Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador no notebook


aliciamyx

Posts recomendados

Oi pessoal! Sei que já existe um tópico falando sobre processadores e sockets, mas eu li a respeito e fiquei com algumas duvidas sobre compatibilidade com a bios/chipset! To querendo comprar um processador melhor e queria saber se ele vai funcionar no meu note! Abaixo segue algumas prints das informações do meu notebook e o link do processador que desejo comprar:

 

Link Aqui

 

 

cats.jpg

cats2.jpg

cats 3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aliciamyx

Parece que não vai funcionar. Pesquisando aqui seu processador atual usa o socket PPGA478 e o que você que comprar usa PGA478.

 

Achei um forum gringo que mostra ambos os socket e com pinagens diferentes.

 

https://www.overclockers.com/forums/showthread.php/735950-Are-the-PGA478-and-PPGA478-sockets-compatible

 

Não tenho certeza se vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@aliciamyx

Parece que não vai funcionar. Pesquisando aqui seu processador atual usa o socket PPGA478 e o que você que comprar usa PGA478.

 

Achei um forum gringo que mostra ambos os socket e com pinagens diferentes.

 

https://www.overclockers.com/forums/showthread.php/735950-Are-the-PGA478-and-PPGA478-sockets-compatible

 

Não tenho certeza se vai funcionar.

 

 

Na teoria funciona, visto que uma das respostas afirma:

Citação

The qx9300 socket pga478, while mechanically, will fit in your socket ppga478 socket, won't work in your laptop. The pga478 socket is made for cpus ( mostly quads ) working at higher fsb frequencies and different voltages than socket ppga478.

 

E ambos são 478-pin micro-FCPGA, o grande problema entretanto é o FSB, o FSB no notebook da @aliciamyx é de 667 MHz, enquanto o FSB do Core 2 Quad Q9000 é de 1066 MHz.

 

Ao meu ver pode ser que não funcione de fato (99% de certeza), mas só testando pra saber caso alguém não apareça com uma resposta definitiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confie no socket indicado no cpuz; desmonte o processador e leia o que está impresso no socket. Tire uma foto dos pinos e compare com as fotos dos vendedores. Tem muito vendedor que não sabe o que está vendendo e um mesmo modelo de processador chega a ser fabricado com vários sockets diferentes. Olho vivo.

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Amanda Gonçalo disse:

problema entretanto é o FSB

Exatamente, tem que ser o mesmo fsb cá CPU atual, senão não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, T1000_2015 disse:

Não confie no socket indicado no cpuz; desmonte o processador e leia o que está impresso no socket. Tire uma foto dos pinos e compare com as fotos dos vendedores. Tem muito vendedor que não sabe o que está vendendo e um mesmo modelo de processador chega a ser fabricado com vários sockets diferentes. Olho vivo.

adicionado 2 minutos depois

Exatamente, tem que ser o mesmo fsb cá CPU atual, senão não funciona.

Vou tirar foto do que está escrito no processador e foto dos pinos também! Amanhã posto aqui.

adicionado 1 minuto depois
17 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Bom, primeiramente precisamos saber o modelo do notebook.

Modelo: Ibyte Fly Active CM-2

Placa-mãe: Compal KSW01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as fotos mais detalhadas do processador e placa-mãe:

 

U1BcWWB.jpg

 

NIWTVxM.jpg

 

aueVo1q.jpg

 

mvMAbNC.jpg

 

aZUrmdD.jpg

 

Gostaria de fazer duas observações:

1 - Tinha lido em alguns conteúdos que essa placa/chipset aguenta processadores de até 800fsb (se for verídico, me avisem pra que eu possa ter uma margem maior na escolha de processadores).

 

2 - Tinha lido também que essa placa aguenta memória ddr2 de até 667mhz, sendo que em uma das imagens a memória está descrita na etiqueta como 800mhz. O que estaria errado? o CPU-z e o Aida ou a Etiqueta? Realmente to confusa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, aliciamyx disse:

1 - Tinha lido em alguns conteúdos que essa placa/chipset aguenta processadores de até 800fsb (se for verídico, me avisem pra que eu possa ter uma margem maior na escolha de processadores).

