Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com placa-mãe modelo LGA1155 ainda vale a pena?


Posts recomendados

Bom dia galera!

Não sei muito sobre computadores em geral, mas recentemente me interessei sobre o assunto, e resolvi comprar/montar um pc para rodar os jogos atuais em uma qualidade razoável a 1080p. Como meu orçamento não é muito grande (+ou- uns 1800), procurei uns usados. Um colega do serviço me ofereceu o computador antigo dele por 1700, que possui as seguintes configurações:

-placa-mãe modelo LGA1155 (Ele não me disse qual a marca);

-Processador Core i5-2400;

-Memoria Ram HyperX 1600Mhz 4Gb DDR3 x 2;

-Placa de vídeo Geforce GTX1060 3GB EVGA;

-HD de 1TB;

 

Ele me disse que tem uns 3 anos de uso, e que nunca deu problema nenhum. Vocês acreditam que o preço que ele está me cobrando é justo? e hoje em dia, ainda vale a pena essas configurações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço é justo sim. Essa placa de vídeo tem uma performance boa pra Full HD, você vai conseguir jogar a maioria dos títulos recentes com qualidade gráfica razoavelmente boa.

 

Só me espanta esse tempo de uso. Não é duvidando do seu amigo (ele pode ter comprado "atrasado") mas essa CPU foi lançada em 2011! Como só tem 3 anos de uso? Ou ele só considerou o tempo que ela passou ligada?

 

Lembre-se também que essa é uma plataforma descontinuada e apesar do PC nunca ter dado problema, todos um dia vão parar de funcionar. Dá uma insistida no assunto da placa-mãe porque se você tiver problema com ela, vai ter muita dificuldade em encontrar uma substituta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, 15Cyber disse:

@Hanner  Obrigado pela resposta!

Você sabe me dizer se eu trocasse a placa-mãe por uma mais atual tipo B450, eu teria que trocar as memórias ram e o processador também?

Sim, teria que trocar processador e memória. B450 é para processadores da AMD com memórias DDR4.

 

Outra coisa, não acho que esteja barato e se você pegar já trocando peças aí piora ainda mais o custo/benefício desse PC usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@15Cyber Bom dia, tudo bem?

 

Amigo acho que você se confundiu ou não prestou atenção: B450 é um chipset para AMD, logo, se você comprasse essa placa, teria de trocar processador e memória RAM pois esse equipamento que você tem em vista só trabalha com INTEL e DDR3 (B450 é AMD e DDR4). 

 

Procure por placas-mãe com o chipset LGA1155 (Z68, Q67, P67, H67, H61 ,B65, etc...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, thneo disse:

Sim, teria que trocar processador e memória. B450 é para processadores da AMD com memórias DDR4.

 

Outra coisa, não acho que esteja barato e se você pegar já trocando peças aí piora ainda mais o custo/benefício desse PC usado.

Entendi, obrigado.

Com esse orçamento na faixa dos 1800 é possível montar uma configuração melhor do que essa? Porque eu olhei em alguns sites tipo Pichau e Terabyte, não tem muitas opções de pc nessa faixa de preço.

adicionado 2 minutos depois
22 minutos atrás, P. Sousa disse:

@15Cyber Bom dia, tudo bem?

 

Amigo acho que você se confundiu ou não prestou atenção: B450 é um chipset para AMD, logo, se você comprasse essa placa, teria de trocar processador e memória RAM pois esse equipamento que você tem em vista só trabalha com INTEL e DDR3 (B450 é AMD e DDR4). 

 

Procure por placas-mãe com o chipset LGA1155 (Z68, Q67, P67, H67, H61 ,B65, etc...)

Tudo bem e você? espero que sim.

Erro meu, ainda sou muito novato nesse mundo dos pc.

Sempre vejo as pessoas falando bem das placas B450, então assumi que era uma boa escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@15Cyber Bom dia amigo, beleza?

 

Então, com 1.800 você consegue montar um R3 2200G + 2x 4GB DDR4 2666mhz (ou 2x 8Gb) + Mobo A320M (pode trocar por uma B350/450) + SSD 240GB e sobra uma graninha para investir numa fonte de qualidade.

 

Aconselho a não gastar dinheiro agora, espere até o dia 7 de Julho que será lançada a nova geração dos Ryzen e os preços devem melhorar ainda mais.

 

Investir em geração passada somente se for a última saída e o orçamento estiver muito, mas muito apertado mesmo, apesar de que o PC que seu amigo lhe ofereceu roda muito jogo de boa em 1080P entre médio/alto de qualidade, mas já é antigo e com essa grana você pode pegar peças mais atuais e também ter uma ampla visão para upgrades futuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 15Cyber disse:

é possível montar uma configuração melhor do que essa?

