Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Python é mais indicado uma aplicação WEB ou um programa para o computador?


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo certo?

Seguinte...

Tenho diversas informações relacionadas a um dado produto (valor, quantidade de consumidores, fornecedores, etc...). Gostaria de fazer um apanhado de dados, desse mesmo produto em diversas localidades, e fazer uma programa que contenha todos os dados.  

Sou iniciante em Python. Já li que aplicação web ou programa que rode no computador depende da necessidade. Considerando a experiência de vocês. Um programa web (flask ou django) ou um programa com interface gráfica (tkinter), qual seria a melhor abordagem?

Peço desculpas se falei besteira. Não sou "programador de formação", não me matem! rsrsrs

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Vai depender do seu público consumidor da aplicação....de que forma a reunião dessas informações deverão chegar até os possíveis consumidores do serviço?

 

Pela explicação superficial que você deu, me fez lembrar de um produto que fiz para uma distribuidora de areia para gato e produtos relacionados a felinos, ele consistia em duas etapas...um site tradicional para exibição dos produtos, fotos, tamanho de embalagem, modo de usar, cuidados com felinos, etc... e uma aplicação web para fornecedores(concorrência) e os vendedores da empresa(tomada de pedidos em lojas distribuidoras).

 

Tudo foi feito usando PHP, JQuery, MYSQL

 

A questão é!, Pouco importa a linguagem de programação!

 

O que você tem que pensar é, em como vai dar suporte posteriormente a aplicação que você vier a desenvolver.

 

Se está a desenvolver para um cliente, tenha com ele um bate-papo(reunião) para entender as necessidades dele, e de que forma ele espera operar isso(Web, App ou ambos), e você vai ter oportunidades de explicar como pode ser feito(opções web, App, misto) e o método que deverá ser aplicado(PHP, Python, JavaScript, etc...) e quanto isso vai custar em pessoal(se for o caso, treinamento e operação do software) para só então depois disso você traçar o seu plano de desenvolvimento para fazer o serviço funcionar e o custo final do projeto todo.

 

Você possui outros conhecimentos em outras linguagens de programação? se não possuir e o seu conhecimento se limita ao Python, Ok, sem problemas, mas dependendo do tanto que você conhece de Python e seus frameworks, poderá ter ou não algumas barreiras que em outras linguagens que você conhece não teria, e cuidado com isso, pois qualquer atraso no cronograma que você traçou vira um atraso na entrega, por isso a importância de conheçer bem o que faz.

 

Como eu disse acima, não basta desenvolver somente, pense no suporte que você terá que dar depois ao cliente(pós venda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @fspjonny , obrigado pela resposta.

Na verdade é o desdobramento de um projeto de doutorado (eu sou o doutorando sofredor, rsrsrs). Pelo que entendi, antes de desenvolver eu teria que entender quais são as expectativas dos possíveis usuários e de qual forma eu teria que dar suporte para atualizações e correções de bugs, certo?. Eu tenho conhecimento de algoritmos (vi na graduação) e comecei a estudar Python justamente para fazer esse projeto. Vou conversar com meu orientador essas questões, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, ccsvaleriano disse:

Olá @fspjonny , obrigado pela resposta.

Na verdade é o desdobramento de um projeto de doutorado (eu sou o doutorando sofredor, rsrsrs). Pelo que entendi, antes de desenvolver eu teria que entender quais são as expectativas dos possíveis usuários e de qual forma eu teria que dar suporte para atualizações e correções de bugs, certo?. Eu tenho conhecimento de algoritmos (vi na graduação) e comecei a estudar Python justamente para fazer esse projeto. Vou conversar com meu orientador essas questões, muito obrigado!

Sim, exatamente isso, você precisa saber bem o que deve ser feito para não perder tempo ou ficar dando voltas com seu projeto e ter uma série retrabalhos!

 

Acho que uma possível analogia seria, comparar a construir um edifício, o engenheiro responsável não sai fazendo diretamente a construção toda, ele olha o projeto e as especificações do cliente e só ai que ele determina como a obra será iniciada e terminada.

 

Na programação a última parte de um projeto é sua codificação, antes disso ocorrer segue-se uma série de etapas chaves que vão dizer como o software ou funcionalidade a ser implementada vai funcionar de ponta a ponta, eu sei que não é o seu caso neste momento porque está fazendo isso com fim acadêmico, mas veja sobre o SCRUM e KANBAN, eles são muito utilizados nas empresas de produção de software em conjunto ou separados, com isso você terá uma ideia de como segue o fluxo de criação de uma aplicação antes mesmo de começar a codificar.👍


Link sobre o que é o Scrum

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...