Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java Avançando em JAVA quais tópicos estudar?


Posts recomendados

Bom dia. 

 

Sou técnico em informática sem muita experiência e estou estudando JAVA, mas também sei um pouco, quase nada na verdade, de outras linguagens como C++, VB.NET. Entendo um pouco de HTML/CSS, o suficiente para edtar um template por completo, mas não me julgo apto para desenvolver algo do zero, ao menos não algo que de nível igual ou superior aos materiais que já editei.

 

Enfim, estudando linguagem de programação, no caso JAVA, eu estou lendo algumas coisinhas da CAELUM e aquele livro "Java em 21 dias", além de estar estudando o Eclipse também, porque me perco bastante nessa IDE.

 

O problema é que percebo que a linguagem crua não é muito difícil, mas não sei em quais tópicos começar a avançar para ir além. Esse livro java em 21 dias agora está focando em applets, mas sinto que ele pulou muitas informações, por exemplo, não comentou nada sobre pegar dados digitados pelo usuário e já pulou direto para applets, obviamente eu estou lendo outras apostilas que já me passaram esse tipo de coisa.

 

Gostaria de saber tópicos a estudar em java, fiquei sabendo de coisas como:

 

JSON, Jframe, etc...

Relacionar a linguagem a um banco de dados. ( o que me leva a estudar um BD, e isso está sendo bem difícil, não estou encontrando um norte)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos no mesmo barco, eu estou pensando em estudar sobre netbeans. Eu acho que na etapa que você chegou vale dar uma freiada no java e aprender sobre  banco de dados. Pra isso recomendo você aprender o básico sobre PHP, pois o php é uma ótima linguagem pra você aprender a como se conectar com o banco de dados e pegar dados dele. Pra começar a aprender php você precisa dar uma estudada em formulários html. junto com o php estude sobre banco de dados relacionais, recomendo aprender sobre o mysql que é o mais fácil. Parece algo muito longo mas não é tanto assim, é o caminho necessário pra aprender sobre os banco de dados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Hela

 

Imagino que esteja lendo a apostila da CAELUM de java desktop, na teoria a continuação dela, seria a de java web que mostra conexão com banco de dados.

 

Mas se você quer aprender a fazer um conexão em um sistema desktop, há alguns tutoriais bem interessantes como esse AQUI.

 

Sobre avançar na linguagem, você tem vários caminhos, no caso do java, pode aprender a parte web e mobile, aprender os frameworks, ler a documentação da linguagem. Ou você também pode aprender o básico/intermediário de outras coisas como html/css, banco de dados, outras linguagem e etc...

 

Para aprender banco de dados, você não necessita de nenhuma linguagem a não ser o próprio SQL. É interessante que você aprenda modelagem de banco de dados antes de realmente começar a mexer com banco de dados.

 

Caso tenha dificuldade de saber para onde ir agora, você pode procurar um roadmap para poder ajudar a te guiar nos seus estudos.

 

Vou deixar AQUI um exemplo de roadmap para desenvolvedor java.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, acho que minha dificuldade está pegando no fato de que não acho que "dominei" essas linguagens que citei pra vocês, mas parece que todas as apostilas ensinam a mesma coisa:

 

Imprimir um texto.

loop

for 

operadores lógicos

resgatar informação digitada pelo usuário.

 

 

Java eu ainda fui um pouco mais longe a ponto de estar começando a pesquisar sobre Jframe, mas não sei se pulei algo indo direto desse ponto, que considero básico, para o Jframe.

 

Desenvolvimento web eu me divirto fazendo, mas não acho que seja exatamente minha praia, precisa de uma veia artística que eu não tenho para fazer isso como profissão. 

 

Sobre o PHP, eu não queria mudar de linguagem de novo porque eu oscilo demais, comecei com VB, fui para C/C++, agora estou em JAVA e gostaria de dominar ela antes de partir para a próxima. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...