Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como organizo os fans?


Posts recomendados

Pessoal, gostaria da ajuda de vocês para organizar os fans em meu PC de maneira a resfriar melhor aumentando assim a vida útil e a margem de OVERCLOCK sem esquentar.

O meu Gabinete é o Aerocool Aero 500 Front : 2 x 120mm Fans (Optional) Rear : 1 x 120mm Fan (1 x 120mm Included) Top : 2 x 120mm Fans (Optional)

Eu uso um WC 120mm Sangue Frio PCYES, nas especificações do gabinete diz que Radiador é no topo, mas creio que dê sim para instalar em outra posição.

Tenho em mãos:

2x Ventoinha 1300RPM NOVAS | 1x Ventoinha 2000RPM NOVA | 1x Ventoinha 1200RPM usada | 1x Ventoinha 2000RPM usada

Irei fazer um sistema de Push and Pull no WC, em qual posição instalo o WC qual direção do fluxo de ar das 2 ventoinhas?

As 3 que restam em qual posição eu coloco e direção do fluxo de ar?

Desde já agradeço de coração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Enrique Olá amigo, faça como eu sempre fiz aqui: deixe os fans frontais puxando ar frio de fora jogando para dentro; na parte traseira você pode colocar o radiador de 120mm do seu WC com um fan soprando ar no radiador e outro fan atrás, puxando o ar pra fora do gabinete (faça um "sanduíche" com os 2 fans e o radiador  no meio); no topo do gabinete, coloque os 2 fans soprando ar pra fora. O ar quente sobe, e é muito bom que tenha apenas fans soprando o ar viciado de dentro do PC pra fora. Não deixe o radiador no teto, deixe na parte traseira, cuidando sempre para não dobrar as mangueiras do mesmo.


Qualquer dúvida poste amigo, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Enrique Não tem problema, se você instalar o radiador no teto, vai puxar todo o "bafão" quente do interior do gabinete pro radiador.... então tanto no teto como atrás vai puxar ar quente, então acho mais negócio colocar atrás o radiador com push/pull e deixar o teto só com fans, se livrando do ar quente.

 

Só minha sugestão mesmo, uma vez usei wc selado por 4 meses (não gostei) e usava na parte de trás e tive melhores resultados do que no teto.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Enrique Isso, um fan atrás puxando o ar quente, o radiador, e o segundo fan jogando ar do gabinete para fora, no sentido do radiador. Bem como você descreveu no seu post anterior. Está correto.

 

Quanto a colocar na frente, francamente eu nunca testei, durante o tempo que usei wc selado, talvez seja uma boa, mas vai trazer um calor infernal para o interior do seu gabinete, pois em jogos pesados esse radiador vai ferver, e os fans trazendo o ar pra dentro vai ser complicado. Talvez essa ideia seja boa se tiver pelo menos 3 fans bem fortes fazendo a exaustão do ar extremamente quente do interior, senão vai ficar ruim (assim penso eu, nunca coloquei isso na prática).

 

Abraço amigo, boa sorte! Qualquer coisa é só postar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Não havia pensado por este lado, realmente se eu colocar na frente vai puxar ar frio pro radiador, mas também vai jogar a quentura do radiador pra dentro do gabinete! Melhor deixa na frente uma simples ventoinha puxando o ar

Então a melhor alternativa ficou assim né?

< Radiador < Traseira

^^ Topo 

< Frontal

Agora a questão é, eu tenho 3 fans novos, 2 de 1300rpm e 1x de 2000RPM

um de 1200rpm usado e um de 2000rpm usado

Em qual posição eu coloco cada um?

adicionado 3 minutos depois

Estive pensando em 1 dos de 2000 colocar na parte frontal pra deixar com bastante ar frio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gabriel Enrique disse:

@simforoso Não havia pensado por este lado, realmente se eu colocar na frente vai puxar ar frio pro radiador, mas também vai jogar a quentura do radiador pra dentro do gabinete! Melhor deixa na frente uma simples ventoinha puxando o ar

Então a melhor alternativa ficou assim né?

< Radiador < Traseira

^^ Topo 

< Frontal

Agora a questão é, eu tenho 3 fans novos, 2 de 1300rpm e 1x de 2000RPM

um de 1200rpm usado e um de 2000rpm usado

Em qual posição eu coloco cada um?

Sim, este é o esquema que eu faria. Está certinho.

