Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 reconhece SSD, mas a BIOS não (e não consigo instalar o W10 nele)


Ir à solução Resolvido por Floyd Barret,

Posts recomendados

Instalei um SSD Kingston no meu notebook Lenovo 330S, que já tem um HD (onde o Windows 10 está instalado).

 

O Windows reconhece o SSD normalmente, posso usá-lo pra colocar arquivos, por exemplo.

Porém, na lista de boot da Bios, seu nome não aparece (apenas "NVMe").

E fui tentar instalar o Windows 10 nele (por isso o comprei), mas a instalação também não o reconhece.

Já formatei o SSD, o converti de GPT pra MBR usando o Diskpart, mas nada disso funcionou.

Alguém sabe como me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, mick 07 disse:

Qual é o modelo do SSD?

Pra instalar Windows 10 você deve deixar em GPT.

 

Poste uma foto da tela do BIOS.

 

Mick, o SSD é o Kingston A1000 de 240GB (M.2 NVMe).

Tirei uma foto da lista de Boot (o USB tá na primeira posição porque eu tava tentando instalar o Windows 10 por ele).

0.PNG

adicionado 2 minutos depois
20 minutos atrás, mick 07 disse:

Qual é o modelo do SSD?

Pra instalar Windows 10 você deve deixar em GPT.

 

Poste uma foto da tela do BIOS.

 

Ah, sobre o GPT, eu li em diversos lugares que se ambos os discos estivessem em GPT, eu teria que converter o SSD para MBR. O HD do notebook está em GPT. Por isso fiz a conversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, dwatashi disse:

NVMe é quase obrigatório usar GPT por causa do UEFI. (Somente são carregados por padrão drivers para o NVMe e portanto boot usando UEFI, no Legado/BIOS não carrega, logo o sistema não reconhece para fazer a instalação)

 

Dwatashi, estava originalmente em GPT, mas não reconhecia da mesma forma.

Como li por aí que se os dois discos estivessem em GPT deveria se converter o SSD pra MBR, acabei fazendo isso, mas não funcionou.

Pelo jeito, vou ter que reverter o SSD pra GPT. De qualquer forma, o problema vai persistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, mick 07 disse:

Converta pra GPT, depois verifique no BIOS se não está em modo RAID ou invés de AHCI.

 

Mick, na minha BIOS eu não encontrei nenhum lugar onde tenha essa informação.

São cinco sub-menus: Information, Configuration, Security, Boot e Exit. Olhei em todos, mas não achei essa informação.

Já reconverti o disco para GPT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, mick 07 disse:

Cara, dá uma vasculhada, deve ter algum lugar que esteja escrito RAID, AHCI, IDE ou IRST.

 

Cara, não tem mesmo. Olhei novamente, todos os itens de cada lista, mas não tem essa informação.

Daria pra ver essa informação em outro lugar?

P.S.: Na última vez que acessei a BIOS, apareceu o nome do SSD pela primeira vez. Tentei instalar o Windows nele pelo pendrive, não apareceu na lista. Saí, entrei na BIOS novamente, mas voltou a como estava antes: só aparece "NVMe"...

adicionado 32 minutos depois

E agora, do nada, o Windows parou de reconhecer também.

Entrei no Gerenciador de Discos, e nem ali aparece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...