Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia @l00p

Basicamente os dois são sistemas gerenciadores de Banco de dados, sendo o MsSQL da microsoft e o Mysql da oracle.

Os dois utilizam a linguagem SQL para fazer as consultas no banco, porém com algumas diferenças nas suas sintaxe.

• Moderador
Postado

@l00p @Leonardo0308 Só uma correção,  MsSQL e MySQL não são SGBD. Eles são o próprio banco de dados.

O Gerenciador (SGBD - sistema de gerenciamento de banco de dados) é o PHPmyADMIN ou derivado.

E como respondido, ambos bancos de dados são idênticos, o que muda basicamente é funções e alguns métodos... da mesma forma que POSTgree e outros bancos de dados.

Você pode aprender SQL com qualquer um deles. O mais comum e mais indicado para estudos é o MySQL mesmo... que já zilhões de materiais de estudo.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, DiF disse:

Só uma correção,  MsSQL e MySQL não são SGBD. Eles são o próprio banco de dados.

O Gerenciador (SGBD - sistema de gerenciamento de banco de dados) é o PHPmyADMIN ou derivado.

@DiF , tava dando uma pesquisada e aparentemente MySQL, MsSQL, Oracle, MariaDB e etc...são SGBD.

Link referencia #1
Link referencia #2

Mas como Wikipédia, nem sempre é muito confiável, fui pesquisar nas referencias do próprio MySql e ele se denomina um SGBD.

Link referencia #3

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Leonardo0308 Dispenso as referências da wikipedia.  Mas agradeço a do site do mysql.

Fazem 10 anos que me formei, durante toda minha vida acadêmica meus mestres nos enfiaram que os gerenciadores eram somente os "programas" que gerenciam, no caso o phpmyadmin, e o servidor mysql seria o banco de dados em si, onde ele armazena todas as tabelas de funções que um banco de dados oferece além da criação de novos "bancos de dados".

Pelo visto, eu estava errado. Depois de ler sua terceira referência, mudei minha visão. 

Obrigado pelas informações.:thumbsup:

• Curtir 2
Postado

o phpmyadmin não é uma ferramenta quem geralmente vem incluso nas hsopedagens de websites ? e é usado também para fazer uma conexão remota com um banco de dados ?

• Moderador
Postado

@l00p

57 minutos atrás, l00p disse:

phpmyadmin não é uma ferramenta quem geralmente vem incluso nas hsopedagens de websites ?

Sim, vem incluso, mas quem administra a hospedagem, teve que instalar o pacote.

Se você estiver em localhost, seria o mesmo que instalar o servidor mysql e o phpmyadmin separados.

Atualmente, não precisa fazer essa instalação separada.. já que o EasyPHP e xammp por exemplo são o pacote inteiro.. ao se instalar você já instala todos eles, incluindo o servidor apache.

1 hora atrás, l00p disse:

e é usado também para fazer uma conexão remota com um banco de dados ?

Na verdade, quem faz a conexão é a linguagem de programação server-side.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...