 

Sobre os fans, eu sempre usei de baixa rotação pois não gosto de trabalhar com muito barulho, mas no seu caso o fan mais forte de 2000rpm eu colocaria soprando ar no radiador, e um comum atrás puxando o ar forçado com o fan mais forte pra fora... se ficar muito barulhento, ligue o de 2000rpm na placa-mãe, assim você pode controlar a rotação dele, deixando mais forte quando for jogar/rodar algo pesado apenas.

 

Aqui tenho 4 fans de 200mm que nem fazem barulho, daí deixo direto na fonte em 12V, mas um fan de 120mm direto na fonte é complicado, dependendo do fan faz um barulho insuportável... eu não gosto de barulheira, mas tem amigos que colocam os fones e nem ligam pro barulho. Vai da personalidade da pessoa, não sei se você se incomoda com barulho forte e tal ou nem liga. 

 

Mas em teoria o teu esquema está certinho, é exatamente assim que eu montaria um setup com wc selado. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Opa muito obrigado! 

ultima dúvida, visto que eu não ligo pro barulho pois com meu fone fica imperceptivel você acha melhor deixar no 100% ligado na placa mão ou na fonte?

Como posso fazer para que o fan que joga ar pro radiador puxe o ar mais gelado possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Enrique Opa, desculpa a demora pra te responder, não entrei no CdH esse fim de semana!

Rapaz, você que usa fones e nem escuta o PC, pode ligar direto na fonte mesmo em 12V que vai ter o melhor rendimento possível. Vai juntar mais poeira também, mas se o seu gabinete tiver aquelas "telinhas" de metal para segurar o pó igual o meu Coolermaster H500P tem, é só limpar ela uma vez a cada 6 meses e limpar o fan uma vez por ano, dependendo do uso (limpo os filtros aqui a cada 3~4 meses e tiro os fans pra limpar 1x ao ano, esse PC da assinatura fica 98% do tempo ligado direto, sem folga).

 

Sobre o fan puxar o ar mais fresco possível talvez ele numa rotação bem mais alta, ligado à fonte em 12V faça com que a pressão do ar que entra no radiador seja bem forte e fria. Se for um vento sem força, com o fan trabalhando a 45~60% da sua potência, provavelmente ele só vai jogar ar morno de dentro do teu gabinete no radiador... como te disse tenho muito pouca vivência com WC selado... tive um por 4 meses e vendi, sempre gostei mais de air cooler mesmo. E os air cooler atuais da AMD dos Ryzen, são muito bons e muito bonitos. E os PCs que eventualmente monto/faço manutenção de familiares e amigos, metade tem Ryzen e os que tem Intel é tudo air cooler da Coolermaster como o Hyper 212X que é ótimo (dá uma canseira de limpar, mas é muito eficiente).

 

Qualquer dúvida poste amigo, no que eu puder eu te ajudo. Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriel Enrique disse:

Sendo 1x2000Rpm usado, 1x 1200rpm usado

1x2000rpm novo, e 2x1300rpm novos

Olhe, acho que se realmente você vai manter esse WC de 120mm deve mante-lo no topo. Mas você citou a configuração q você vai instalar? Pergunto porque tem placa-mãe que tem dissipadores muito altos que dificultam a instalação de WC.

De qualquer forma se seu objetivo é uma boa ventilação acho um contrasenso pensar em instalar FAN reaproveitadas, principalmente se forem de 3 PINOS. Eu troquei todos meus 5 FAN genericos por FAN AKASA Viper e AKASA Apache de 4 pinos e com PWM  e tive muito bom resultado, e principalmente o funcionamento ficou silencioso porque liguei tudo em SYS_FAN e como eles são PWM a rotação é controlada com a variação das temperaturas, então os FAN não rodam em RPM máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, é simples.O gabinete já vem com 1 FAN atrás, ele tira ar(pressão negativa). O WC ocupará uma das posições no topo(tem duas furações para FAN de 120).Ele ficará também com pressão negativa(tirando ar do gabinete).

Esses  2 FAN de 2.000rpm são muito barulhentos e de baixo rendimento e deveriam ser descartados.

O que você deve ter no gabinete é: 2 FAN frontais(entrando ar:pressão positiva), 2 FAN tirando ar(já tem 1 na traseira e terá +1 FAN do WC).Opcionalmente poderá colocar mais 1 FAN no topo, mas deve verificar se caberá.

Se ainda não tiver comprado esses 2 FAN de 1300RPM é melhor trocar por FAN AKASA que tem mais que o dobro de fluxo de ar. Esses de 2000 rpm, venda.

adicionado 0 minutos depois

E sua MB tem 2 Sys_FAN. Se comprar FAN com PWM ligue nelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...