Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar placa de vídeo


Posts recomendados

Olá, 

em julho de 2017 eu montei um pc pra mim. Saí de um note bem antigo e peguei um desk com um dinheiro que entrou na época. O objetivo dele é basicamente  uso com alguns aplicativos gráficos (Corel, Illustrator, etc) e, eventualmente, eu uso para jogos tipo Sim City e The sims. Peguei algo que talvez seja até demais para o que eu uso hoje, mas o objetivo disso era que eu pudesse aproveitar essa máquina sem considerá-la defasada e sem me incomodar por bastante tempo (o que já caiu por terra). Dito isso, depois de algumas pesquisas e cálculos para fazer caber no orçamento, optei por:

Mobo Asus Prime B350M-A

HD 1TB 7200 

Fonte Corsair CS650M

Asus Geforce GTX 1060 DUAL OC 6GB

DDR 4 Kingston Hyper Fury 16GB

AMD Ryzen 7 1700

 

Aconteceu que em dois meses eu precisei fazer RMA da placa de vídeo, como contei em outro tópico aqui. Estava satisfeita com o desempenho da máquina. Mês passado coloquei um SN500 de 500GB e ficou perfeita 

Tirando o fato do problema com a placa de vídeo em 2 meses e a lan da mobo que começou a apresentar problemas (ora funcionava, ora não, até que no começo desse ano ela parou totalmente e eu tive que usar um adaptador wifi usb), estava tudo ótimo para mim. 

Mas aí ontem quando eu fui ligar o computador, eu tive de novo o mesmo problema com a placa de vídeo (o pc todo liga mas não da vídeo) e a placa foi de novo pra garantia, dessa vez da Asus. Eu já não sei se eu fiz um péssimo negócio, errei em algum ponto ou foi só falta de sorte mesmo, o fato é que já estou de cara com o ocorrido (e sem computador de novo) e já estou pensando se eu deveria insistir nessa placa caso a Asus conserte ou substitua..

Estou pensando em partir pra outra, mesmo que eu saia perdendo um pouco no fim das contas.

Dentro do que dá pra gastar hoje, pensei em uma Radeon RX série 500, tipo uma 570 ou 580.

 

Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, MrNobody disse:

@bahmd  A linha CS da Corsair já saiu de circulação. Você comprou ela nova ou usada?


Eu diria que tem algo de errado no seu PC e muito possivelmente é a fonte.

Comprei nova em 2017, com garantia, nota e tudo mais. Desconfiei dela também. E também considero trocar essa fonte se for o caso (aceito sugestões).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre nesses casos ou é a fonte, ou é realmente a placa de vídeo.

 

caso você queira trocar de GPU, recomendo primeiro pegar uma fonte mais atual da linha corsair (CX) e pega uma RX 580 8GB que hoje em dia tá por 999,00 (lembrando que em 2018 por conta da mineração, elas estavam 2.500,00), então aproveita abaixa nos preços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, bahmd disse:

Comprei nova em 2017, com garantia, nota e tudo mais. Desconfiei dela também. E também considero trocar essa fonte se for o caso (aceito sugestões).

https://www.kabum.com.br/produto/70356/fonte-thermaltake-600w-80-plus-white-smart-series-ps-spd-0600npcw

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Lucas Xavier Adrião disse:

então aproveita abaixa nos preços.

Que nao deve durar muito tempo, afinal, o BTC ta subindo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Lucas Xavier Adrião disse:

@Joao Victor Apuleo muito improvável, pois as novas placas de vídeo NAVI da AMD vaõ chegar logo logo. Elas chegarem a bater mais de 2 mil é impossível. Provavelmente uma RX 580 e 590 cheguem no máximo a 1.500,00

Eu digo da baixa de preços de VGA's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Duas placas foram pro pau, rede onboard queimou, algo não tá bem aí não.
Sua instalação elétrica tá ok? Possui aterramento?

 

A instalação elétrica está. Ele está ligado em um nobreak (não lembro a marca/modelo agora, vejo mais tarde) desde que eu montei. Só se for isso tb. E era só o que faltava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Duas placas foram pro pau, rede onboard queimou, algo não tá bem aí não.
Sua instalação elétrica tá ok? Possui aterramento?

 

Estava pensando a mesmíssima coisa. Tem algum periférico do capiroto aí que você não contou pra gente? Tipo um estabilizador daqueles antigos fazendo crack crack incessantemente? Ou você nota que as luzes da casa oscilam ou piscam?

 

O computador fica ligado 24 horas ou só durante o uso?

 

Existe aterramento na rede elétrica da sua casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, bahmd disse:

A instalação elétrica está. Ele está ligado em um nobreak (não lembro a marca/modelo agora, vejo mais tarde) desde que eu montei. Só se for isso tb. E era só o que faltava...

Está ai um bom candidato. Antes de mais nada, esse nobreak tem quantos VA ou watts? Tem tudo para voce estar usando um no-break com potencia inferior ao consumo do computador.

Normalmente a gente compra uns modelos mais baratos que não passam de um estabilizador com bateria. Eles podem causar danos ao computador.

Qual a marca e modelo deste pestinha?

 

PS:. A @bahmd respondeu a minha primeira pergunta coincidentemente enquanto eu postava aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sdriver disse:

Está ai um bom candidato. Antes de mais nada, esse nobreak tem quantos VA ou watts? Tem tudo para voce estar usando um no-break com potencia inferior ao consumo do computador.

Normalmente a gente compra uns modelos mais baratos que não passam de um estabilizador com bateria. Eles podem causar danos ao computador.

Qual a marca e modelo deste pestinha?

