Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 580 batendo 90º


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Boa tarde! 

Eu vi alguns tópicos anteriores sobre essa questão e percebi o quão problemático isso pode ser. Fiquei com medo de reviver o post, então decidi criar um próprio, caso não haja algum problema.

 

Enfim, ao relato.

Estava jogando The Witcher 3, e percebi o quão quente estava a tampa de acrílico do PC. E para minha surpresa o Afterburner apresentou 85~89º. Também to sentindo uma queda de performance, pode ser por conta disso?

 

E quais medidas eu posso tomar em relação a isso? 

 

Meu setup é:

MoBo: B450 Aorus M

Processador: R5 2600

Placa de Vídeo: XFX RX 580 8gb

Memória: Kingston HyperX 8gb 2400mhz

 

 

*perdoa os leds pai, comprei o gabinete já com as fans

66429298_475111189726209_886505692553281536_n.jpg

66703212_2332959863635770_7054385497648398336_n.jpg

66727305_647373432429963_1773253672801665024_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycon Clemente já ajustou a curva de fan pelo amd wattman?

adicionado 7 minutos depois

@Maycon Clemente tenho uma rx 580, pelas configs de fábrica ela só liga os fan em temperaturas altas. Ajustando a curva de fan para chegar em 100% aos 65 graus, a GPU não passa de 68 graus em testes de stress do heaven benchmark; no apex legengs fica um pouco a baixo dos 68 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Maycon Clemente Os fans frontais está na posição errada, eles tem que jogar ar para dentro, ai nessa posição vai jogar ar para fora.

 

É por isso que sua gpu esquenta tanto, tá tirando o ar frio que iria nela, o ar quente sobe, e o ar frio fica embaixo.

 

O cooler traseiro é pra jogar ar para fora e não para dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mikasa  Vou fazer isso depois, caso não apareça uma outra solução! Obrigado.

 

@CoderOutsider Confesso que nunca havia configurado. Após os ajustes ele demorou mais para esquentar, mas ainda chega aos 85º e alterna até 87º. Ao menos diminuiu um pouco.

 

@Elder Nauvirth Vou fazer a correção, e mais tardar posto o resultado! Valeu pela dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, faltaram alguns dados fundamentais:

fonte

marca, modelo do gabinete.Se não tiver, no mínimo tamanho(largura, altura,comprimento), posição do fonte(acima ou abaixo?)

Quantidade e tamanho de FAN.

Cooler de CPU(é o original?)

Aparentemente é um caso de gabinete sem condições de ventilação e teria que trocar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Maycon Clemente disse:

@Elder Nauvirth Vou fazer a correção, e mais tardar posto o resultado! Valeu pela dica.

Isso é erro de iniciante, não se preocupe, por sorte estamos aqui para orientar quando vemos algo errado.

 

E com certeza volte com um resultado para sabermos se mudou algo.

 

Pela aparência do gabinete, não mostra ter montado a fonte na posição errada, até porque ficaria abafada, então o erro deve ter sido apenas a posição dos fans e espero que seja só isso mesmo.

 

A fonte se estiver em posição errada ela ficaria com o fan dela virado para dentro do gabinete pegando o ar frio que iria para as outras peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Opa! Meu gabinete é um Bluecase BG-009.

Eu estou usando 4 fans, sendo que 02 são frontais, uma traseira e uma superior. A dimensão delas é de 120 x 120 x 25 mm;

Com uma rotação de 1.200 RPM. O cooler do CPU é o Original do Ryzen 5 2600.

A fonte é uma PCYes 500w WHITE.

 

@Elder Nauvirth Eu fiz as alterações e o teste hoje. Eu fiz um monitoramento rápido de 16 minutos em The Witcher 3 e a máxima atingida foi 88º, mas se manteve mesmo em 85°. Já uma diminuída na temperatura haha.

 

Eu aproveitei e dei uma olhada na fonte também e eu fiquei com uma certa dúvida em relação a posição dela.

Atualmente ela está posicionada com o Cooler para a parte de baixo do gabinete,  onde há esses furos para saída de ar e um 

filtro anti-poeira. Essa posição esta certa? Bateu essa dúvida por que a fonte está de cabeça para baixo haha.

 

EDIT: Apesar da temperatura ainda ter chegado a uma máxima de 88° o painel de acrílico estava menos quente do que antes. Não sei se é relevante tal informação.

 

Uma foto da fonte pra poder ilustrar melhor.

 

shopping.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Maycon Clemente disse:

Eu aproveitei e dei uma olhada na fonte também e eu fiquei com uma certa dúvida em relação a posição dela.

Atualmente ela está posicionada com o Cooler para a parte de baixo do gabinete,  onde há esses furos para saída de ar e um 

filtro anti-poeira. Essa posição esta certa? Bateu essa dúvida por que a fonte está de cabeça para baixo haha.

A fonte está na posição correta, o ar entra na fonte pela parte de baixo do gabinete e esse por sua vez sai na parte de trás.

 

É bom ver que diminuiu a temperatura, iria diminuir mais ainda se o gabinete permitisse mais entrada de ar na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Maycon Clemente disse:

Meu gabinete é um Bluecase BG-009.

Eu estou usando 4 fans, sendo que 02 são frontais, uma traseira e uma superior. A dimensão delas é de 120 x 120 x 25 mm;

Ok.Pelo que deu para observar nas fotos o primeiro problema é que esse gabinete não é bom para ventilação.

Mas está agravado porque o gabinete está instalado em local fechado, justamente no topo onde o ar poderia sair tem um "fresta" muito pequena porque tem a tampa da escrivaninha fechando e na traseira parece que está fechada também.

A primeira recomendação seria mudar o gabinete de lugar(possívelmente em cima da escrivaninha) e outra recomendação seria procurar instalar FAN de maior potencia de ventilação, de preferência com 4 pinos e ligar direto na MB.

Sugestão AKASA Viper ou AKASA Apache, tem bem mais capacidade de ventilação que um FAN convencional que vem nos gabinetes(normalmente de 3 pinos).

Faça um teste "bruto". Tire essa tampa frontal plastica  do gabinete e veja como fica.

adicionado 1 minuto depois

Tem AKASA Piranha, melhor ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...