Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha ram é de 3000mhz mas reconhece apenas 2133mhz


Posts recomendados

Fala galera, beleza?!

Estou com um problema... Tenho 2x4 Rams de 3000mhz, mas meu sistema só reconhece 2133mhz, de acordo com o Gerenciador de tarefas.
Isso altera em algo no sistema? Velocidade ou algo do tipo? Tem como eu ativar e usar toda a velocidade dos 3000mhz?!
Obrigado!!

Minhas Memórias: Memoria G.Skill Ripjaws V Series DDR4 3000 (2x4) 8GB, F4-3000C15D-8GVRB
Minha placa-mãe placa-mãe MSI H110M PRO-VH PLUS, DDR4 Chipset H110, Soquete 1151

RAM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Victor Bueno Ticly disse:

Fala galera, beleza?!

Estou com um problema... Tenho 2x4 Rams de 3000mhz, mas meu sistema só reconhece 2133mhz, de acordo com o Gerenciador de tarefas.
Isso altera em algo no sistema? Velocidade ou algo do tipo? Tem como eu ativar e usar toda a velocidade dos 3000mhz?!
Obrigado!!

RAM.png

Provavelmente a placa-mãe tem limite do barramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Bueno Ticly Ola! Na verdade o controlador de memoria esta embutido no processador, então é o processador que gerencia as memorias, se verificar as especificações do seu processador, verá qual o clock máximo das memorias suportado pelo seu processador. Como o @Imakuni  disse, somente via OC  para trabalhar na frequência default das memorias,  mas  sua placa-mãe não tem suporte para over-clock.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ederlap disse:

@Victor Bueno Ticly Ola! Na verdade o controlador de memoria esta embutido no processador, então é o processador que gerencia as memorias, se verificar as especificações do seu processador, verá qual o clock máximo das memorias suportado pelo seu processador. Como o @Imakuni  disse, somente via OC  para trabalhar na frequência default das memorias,  mas  sua placa-mãe não tem suporte para over-clock.

É verdade que o IMC está no processador, tanto que se chama Integrated Memory Controller, mas quem dita a frequência da RAM não é o processador, é a placa-mãe. O IMC pode até não aguentar, mas quem manda na frequência da RAM é exclusivamente a placa-mãe; poderia ser um processador K que não iria fazer diferença, mas se fosse uma mobo Z, poderia fazer overclock livremente, mesmo com um processador travado.

 

Outra coisa, clock padrão da RAM é 2133, no caso de DDR4. A etiqueta de 3000mhz só quer dizer que o fabricante testou um OC desse valor e guardou em uma tabela, caso a placa-mãe queira fazer OC também, mas o padrão continua sendo 2133.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Imakuni disse:

É verdade que o IMC está no processador, tanto que se chama Integrated Memory Controller, mas quem dita a frequência da RAM não é o processador, é a placa-mãe. O IMC pode até não aguentar, mas quem manda na frequência da RAM é exclusivamente a placa-mãe; poderia ser um processador K que não iria fazer diferença, mas se fosse uma mobo Z, poderia fazer overclock livremente, mesmo com um processador travado.

 

Outra coisa, clock padrão da RAM é 2133, no caso de DDR4. A etiqueta de 3000mhz só quer dizer que o fabricante testou um OC desse valor e guardou em uma tabela, caso a placa-mãe queira fazer OC também, mas o padrão continua sendo 2133.

Sim Amigo, O processador limita a velocidade da memoria. esse processador por exemplo trabalha com memorias de até 2400. de uma olhada nas "Especificações de memória" ...

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/97147/intel-core-i5-7400-processor-6m-cache-up-to-3-50-ghz.html

Mas nesse caso a placa-mãe limita mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ederlap disse:

Sim Amigo, O processador limita a velocidade da memoria. esse processador por exemplo trabalha com memorias de até 2400. de uma olhada nas "Especificações de memória" ...

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/97147/intel-core-i5-7400-processor-6m-cache-up-to-3-50-ghz.html

Mas nesse caso a placa-mãe limita mais ainda.

Não é isso que o site esta dizendo. O que a spec da intel diz não é que o processador aceita no máximo Xmhz - o que realmente diz é que a Intel dá garantia, com 100% de certeza que o IMC aguenta no mínimo Xmhz na RAM.

 

Pode ser que aguente mais; aliás, geralmente aguenta bem mais, na casa dos 3200+mhz sem problemas nenhum. E pode ser que você pegue um processador lascado que caiu no chão e tem uma microfratura e só aguenta 2666mhz, por exemplo. Mas isso não interessa para a Intel, você não pode alegar falha nesse caso, só pode alegar defeito e exigir troca se você enfiar 2400mhz em uma várias placas mãe e mesmo assim o processador não suportar, aí realmente tem problema.

 

É isso que o número na página da Intel significa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...