 

PS:. A @bahmd respondeu a minha primeira pergunta coincidentemente enquanto eu postava aqui.

 

O meu nobreak é um desses, só que bivolt

https://m.kabum.com.br/produto/12145/nobreak-sms-1300va-mono-115v-net-winner-27426

 

lembrei tb q recentemente (uns 2 meses atrás) tive uma briga feia com a copel aqui, que fiquei uns dois dias vendo a oscilação em todas as lâmpadas e equipamentos da casa... depois de reclamar eles arrumaram e daí juraram que não tinha nenhuma irregularidade na rede... 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Estes filtros possuem DPS, ou você já tem instalado no quadro elétrico? Ou são somente extensão de tomadas?

Eu não lembro se algum deles tem dps. Comprei uns recentemente, mas sinceramente não lembro. Mas diga suas recomendações. Topo qualquer coisa pra parar de ter dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se fosse apenas o problema da VGA, eu falaria pra você trocar a fonte. Mas como deu pau na ethernet tá esquisito. Teve raios quando parou de funcionar de vez? O modem/roteador está ligado na mesma fase do PC? Ambos estavam ligados no nobreak? Verifica tmb se a tomada que você está utilizando para os equipamentos realmente possui aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Se fosse apenas o problema da VGA, eu falaria pra você trocar a fonte. Mas como deu pau na ethernet tá esquisito. Teve raios quando parou de funcionar de vez? O modem/roteador está ligado na mesma fase do PC? Ambos estavam ligados no nobreak?

Olha, o problema da rede começou ano passado e uns meses atrás parou de vez. Nesse meio de tempo eu tive umas brigas com a copel por causa de umas instabilidades no fornecimento de energia.. acho que fiquei umas duas semanas ouvindo meu microondas ligar e desligar umas 10x por dia. Mas depois que eles trocaram os postes (depois da minha última reclamação) uns meses atrás, não percebi mais nada de anormal. Também não teve raios nem nada. O modem está em outro cômodo, e era ligado direto na tomada na época. Colocamos um nobreak recentemente só para ele porque eu trabalho de casa alguns dias da semana, dependo da internet para isso, e fiquei uma tarde inteira sem luz por conta desses episódios de instabilidade. Mas quando colocamos o modem no nobreak  a ethernet do meu pc já tinha parado de funcionar e Ele já estava 100% no wifi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bahmd Olha, já tive problemas parecidos, antigamente o pessoal costumava muito utilizar esses "nobreaks" de 100 reais, porém na época o consumo de um PC não era como hoje, muitas das vezes nem placa de vídeo o PC tinha.Ao comprar meu PC novo deixei de lado o nobreak, e simplesmente pluguei na tomada, achei isso no youtube e nunca mais deu problema (isto que eu jogo na chuva trovão e etc, lembrando também que a fonte tem de ter PFC ativo porém como a sua já tem tá tudo certo, pois isto ajuda a controlar melhor a tensão e melhora a eficiência energética da fonte), como nosso amigo @Phoenyx citou, um nobreak realmente bom, hoje em dia custa mais de 1k de mitos, então resumindo, se fosse você colocaria o PC direto na tomada, e esperava a placa voltar do conserto, realmente possa ser que tenha sido azar seu, porém é quase certo que foi seu nobreak que ferrou sua placa e talvez tenha até danificado tua fonte também (ou a empresa de energia vacilou aí na tua região como você mesmo citou, porém aqui também varia mas como a fonte é boa e tem PFC ativo mesmo assim nunca deu problema). Hoje em dia eu uso meu nobreak de 100 reais só pro roteador, tv, coisas simples, o PC vai direto na tomada e nunca mais deu problemas... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha colocado o nobreak porque quando mudei pra ca e até pouco tempo atrás era MUITO comum eu ficar sem luz aqui e eu não queria correr o risco de viver perigosamente nessa ideia de estar trabalhando e do nada eu perder x tempo de trabalho porque a luz acabou e o pc desligou. Mesmo estando acostumada com as piras do Windows, às vezes eu esqueço de salvar a cada alteração importante.

Estranhamente depois dessa última reclamação as coisas mudaram bastante. Vou tirar o nobreak, atualizar a fonte, esperar a placa voltar e ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu to tentando visualizar até agora esta bagunça aí... Vamos por partes... rs

 

Você tem seu modem/roteador em um cômodo, junto com um nobreak, o PC tá no outro cômodo, com outro nobreak, é isso?

Se for isso, primeiro você teria que ver se ambos os equipamentos estão na mesma fase aí na sua casa. Onde você mora? Utiliza 110v, 220v dupla fase ou 220v única fase?

 

A ethernet pode ter queimado por falta de equipotencialização. Você falou que as luzes piscavam, ou seja, havia quedas e picos de energia. Se os aparelhos estavam em fases diferentes, e cada fase estava aleatoriamente "subindo e descendo", os equipamentos não estavam em sincronia, o que pode ter gerado uma descarga elétrica na sua porta ethernet.

 

Eu arrancaria estes nobreaks daí, taca tudo direto na tomada. Como não tá mais na rede cabeada não tem problema os equipamentos estarem em fases distintas agora. Se for colocar uma placa de rede avulsa aí recomendo deixar o modem junto com o computador, ou na mesma fase. Tu tmb não respondeu se conferiu se estas tomadas aí que você utilizou realmente possuem aterramento. Eu conferiria, basta abrir e ver se tem 3 fios conectados nelas (fase-fase-terra ou fase-neutro-terra).

 

Sobre a fonte, ela tem quanto tempo de uso? Se você pode e quer evitar dor de cabeça, troque-a. Mas talvez ela esteja ok e o problema era somente sua rede elétrica aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...