Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar uma placa-mãe de entrada com um processador topo de linha?


Diegolera
Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Sempre ouvi que a placa-mãe e o gabinete eram partes que comprávamos com o resto do orçamento do PC, coisa que eu discordo, e muito, porém, nunca entendi também o motivo dos outros falarem para não usarem uma placa-mãe de entrada com um processador high-end (i7, i9, r7...). Imagino que esteja relacionado com o desempenho, pois, por ser a placa que interliga todos os componentes, pode existir delay ou algo do gênero.

Em suma, eu gostaria de saber se existe algum perigo com essa composição (queimar peças, componentes e etc)?

Existe gargalo?

Como saber que uma placa-mãe é apropriada para os processadores mais parrudos?

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro você tem que levar em conta o que vai usufruir da placa. Mais slots de RAM, mais USBs, codec de audio melhor, etc etc. Depois você tem que ver o VRM da placa, se ele é suficiente para o processador escolhido.

Não é porque o fabricante diz que uma A320 suporta qualquer Ryzen que isto é verdadeiro. Suportar, suporta, mas à duras penas. Em alguns casos estas placas mais fraquinhas fazem throtlle no processador por não aguentarem o consumo elétrico.

 

Se você pensa em overclock aí que a porca torce o rabo, a placa tem que ser bem escolhida pra não se ferrar depois.

 

Esta de "placa barata com CPU caro" é conversa pra boi dormir, tá negligenciando simplesmente o hardware que faz toda a ligação com os demais periféricos.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, mick 07 disse:

Já deu uma olhada nesses artigos?

 

 

 

 

Obrigado @mick 07, eu procurei por outro nome e não encontrei, por isso eu acabei criando esse tópico, mas esses posts que você me direcionou me explicaram muito bem as diferenças e os impactos. Muito obrigado!

 

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

Primeiro você tem que levar em conta o que vai usufruir da placa. Mais slots de RAM, mais USBs, codec de audio melhor, etc etc. Depois você tem que ver o VRM da placa, se ele é suficiente para o processador escolhido.

Não é porque o fabricante diz que uma A320 suporta qualquer Ryzen que isto é verdadeiro. Suportar, suporta, mas à duras penas. Em alguns casos estas placas mais fraquinhas fazem throtlle no processador por não aguentarem o consumo elétrico.

 

Se você pensa em overclock aí que a porca torce o rabo, a placa tem que ser bem escolhida pra não se ferrar depois.

 

Esta de "placa barata com CPU caro" é conversa pra boi dormir, tá negligenciando simplesmente o hardware que faz toda a ligação com os demais periféricos.

@Phoenyx é justamente um que eu tenho na minha casa como PC da família, é uma A320, uma placa-mãe bem barata mas que tem um R5 2600G

Eu vejo que não estamos tendo problema, porém, duvido muito que a mesma ofereça o mesmo desempenho para um R7 em uma placa-mãe topo de linha.

 

"Esta de "placa barata com CPU caro" é conversa pra boi dormir, tá negligenciando simplesmente o hardware que faz toda a ligação com os demais periféricos."

É justamente o que eu penso, apesar dos testes dos posts que foram indicados pelo @mick 07, mesmo não tendo muita diferença em processadores low-mid end, imagino que o ideal é ter um equilibrio, para caso venha ter um futuro upgrade não tão radical, não tenha necessidade de trocar tudo.

 

Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...