Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tarde e noite!

Estou começando a estudar os comandos linux ... atualmente estou aprendendo a manipular os comandos para navegar entre diretorios! Reconhecendo o que é um diretorio e o que é um arquivo ...

Que dica vcs dariam para quem quer dar uma aprofundada nisso? Quais aspectos seria interessante aprender?

E por ultimo ... as sintaxes em Linux tm são usadas em Unix?

Por hora... obrigado pela atenção!

Postado

Ok, minhas recomendações:

Não rodar Ubuntu, e pegar algo com pacotes menos veinhos, como Manjaro.

Segundo, instale no disco em dual boot, após se certificar que tudo que voce precisa funciona, e se tranque ali dentro por uns dias, até voce ser obrigado a sair e entrar no seu windows(me tranquei aqui a um ano atras e nao sai mais).

Assim voce meio que se obriga a aprender as coisas, eu comecei a evoluir de verdade no linux depois que deletei meu Windows, se eu quebro algo, eu conserto, eu PRECISO consertar se não deu ruim e eu nao tenho como usar o PC.

Recomendo também pelo menos uma vez instalar ArchLinux do zero, em uma VM mesmo, para aprender um pouco sobre os diretorios, locales, do que o sistema precisa e como o sistema funciona mais ou menos.

Aqui tem um bom guia se entender inglês

Segundo, voce esta rodando sem WM/DE? ou é só um screenshot recortado do console?

Outra coisa, qual o seu objetivo no linux?

Postado

@Atretador Apenas uma screenshot do console!

No caso, antes eu tinha acesso ao curso, mas agora meu e-mail esta bloqueado :(

Mas era dessa forma q funcionava:
image.thumb.png.9f2e8dada44e1b95800b40dad9a019ed.png

Sobre "me trancar" usando Linux, é uma boa ideia ... ultima vez que fiz algo parecido foi para aprender inglês, onde transformei tudo que tinha acesso para coisas em inglês ... até os cursos. Hoje faço absolutamente tudo em inglês.

Sobre instalar em dualboot ... beleza, vou ver como faz essa treta ai.

O objetivo ... eu preciso expandir meu curriculo ... hoje eu trabalho com segurança em dispositivos mobile em uma multinacional só que como estagiario ... porém, meu contrato de estagio ta acabando e nao tenho visão de me efetivarem nesse setor em especifico. Mas na empresa, existem muitas vagas para Segurança da Informação, onde um dos requisitos são bons conhecimentos em Linux, Unix e Windows... Windows eu até sei brincar, mas nunca havia mexido com Linux antes.
Sempre tive curiosidade em aprender Linux ... e agora estou juntando a curiosidade com a necessidade, o que ja ajuda muito!

Postado

@Atretador Eu pensei em dar uma olhada em Kali ...
Mas sempre li a respeito, de que não seria uma coisa "para iniciantes" ... por isso procurava outras opções para aprender.
porque o Kali vem com recursos Hacking, não vem? Não sei se estou nesse nivel ... também nao sou bom com codificações hahahaha

Postado

@Lobarinhas Nao vai deixar de ser iniciante até fazer as coisa 😛

Mas se voce quer trabalhar com segurança, tem que pegar Kali e aprender sobre as ferramentas.

Eu pessoalmente uso linux como meu "daily driver", uso para trabalhar, jogar, navegar.

Nem tenho mais windows instalado.

Minha recomendação é, se voce quer aprender, use. E fique confortavel com o OS

• Membro VIP
Postado

Tudo bem?

O amigo @Atretador, indicou você partir para o modo "radical" e esquecer o windows, eu particularmente não utilizo o windows para nada além de jogos, mas acho que a transição deve ser gradual. Continue utilizando o "linux" dentro da VM, utilize distribuições amigáveis como o Ubuntu ou o Mint (eu prefiro), quando se sentir confiante passe ao dual boot. Não tem como esquecer de vez o windows, principalmente no meio profissional. Então conviver com os dois é a solução.

Espero que ajude.

Até!

• Curtir 1
Postado

@GusGraf Acho que depende bastante do que voce joga ou usa para trabalhar, eu consegui migrar totalmente.

Todos os meus jogos funcionam ou nativamente, ou via Wine e o Lutris torna a o processo totalmente sem stress ou necessidade de mexer com console, ou via SteamPlay.