É sempre mais indicado que você compre hardware novo por questão de compatibilidade, afinal os novos programas vão caminhando seguindo a evolução do hardware. Dessa forma idealmente você deveria sim trocar de plataforma.

Entretanto nessa faixa de preço o melhor negócio que você poderia fazer é uma placa-mãe A320 com um Ryzen 5 2400G e 8GB de RAM e dual-channel. E fatalmente a 1060 vai te entregar mais FPS nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Thiago Carlini disse:

@15Cyber Bom dia amigo, beleza?

 

Então, com 1.800 você consegue montar um R3 2200G + 2x 4GB DDR4 2666mhz (ou 2x 8Gb) + Mobo A320M (pode trocar por uma B350/450) + SSD 240GB e sobra uma graninha para investir numa fonte de qualidade.

 

Aconselho a não gastar dinheiro agora, espere até o dia 7 de Julho que será lançada a nova geração dos Ryzen e os preços devem melhorar ainda mais.

 

Investir em geração passada somente se for a última saída e o orçamento estiver muito, mas muito apertado mesmo, apesar de que o PC que seu amigo lhe ofereceu roda muito jogo de boa em 1080P entre médio/alto de qualidade, mas já é antigo e com essa grana você pode pegar peças mais atuais e também ter uma ampla visão para upgrades futuros.

@Thiago Carlini Tudo joia, e você? Com esse orçamento fica difícil pegar uma placa de vídeo boa + processador bom?

 

 

7 minutos atrás, Thiago Carlini disse:

@Hanner Ótimo conselho, porém, por 1700 pegar um PC pronto com uma 1060 é muito tentador rsrs. 

 

Eu já teria comprado o PC já pensando em upgrade de plataforma e aproveitaria a placa de vídeo, o HD e a fonte (que não foi especificada).

Meu pensamento inicial era esse, comprar o PC dele que já possui uma placa de de vídeo boa, gabinete bom, um HD  e uma fonte (que esqueci de  citar é a K-CAS 500W com selo 80 plus), e juntar mais uma grana para fazer o upgrade da placa-mãe, processador, memória ram e um SSD básico.

Eu vi uns kits no mercado livre que estão na faixa dos 1500, que já vem tudo a placa-mãe, o ryzen, e a memoria ram. Talvez seria uma opção?

 

22 minutos atrás, Hanner disse:

É sempre mais indicado que você compre hardware novo por questão de compatibilidade, afinal os novos programas vão caminhando seguindo a evolução do hardware. Dessa forma idealmente você deveria sim trocar de plataforma.

Entretanto nessa faixa de preço o melhor negócio que você poderia fazer é uma placa-mãe A320 com um Ryzen 5 2400G e 8GB de RAM e dual-channel. E fatalmente a 1060 vai te entregar mais FPS nos jogos.

Como o @Thiago Carlini  disse, realmente fiquei tentado a comprar já pessando em fazer um upgrade de plataforma, só não sei se isso valeria a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@15Cyber Se o pensamento seria pegar esse PC e depois trocar a plataforma e aproveitar algumas peças, pode pegar. Mas lembre-se, é uma plataforma antiga. Você vai jogar muitos jogos de boa na qualidade alta, e outros em qualidade média e as vezes até baixa devido ao processador, mas nada que te desanime.

 

Porém, por 1800, consegue montar um R5 2400G + 2x 4GB DDR4 (se pesquisar bem consegue até 2x 8GB que seria melhor ainda) + placa-mãe B350/450 e pode jogar no vídeo integrado do processador. Depois você junta uma grana e compra uma placa de vídeo do seu agrado.

 

Não se esqueça de uma fonte de qualidade para o kit.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Thiago Carlini disse:

@15Cyber Se o pensamento seria pegar esse PC e depois trocar a plataforma e aproveitar algumas peças, pode pegar. Mas lembre-se, é uma plataforma antiga. Você vai jogar muitos jogos de boa na qualidade alta, e outros em qualidade média e as vezes até baixa devido ao processador, mas nada que te desanime.

 

Porém, por 1800, consegue montar um R5 2400G + 2x 4GB DDR4 (se pesquisar bem consegue até 2x 8GB que seria melhor ainda) + placa-mãe B350/450 e pode jogar no vídeo integrado do processador. Depois você junta uma grana e compra uma placa de vídeo do seu agrado.

 

Não se esqueça de uma fonte de qualidade para o kit.

Vou aceitar seu conselho e montar um pc e posteriormente adicionar uma placa de vídeo.

@Thiago Carlini @Hanner @P. Sousa @thneo Muito obrigado pela atenção e pelas dicas! abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...