Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JoãoGGP

RESOLVIDO Upgrade de processador pra GTX 1060 3GB

Posts recomendados

tenho uma 1060 3gb EXOC da Galax e ando jogando alguns jogos mais pesados como Squad e tenho notado que o FPS andava baixo, rodei o after burner junto ao jogo e notei o processador em 100% e dando quedas de frame. Teria alguma solução para o processador para usa lo por enquanto?, e qual processador devo comprar?, estava dando uma olhada nos da AMD mas n entendo mt de AMD, gostaria de algo entre 900 reais e um config boa de MOB e Ram para acompanhar.

Config:

I5 4440

MOB:B85M-E

VIDEO: GTX 1060 3GB EXOC GALAX

FONTE:CORSAIR CX 450

8GB DE RAM HYPER X 1600MHZ

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@JoãoGGP você trocar o procs teria que trocar a mobo e a ram tb e 900,00 n daria, mas se for pesquisar veja um r5 1600/2600 + b350/450 com dissipador nos vrm + 8gb ddr4

Compartilhar este post

Link para o post

esse orçamento e para o processador.

adicionado 5 minutos depois

um I5 9400f seria bom, ou teria algo melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP Não tem como trocar só o processador. Vai ter que trocar tudo. Plataformas modernas usam sockets diferentes da sua e memórias DDR4. 

O Core i5 4440 suporta a GTX 1060 muito bem. Vai ter algum gargalo em um ou outro jogo, mas o resultado geral é ótimo. Se você estiver tendo muito gargalo, melhor dar uma verificada nas temperaturas.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, KairanD disse:

@JoãoGGP Não tem como trocar só o processador. Vai ter que trocar tudo. Plataformas modernas usam sockets diferentes da sua e memórias DDR4. 

O Core i5 4440 suporta a GTX 1060 muito bem. Vai ter algum gargalo em um ou outro jogo, mas o resultado geral é ótimo. Se você estiver tendo muito gargalo, melhor dar uma verificada nas temperaturas.

Sim eu sabia que teria que trocar tudo, em jogos pesados ele anda batendo o 100% mas ainda n monitorei a temperatura irei fazer agora. Mas de qualquer forma penso em trocá-lo ja tenho este processador a 8 anos mais ou menos, e estava pensando num i5 9400f, ele e um processador bom para o preço? Ou teria algo melhor q ele no mesmo valor?

Compartilhar este post

Link para o post

a temperatura tanto no GTA V quanto no Squad permaneceu em 61 graus.

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP Certo, essa temperatura está boa. Qual taxa de FPS você tem alcançado em ambos os jogos, especialmente o Squad? Experimente ativar o vertical sync: ele vai aliviar o processador e os drops podem desaparecer.

Por sinal, eu aqui uso um Core i5 4670K com uma GTX 1070Ti 8GB e dá para conviver numa boa com essa combinação.

Compartilhar este post

Link para o post

No GTA V consigo entre 60-69 varia bastante tudo no ultra exceto em gráficos avançados que deixo tudo off.

No SQUAD tudo no medio com SAMPLING em 1.5 fico com  60-75 mas fica dando muitas quedas bruscas, ja experimentei o VSYNC e fica pior pois o fps trava em 60 e cai constantemente pra 47 e isso ocasiona as travadas, essas quedas ocorrem com o Vsync desligado também.

edit: o fps fica entre 65-60 no GTA V e o processador em 100% com a placa de video em 80, 90% (o processador também chegou a 68 graus, pois de dia fica mais quente)

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP Faça diferente então: tente jogar com o vsync desligado e limite o jogo a 60 FPS através do Riva Tuner (o programa que vem junto com o MSI Afterburner, que você aparentemente já está usando).

Verificou se seu processador está atingindo normalmente a frequência máxima?

Sua fonte está ligada diretamente na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post

a fonte esta na toma diretamente.

em jogo normalmente fica em 3.10 ou 3.20 observei pelo rivatunner algumas vezes pega o 3.30 mas em geral e 3.10 e 3.20.

quis testar para ver se trocando o processador o desempenho seria superior, levei minha GTX 1060 3GB na casa de um amigo com um I3 8100 e o desempenho foi o mesmo no jogo SQUAD não consegui testa no GTA V, alguns minutos depois o processador dele ficava pegando 100% mas somente em alguns momentos, estou sem ideia do que e o problema.