Mesma coisa com programas, no meu caso, só preciso do VisualStudio Code, então é mais fácil xD

Eu parei de recomendar Ubuntu e Mint por causa de drivers e kernel desatualizados, necessidade de PPAs, e outras coisas que basicamente exigem que o usuario mexa no console, enquanto o Manjaro é tão fácil quanto para usar, com diversas opções de DE, software mais atualizado, instalação de drivers MUITO mais tranquila com o gerenciador de hardware com UI que ele tem, sem contar o acesso ao AUR e não ter necessidade de ficar metendo PPA.

Tenho até um artigo que estou escrevendo comparando Manjaro com Ubuntu e outras distros mais classicas em relação a facilidade de uso.

Sem contar que agora Ubuntu tem autoupdate ativado na instalação então ja fico com o pé atras

• Curtir 1
Postado

@GusGraf @Atretador obrigado pelas indicações!
Realmente, dado a questão do meu trabalho ser unanime em windows (até por prestar suporte para clientes que são todos windows), vai ser difícil "largar" de vez.

Mas agora fiquei um pouco na duvida ... Eu começaria pelo Manjaro, ou pelo Kali de vez?

E no caso ... sairia fazendo dual boot com um dos dois? Ou um deles eu manteria em dual boot e outro em VM?

Ou no caso mais "light" ... eu não poderia simplesmente instalar os dois em uma VM?
E a ideia de usar o Linux como OS habitual .... assim q eu ficasse mais confortavel com uso, ai eu poderia fazer a transição para um deles (no caso aquele q estivesse mais habituado, seja o Manjaro ou Kali).

• Membro VIP
Postado

@Atretador pessoalmente só convivo com o Windows por contas dos jogos VR. A maior parte do tempo estou no mint e se precisar utilizo uma vm com Windows 7!

@Lobarinhas  meu setup atual é dual boot entre Windows 10 é Mint 19. Se há alguma necessidade eu utilizo uma vm com Windows 7 dentro do Mint. Quanto a recomendação entre manjaro e kali para iniciar ficaria com o manjaro, apesar de indicar para iniciantes o mint. Até!

• Curtir 2
Postado

@Lobarinhas  só complementando os colegas e já que você segura bem em inglês, procure a documentação técnica das distribuições. Fiz um google com "linux commands" e já apareceu muita coisa. Sei que existem listas de comandos, discussões cabeludas (rsss) sobre segurança, cursos gratuitos vários. Infelizmente não estou com tempo para procurar sites específicos para te indicar, mas o fato é que o linux tem farta documentação e orientação mais técnica disponível na internet. Eu aprendi muito assim e não avancei mais porque meu interesse não era tão técnico. Aí, depois de já ter uma bagagem de conhecimento, você pode fazer uma certificação e isso vai ter um peso legal no seu currículo!

Postado

Já que os recursos em inglês estão valendo, seguem algumas recomendações:

• Bash Academy — um livro que está disponível como site, muito completo e minuciosamente explicado.
  • Linux Journey — este é mais resumido mas ainda cobre vários assuntos, e não é tão focado em Bash
  • TLDP.org — um site que agrega documentação sobre Linux, muito completo também

Lembrando que você também pode ler os manuais usando o comando man:

man man

Esse exemplo vai te mostrar o manual para o próprio comando man. Você pode usá-lo para a maioria dos comandos:

man cd
man ls
man grep
Citação

E por ultimo ... as sintaxes em Linux tm são usadas em Unix?

Depende. Existe um padrão chamado POSIX que permite que muitas ferramentas funcionem tanto no GNU/Linux quanto em outros sistemas derivados do Unix, mas em geral quem usa eles consegue fazer muita coisa rodar sim. Vai depender de qual programa. Em qual tipo de sistema você está pensando?

Ubuntu e Manjaro são opções interessantes para começar. Mas é importante também ir conhecendo as principais distros e suas diferenças: Debian, CentOS, openSUSE, Arch, Gentoo, Slackware. No fim, a diferença entre elas é algo que você vai ter que avaliar, mas conhecendo as mais antigas, que fazem a "fundação" de todas as outras, você vai ter mais segurança na sua escolha, afinal são milhares de distros para escolher.

Essa é de longe a pergunta mais debatida sobre o assunto: qual distro usar. Da forma como vejo, as reais diferenças entre elas são muito mais entre as culturas e valores das comunidades, suas formas de decidir e agir, os assuntos a que dão mais importância, do que qual gerenciador de pacotes elas usam, se os programas disponíveis nos repositórios são recentes, ou com que frequência lançam novas versões. Então leva algum tempo mesmo até você compreender a diferença entre cada uma delas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!