Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computadores não se comunicam pelo roteador - somente pelo switch.


Posts recomendados

Estou com a seguinte situação em um cliente (irei anexar diagrama da rede): atualmente as maquinas estão se comunicando normalmente pelo switch, tudo ok, sistema abrindo em todos os pcs e etc. Porém se eu conecto os computadores no roteador as maquinas param de se comunicar, nao pigam na rede (nem ip nem nome das máquinas), porém a internet funciona normalmente, os enderecos de IP continuam o mesmo, setei dns igual em ambas também e nao funcionou, nao foi alterado nada referente a compartilhamento também, da maneira q está se eu voltar elas pro switch, volta a funcionar normalmente (tive que deixar dessa maneira)!

 

1651719271_CASECLIENTEFORUM.jpg.ed36ddde31b312ab29fe13e3412d3798.jpg

 

Surgiu a necessidade de adicionar mais maquinas, porém ainda nao queria adicionar um novo switch (no total ficariam 2) , mas como eu conectado qualquer um dos pcs no roteador o mesmo nao se comunica com o servidor nem com os demais, acho que terei que adicionar mais um switch na rede.

 

Alguem ja passou por esse tipo de situacao? achei bem estranho..

 

 

ainda estou analisando colocar o outro switch conectado ao swtich 1, acho q essa será a solucao, espero que funcione normalmente e tenha desempeho igual também para utilizar o sistema da empresa.

 

Agradeço desde já a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@detonaytor mellui Bom dia e seja bem vindo ao fórum.

 

Qual o modelo desse roteador?

Você está ligando o switch na porta LAN do roteador?

Se o roteador tiver mais porta LAN teoricamente é para funcionar as comunicação entre outros computadores que estão ligados, no switch.

Esse switch é gerenciável?

@ciro-mota você tem alguma ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@detonaytor mellui Bom dia e seja bem vindo ao fórum.

 

Qual o modelo desse roteador?

Você está ligando o switch na porta LAN do roteador?

Se o roteador tiver mais porta LAN teoricamente é para funcionar as comunicação entre outros computadores que estão ligados, no switch.

Esse switch é gerenciável?

@ciro-mota você tem alguma ideia do que pode ser?

O modelo do roteador: Fiberhome Gpon Wireless - An5506-04-fg
Modelo switch nao gerenciavel: D-Link DES-1008A

O roteador possui 4 portas LAN, o switch conectado em na porta 1.

 

Qualquer pc que vá para a lan do roteador nao se comunica com o do swtich e se eu colocar todos os pcs no roteador, ambos nao se comunicam também. Achei muito estranho.

 

Estou querendo colocar um outro swtich e conectar no switch 1 para ver se resolve, espero que a comunicacao dos pcs no switch 2 funcionar de maneira rapida (abrir sistema, mapear, copiar, etc na rede) com os que estão no switch 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, detonaytor mellui disse:

O modelo do roteador: Fiberhome Gpon Wireless - An5506-04-fg
Modelo switch nao gerenciavel: D-Link DES-1008A

O roteador possui 4 portas LAN, o switch conectado em na porta 1.

 

Qualquer pc que vá para a lan do roteador nao se comunica com o do swtich e se eu colocar todos os pcs no roteador, ambos não se comunicam também. Achei muito estranho.

 

Estou querendo colocar um outro swtich e conectar no switch 1 para ver se resolve, espero que a comunicacao dos pcs no switch 2 funcionar de maneira rapida (abrir sistema, mapear, copiar, etc na rede) com os que estão no switch 1.

Cara então o problema está nesse roteador, porque você falou que se você ligar todos os computador nesse router a rede funciona só que um PC não se comunica com outro PC.

Você tem acesso a esse router, porque tem empresa de internet que bloqueiam porta de roteador, baita frescura.

Se eu fosse você já que você usa a rede para fazer cópia entre computador, já pega um switch gigalan de 16 portas como esse por exemplo da Tp-Link

https://www.kabum.com.br/produto/73613/switch-16-portas-tp-link-gigabit-10-100-1000-mbps-rack-desk-tl-sg1016d?gclid=CjwKCAjwr8zoBRA0EiwANmvpYOqumaL3VDqy3KyYqVyqx2uzcxH2hpy48-buqKVo9uE2XOpDkTascBoC_ckQAvD_BwE

Além de não ser muito caro sua rede fica muito mais rápida.

Rede é complicado porque quanto mais equipamento você conecta mais fácil para ter problemas, por exemplo em um rede com mais de 50 computadores, um switch de 8 portas da encore pode dar problema, falo porque já tive esse problema no meu serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara então o problema está nesse roteador, porque você falou que se você ligar todos os computador nesse router a rede funciona só que um PC não se comunica com outro PC.

Você tem acesso a esse router, porque tem empresa de internet que bloqueiam porta de roteador, baita frescura.

Se eu fosse você já que você usa a rede para fazer cópia entre computador, já pega um switch gigalan de 16 portas como esse por exemplo da Tp-Link

https://www.kabum.com.br/produto/73613/switch-16-portas-tp-link-gigabit-10-100-1000-mbps-rack-desk-tl-sg1016d?gclid=CjwKCAjwr8zoBRA0EiwANmvpYOqumaL3VDqy3KyYqVyqx2uzcxH2hpy48-buqKVo9uE2XOpDkTascBoC_ckQAvD_BwE

Além de não ser muito caro sua rede fica muito mais rápida.

Rede é complicado porque quanto mais equipamento você conecta mais fácil para ter problemas, por exemplo em um rede com mais de 50 computadores, um switch de 8 portas da encore pode dar problema, falo porque já tive esse problema no meu serviço.

Conseguir ter acesso ao roteador (login estava padrão) porém nao consegui verificar nada que estivesse bloqueando, tem algo em especifico que eu deva olhar?

 

pelo que vejo a unica solucao mesmo seria adicionar um outro switch! eu coloquei um encore que a cliente tinha (porém o modelo em bem antigo) nao resolveu porque as maquinas que ficaram no encore estavam bem lentos ao se comunicarem com os pcs do switch 1. Solicitei para a cliente que seria necessario comprar um outro switch , com tecnologia mais atual e ai iremos testar!

 

agora essa do roteador foi insana, qualquer maquina que seja conectada diretamente nele, nao se comunica com nenhuma das outras maquinas que estejam no switch! muito estranho isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...