Testei a 1060 de 6gb dele no meu PC e o desempenho foi o mesmo também. 

adicionado 4 minutos depois

sera que seria uma limitação de memoria grafica ? os 3gb não estariam dando conta?

adicionado 12 minutos depois

ps: se fosse limitação grafica acho que a placa do meu amigo em meu pc iria dar conta, mas isso não aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP O Core i3 8100 não é muito diferente do seu processador... 

Testou limitando a taxa de FPS como eu disse? Pelo Riva Tuner?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim fiz o teste agora, aconteceu o mesmo com o processador batendo 100% e dando lag, mudei a resolução e parece ter aliviado a queda de frames. Mas o limitador n ajudou em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP Em qual resolução você estava jogando e qual está agora?

Compartilhar este post

Link para o post

estava jogando em FULL HD 1920x1080, mudei para umas menores 1600x900 e dai pra baixo, mas o lag continua em alguns mapas. Percebi um consumo de RAM bem alto, 7534mb sendo que tenho 8gb ddr3 1600mhz

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP Quando o processador está gargalando, reduzir a resolução não altera a taxa de FPS. Apenas piora o aproveitamento da placa de vídeo. Tem algo estranho aí. E, sim, as travadas podem ter a ver com a memória ram.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/07/2019 às 18:35, KairanD disse:

@JoãoGGP Quando o processador está gargalando, reduzir a resolução não altera a taxa de FPS. Apenas piora o aproveitamento da placa de vídeo. Tem algo estranho aí. E, sim, as travadas podem ter a ver com a memória ram.

sera que não e a memoria gráfica da placa?

Compartilhar este post

Link para o post

@JoãoGGP Também poderia provocar stutter, mas apenas em casos extremos. Contudo, como você disse que o resultado é o mesmo com a placa do seu amigo que tem 6GB... O problema é outro. O computador dele tem apenas 8GB de memória ram também?

E é certo que o Core i5 4440 pode gargalar a GTX 1060 em momentos pesados nos jogos de mundo aberto, mas daí a provocar stutter pesado é outra história. Eu limito a taxa de FPS para a de atualização do monitor (até porque não tem razão para passar disso) e não tenho problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

sim meu amigo também possui 8 gb de RAM, porém com ele não acontece esses travamentos, eu estou rodando tudo no baixo e o frame rate parece ter dado uma melhorada, mas tem quedas bruscas ex: de 90-100 frames vai para 52.

não sei explicar, pois tudo esta no limite, memoria RAM, memoria gráfica, ta complicado de dizer o que é

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD veja se essa config fica bom.

I5-9400F

H310m

8GB ddr4 2400mhz, no futuro pretendo por mais 8gb ou no dia comprarei os 16gb estou indeciso ainda.

vou continuar minha placa de vide.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/07/2019 às 22:10, JoãoGGP disse:

a quis testar para ver se trocando o processador o desempenho seria superior, levei minha GTX 1060 3GB na casa de um amigo com um I3 8100 e o desempenho foi o mesmo no jogo SQUAD...

Em 16/07/2019 às 20:15, JoãoGGP disse:

sim meu amigo também possui 8 gb de RAM, porém com ele não acontece esses travamentos...

Fiquei confuso. Afinal, o problema acontece com ele ou não? 

30 minutos atrás, JoãoGGP disse:

I5-9400F

H310m

8GB ddr4 2400mhz, no futuro pretendo por mais 8gb ou no dia comprarei os 16gb estou indeciso ainda.

