Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, sei que minha dúvida é simples mas na internet não encontrei nenhum exemplo com cardinalidade (1,n).

Poderiam me dar um exemplo de como funciona uma cardinalidade (1,1),(1,n)?

• Moderador
Postado

@Rodrigo Rech Olá, 

Bem, essa informação na verdade está bem espalhada por diversos sites e vídeoaulas e é bastante simples entende-las.

Na cardinalidade 1:1 , o relacionamento entre duas tabelas, um registro é ligado a outro unicamente. 

Por exemplo:

Vamos supor que na empresa X cada computador é usado por um funcionário de forma única,  ou seja, um para cada funcionario.
A tabela ficaria:

funcionario

ID  nome   cpf             email
1   fulano 000.000.000-00  [email protected]

computador

ID ID_funcionario  modelo marca 
1      1           xxx    yyy

Neste caso, apenas 1 funcionário, poderá usar apenas 1 computador, o seu próprio.

Já na cardinalidade 1:N, é diferente. Aqui Um usuário poderá ter 1 ou mais registros relacionados.
Exemplo:
Em uma compra online de um site de e-commerce, Um cliente pode ter mais de um produto comprado na mesma compra.
Então, podemos dizer que no relacionamento destas tabelas teremos "um para muitos" ou simplesmente 1:N  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cardinalidade_(modelagem_de_dados)

https://edukati.teachable.com/courses/modelagem-de-dados-em-banco-de-dados-relacional/lectures/758775

Postado

@DiF Bom dia, eu executei minha pergunta muito mal. o que eu realmente estava querendo saber é: caso eu queira implementar esse exemplo que você deu no modelo físico do meu banco, posso garantir essa cardinalidade usando apenas o SGBD, ou vou precisar usar artifícios externos para isso?

• Moderador
Postado

@Rodrigo Rech Você pode fazer a cardinalidade pelo phpmyadmin ou se preferir por qualquer outro programa como o mysql workbench...

Na maioria das vezes, eu faço pelo phpmyadmin mesmo, na aba de designer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!