Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de uma ajudinha...

Seguinte, eu usei um seletor de velocidade de um liquidificador como controlador de um aquecedor de água (rabo quente).

É um circuito simples semelhante o da foto, só que usa um Triac BT 134

O problema é que depois de um tempo curto de uso ele dispara como se estivesse no máximo e mesmo que mude a chave pra off o circuito não desliga

O que pode ser ?

Ou mudar ?

controle-temperatura-soldador.png

Postado
33 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

O que pode ser ?

Ou mudar ?

O triac precisa de pulsos bem curtos pra manter o funcionamento estável. 

Faça um dimmer comum com diac e capacitor de poliéster. 

• Curtir 1
Postado

O que pode estar acontecendo e que o triac não esta aguentando a corrente da resistência do aquecedor, esta superaquecendo. Dimmers para aquecedores requerem triacs de alta potencia. eu desmontei do meu chuveiro por curiosidade e o triac e fixo em uma luva de aluninio por onde a água fria passa antes de entrar o chuveiro para ele não superaquecer. acho que este triac não aguenta o tranco rsrsrs

veja este esquema: tic.jpg.ba3bc87a2ac931af9480c82f3b22bb6c.jpg

1 Triac TIC226D;

1 Diac DB3;

1 Potenciômetro 100K ("R1");

1 Resistor 100K, 1W ("R2");

1 Capacitor de poliester metalizado 220nF, 250V ("C1")

Você pode adaptar o circuito colocando o seletor no lugar do potenciômentro.

Postado
46 minutos atrás, ederlap disse:

...eu desmontei do meu chuveiro por curiosidade e o triac e fixo em uma luva de aluninio por onde a água fria passa antes de entrar o chuveiro para ele não superaquecer. acho que este triac não aguenta o tranco rsrsrs

veja este esquema: tic.jpg.ba3bc87a2ac931af9480c82f3b22bb6c.jpg

1 Triac TIC226D;

...

Eu tenho um semelhante, de chuveiro. Como aqui a tensão são 127Vca, o triac deve suportar pelo menos 45Arms.

Esse que você informou suporta até 8Arms. Ele certamente queimaria.

Você tem condições de verificar qual é o código de seu triac e qual é a tensão de sua rede?

Grato.

MOR_AL

Postado

@MOR A tensão em casa é de 127v, A respeito do tric  do chuveiro na época não me atentei em ver sua numeração, o chuveiro estava com problemas então desmontei pra ver como era o circuito. mas como você disse o aquecedor é de 750W, não será necessário um tric muito potente. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!