Eu não compraria kit Intel nessa altura do campeonato:

Os próximos Core i5 terão HT, já que a Intel não está dando conta de concorrer. O Core i5 9400F de hoje (que é um chip inferior ao Ryzen 5 2600) será o Core i3 de amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD meu amigo não tem travamentos.

certo, em relação ao kit o que me recomendaria de ryzen em um preço proximo ao i5 9400f e uma placa-mãe boa para esse kit.

quando levei minha 1060 de 3gb e coloquei no PC de meu amigo os travamentos persistiram e o frame rate ficou baixo.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, JoãoGGP disse:

meu amigo não tem travamentos.

quando levei minha 1060 de 3gb e coloquei no PC de meu amigo os travamentos persistiram e o frame rate ficou baixo.

Então ele não tem travamentos com a placa dele, mas tem com a sua? Bem, isso indica que a memória gráfica é o problema mesmo. E, por conta disso, a memória ram pode se tornar um problema.

Acontece o seguinte: quando a memória da placa de vídeo estoura, ela começa automaticamente a utilizar a memória ram, que é muito mais lenta. Isso em si já é um problema, podendo provocar perda de desempenho considerável. E daí que você e seu amigo têm apenas 8GB de memória ram, algo que já está no limite para alguns jogos modernos. Nessa situação, um jogo pesado que já esteja rodando "daquele jeito" devido à limitação de memória ram é obrigado a dividir espaço com o que a placa de vídeo precisar usar. O resultado são travadinhas - grandes drops de FPS - quando há acesso ao disco porque a memória ram lotou... Se o computador não tiver SSD e sim apenas HD, a coisa fica mais feia ainda.

Experimente reduzir a qualidade das texturas nos jogos e acompanhar o uso de VRAM e memória ram pelo MSI Afterburner.

4 minutos atrás, JoãoGGP disse:

Certo, em relação ao kit o que me recomendaria de ryzen em um preço proximo ao i5 9400f e uma placa-mãe boa para esse kit.

Ryzen 5 2600 + placa-mãe robusta com chipset B450. 

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD a VRAM esta em 2953 quase os 3gb e a ram em 7953 quase os 8gb, o jogo esta no SSD e as texturas no LOW.

adicionado 1 minuto depois

então, em relação ao VRAM eu fiz o teste colocando a 1060 de meu amigo que tambem e de 6gb e ficou do mesmo jeito lagando e travando, com o fps baixo (em meu pc eu coloquei a 1060 dele)

adicionado 4 minutos depois

vi alguns testes com o I5 9400F vs esse ryzen, e na maioria o I5 pega uma melhor performance em FPS sejam 10 ou 15 fps a mais 

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, JoãoGGP disse:

@KairanD a VRAM esta em 2953 quase os 3gb e a ram em 7953 quase os 8gb, o jogo esta no SSD e as texturas no LOW.

Então estourou mesmo. Ambas as memórias. E está ocorrendo exatamente o problema que eu descrevi. 

32 minutos atrás, JoãoGGP disse:

então, em relação ao VRAM eu fiz o teste colocando a 1060 de meu amigo que tambem e de 6gb e ficou do mesmo jeito lagando e travando, com o fps baixo (em meu pc eu coloquei a 1060 dele)

Cada sistema se comporta de forma diferente. Isso depende de muita coisa. Com o consumo de VRAM e memória ram que você descreveu, está claro que passou do limite e o problema está ocorrendo. Mas seu kit pode também estar limitando a placa ao mesmo tempo em que ocorre o problema da memória. Por sinal, as memórias mais rápidas de kits DDR4 ajudam a minimizar isso e, por isso, seu amigo pode não estar sofrendo o problema com a placa dele. 

34 minutos atrás, JoãoGGP disse:

vi alguns testes com o I5 9400F vs esse ryzen, e na maioria o I5 pega uma melhor performance em FPS sejam 10 ou 15 fps a mais 

Você não leu o tópico que mencionei acima... Porque lá constam dezenas de motivos para contra-argumentar isso. Essa diferença na média em jogos muito CPU bound - que só aparece para placas de vídeo topo de linha, que nem seriam combinadas com esse tipo de processador a princípio - não é relevante. Recomendo a leitura do tópico...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom voltando aqui para mais uma pergunta, valeria a pena pegar o ryzen 5 3600 ou o 5 2600 consegue um desempenho igual? 

Obs: me indique uma placa-mãe para ambos.

adicionado 5 minutos depois

@KairanD

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!