Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscillador colpitts como funciona?


Novamente

Posts recomendados

Eu fico confuso em como tudo acontece no circuito tanque lc. 

Pois nesse circuito são dois capacitores é uma bobina.

 

Aquele exemplo basico que explica o funcionamento da carga e descarga do capacitor no indutor. Eu ate entendi mas nesse circuito são dois capacitores sera que um faz o papel da chave liga e desliga 🤔

Alguem poderia me ajudar por favor desde já agradeço. unnamed.gif.1cd8509f690eeacc913fb90ef0c483d2.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser entender direito, tem as deduções no PDF à seguir

http://www.lee.eng.uerj.br/~gil/circom/Osciladores.pdf

 

Basicamente é um circuito com realimentação positiva, mas que possui um ramo reativo na malha de realimentação.

Pesquise no YouTube por "oscilador colpitts funcionamento", que tem muita coisa sobre isso.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao eu Ate entendo o papel do transistor ali. Que vai amplificar o sinal de entrada creio que seja isso seu papel porém a duvida maior é porque tem 2 capacitores com uma derivação no meio?

 

E ai que eu tanto queria entender o que acontece ai? Nao poderia ser so um capacitor? Porque tem que ser 2? O que acontece dentro desse circuito?

 

Eu ja procurei no youtube mas nao acho nada que explique somente esse parte do circuito. O porque de ser 2 capacitores. 

 

Obrigado pela ajuda 

 

adicionado 6 minutos depois

Olhando aqui agora tive um Entendimento do nada olhei para imagem e tive essa impressão. 

 

Um capacitor simula uma bateria e outro como estivesse sendo alimentado por ele.

 Esse capacitor em baixo eu vejo ele como sendo uma bateria variavel. 

Que varia de tensão conforme a oscilação.

 

No meu modo leigo de mim mesmo vi dessa forma conto com a explicação de vocês. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo oscilador senoidal possui realimentação positiva em uma frequência, que é a de oscilação.

 

Para poder oscilar, o ganho do amplificador naquela frequência, multiplicado pela atenuação do circuito de realimentação, tem que ser ligeiramente MAIOR que 1. Mas isso não basta para que o circuito oscile. Para oscilar, além do ganho na frequência ser ligeiramente MAIOR que 1, a frequência TEM que estar em fase.

1 - Imagine que interrompamos o circuito na base do transistor e coloquemos uma fonte de sinal senoidal na base. No coletor vai haver esta senoide amplificada e defasada com relação ao sinal da base. Até aí tudo bem?

2 - Esse sinal presente no coletor é enviado ao circuito, cuja sua saída haverá um sinal senoidal que sofreu atenuação desde o coletor. Além disso, o sinal ficou muito mais defasado. 

3 - Como o sinal da base para o coletor inverte e sendo senoidal, ele pode ser considerado como defasado de 180º. A esses 180º vai ser somada a (pequena) defasagem gerada pelo motivo do ganho da base para o coletor possuir uma pequena capacitância. Vamos supor que a defasagem total entre base e coletor seja de 190º (foi um chute). Então, para que haja oscilação, o circuito de realimentação que sai do coletor e chega na base, tem que ter a seguinte característica. 

--- Acrescentar cerca de 170º de defasagem, para que na base haja a senoide defasada de 360º, que perfaz um ciclo de senóide completo, ou volta a ter defasagem nula. Assim, tanto o sinal do gerador como o que retorna à base se encontram em fase, ou sem diferença de fase. Como a senoide que aparece no retorno à base possui uma tensão um pouco maior que a que entrou na base, o circuito vai fazer com que a senóide sempre vai aumentar de tensão.

4 - Retirando o gerador da base e reconectando o circuito de realimentação, a cada loop o sinal será multiplicado por mais que 1. Depois de vários loops, o sinal fica tão grande, que vai fazer com que o amplificador deixe sua região linear de funcionamento. Com isso, o ganho do transistor (ou qualquer amplificador) vai cair, fazendo com que o ganho total do loop seja menor que 1. O sinal vai tender a diminuir de amplitude fazendo o amplificador deixar a região não linear e retornar para a região linear. Com isso o ganho do amplificador vai aumentar e o ganho do loop vai ser maior que 1 novamente.  

Esta mudança entre ganho maior e menor que 1 acontece tão rápido, que o ganho fica oscilando SEMPRE próximo de 1, mantendo a amplitude da senóide constante.

 

FINALMENTE!!!

A condição de oscilação é ganho 1 e diferença de fase nula (ou 360º). Por isso que a realimentação é considerada positiva, porque o ganho DO LOOP é (um pouquinho) maior que 1.

Como o circuito de realimentação não é simplesmente resistivo e sim TAMBÉM reativo, ele é projetado para que o ganho de loop seja um pouquinho maior que 1 e em sua saída (na base do transistor) a defasagem seja nula.

 

Agora, entender como o circuito de realimentação deve ser calculado para isso ocorrer, é preciso conhecer teoria dos circuitos, que é uma cadeira do curso de engenharia eletrônica. 

Espero que, pelo menos, você tenha entendido a dinâmica do oscilador senoidal, qualquer tipo que ele seja.

Paro aqui com as explicações. Agora é com você. Falou? 😀

Bons estudos.

MOR_AL

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...