 O 667mhz está funcionando, 800 acredito que não irá funcionar.

 

19 horas atrás, aliciamyx disse:

2 - Tinha lido também que essa placa aguenta memória ddr2 de até 667mhz, sendo que em uma das imagens a memória está descrita na etiqueta como 800mhz. O que estaria errado? o CPU-z e o Aida ou a Etiqueta? Realmente to confusa!

Seu note tem uma memória de 800mhz, porém rodando a 667mhz por causa do Chipset e do processador.

 

Certeza de funcionar é o processador da mesma geração com fsb 667mhz. 

 

E pela foto o socket é o mPGA-478MN, a descrição do cpuz estava incompleta.

 

Pela outra foto, o seu é um T5450, a descrição do cpuz estava errada.

 

Abaixo, minhas sugestões de processadores q é certeza de funcionar, só confira a pinagem:

T5550 1,83GHz

T5750 2,00GHz

T5850 2,17GHz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, T1000_2015 disse:

 O 667mhz está funcionando, 800 acredito que não irá funcionar.

 

Seu note tem uma memória de 800mhz, porém rodando a 667mhz por causa do Chipset e do processador.

 

Certeza de funcionar é o processador da mesma geração com fsb 667mhz. 

 

E pela foto o socket é o mPGA-478MN, a descrição do cpuz estava incompleta.

 

Pela outra foto, o seu é um T5450, a descrição do cpuz estava errada.

 

Abaixo, minhas sugestões de processadores q é certeza de funcionar, só confira a pinagem:

T5550 1,83GHz

T5750 2,00GHz

T5850 2,17GHz

 

Então acredito que nem vale a pena trocar, não vai fazer taaaanta diferença assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2019 às 10:42, aliciamyx disse:

Então acredito que nem vale a pena trocar, não vai fazer taaaanta diferença assim.

Até faz, mas ainda será longe do desempenho de um pc atual; o barramento de 667  é muito lento e acaba sendo o gargalo para todos os periféricos. Se for pagar muito barato, acho que vale a pena pela curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2019 às 15:45, icefly disse:

Dá pra trocar, melhora alguma coisa, mas não espere desempenho de uma cpu atual.

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5SD2VM/specifications/

 

Encontrei esse link dessa placa-mãe da Asus que usa o mesmo chipset que o meu e diz que vai até 1066 O.C, está correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, T1000_2015 disse:

@aliciamyx placa-mãe de Notebook é uma coisa que não se faz upgrade; impossível outra placa ter o mesmo tamanho, o mesmo formato, encaixes, conectores e pontos para parafusos nos mesmos locais da sua placa atual. 

Achei que o necessário fosse só o fsb e o socket ¯\_(ツ)_/¯
OBS.: Estou me referindo apenas ao processador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O seu Core 2 Duo é T5450, com soquete P e FSB 667Mhz, melhor manter do mesmo, até porque, se for partir para FSB maior, tipo um 800 ou 1066 Mhz, é capaz da placa-mãe e/ou BIOS capar para 667Mhz e ai vai não render tudo que deve, ou até mesmo não ligar; é uma roleta russa pode funcionar ou não.

 

Por esse link dá pra ter uma noção de para quais processadores pode partir, de preferência com o mesmo TDP, por questões de dissipação de calor

http://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_2_Duo_Mobile/T5450.html

 

Muuuuitos anos atrás fiz esse tópico, com base em informações da época que era moderador daqui e tinha notebook com esses processadores, talvez ajude também.

 

Sou entusiasta de upgrade, mas sinceramente, pro nível atual de desempenho, o que você pretende não vai render legal; fosse uns 5-6 anos atrás, eu incentivaria a tentar trocar o processador, mas sinceramente acho que seu melhor upgrade seria comprar um notebook novo, ou um usado mais recente, tipo um de 2014 pra cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...