes, mas é o que é.... Podiam ter pelo menos colocado 1151v2, como fizeram com LGA2011, 2011v2 e 2011v3, mas não, fizeram porque fizeram questão de colocar o mesmo nome. Paciência.

 

A regra é: placas 1xx e 2xx são para processadores de 6a e 7a geração, e para a 8a e 9a, só placas 3xx.

 

6 horas atrás, Vilmar Smidarle disse:

Sabe me dizer se essa placa serve?

ASRock H310M-HG4, Intel LGA 1151 -> Encontrei ela por 370 reais, achei bem em conta... mas tenho mêdo que seja muito ruim! 

Er... meio basicona de mais para o meu gosto. Se possível, essa Z370 ia ser uma boa pedida; é mais cara, mas vai permitir que você faça overclock no seu processador, essencialmente ganhando um belo de um upgrade sem ter que trocar a CPU.

 

Alternativamente, essa B360 aqui seria uma opção um pouco mais barata, mas melhor que a da Asus que você citou e com certeza muito mais adequada do que essa H310 aí que deeve explodir daqui a pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...