Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá, depois de passar quase metade de 2018 e 2019 inteiro juntando grana, eu consegui o bastante para pegar um I9 9900K, por outro lado eu vejo um MONTE de gente falando do Ryzen, se eu for pegar o I9, vou gastar bem mais, afinal isso inclui processador, placa-mãe e ram (16GB está bom para mim). MAS,... Se eu pegar um Ryzen 5 3600X vou gastar em torno de 4 mil reais, vou comprar pela Kabum, e sim, eu sei que lá e mais caro, porém não confio em peças por lá. Então o que eu tenho em mente... um: Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo), Placa-Mãe Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 Wi-Fi, AMD AM4, ATX, DDR4 e dois pentes de Memória HyperX Predator RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL17. Atualmente eu tenho um FX-8350, 16GB ddr3 1855MHz e uma EVGA GTX 1080 Gaming 8GB, SSD 240GB, HD 10TB Ironwolf, Fonte EVGA 650w, 80 Plus Gold, Semi Modular. Ou também tenho em mente: Processador Intel Core i9-9900k Coffee Lake Refresh 9a Geração, Cache 16MB, 3.6GHz (5.0GHz Max Turbo), Gigabyte Z390 Aorus Master,  e dois pentes de Memória HyperX Predator RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4. Sei que tem placa-mãe com valor mais barato, mas já quero pegar esse kit para ficar até 2025 ou mais sem trocar peças, infelizmente mesmo com a 1080, tenho ganhado gargalo em muitos jogos por conta do processador, então eu já quero pegar um processador e futuramente possa segurar vai uma suporta RTX 3080? 4080? Supondo só. Então galera, podem me ajudar qual configuração vale mais a pena, lembrando que é pensando no futuro e não atualmente. OBS: Eu nunca tive intel, então não faço ideia como maquina trabalha, só tive AMD, comecei no Athlon 64 x2 com Windows 98 depois XP (época boa), Phenom II x4 955, FX-6300, FX-8350,... A proposito, qual sistema devo usar assim que fizer upgrade na maquina? Atualmente eu uso o Win 10 Pro x64 mas uns amigos tem falado que o Home Single Language é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DragonSoldierGamer Você pode pegar um R7 3700x que estará bem perto do desempenho de um i9 9900k!!!! Esqueca pegar uma GTX 1080!!! A RTX 2070 Super eh superior!!! Fonte pegue uma Corsair CX Modular 650. E HD de pelo menus 500GB, e vai usar 10 gigas mesmo de HD? Esse Ironwolf eh um desempenho bom mas muito CARO! Windows 10 eh o pro x64 mesmo.

Alias quando pode gastar nisso tudo? Sei que 4 mil você ja tem mas o valor maximo? O 3600X não durara 6 anos pode ter certeza e nem o i9 9900k. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Trunka Você entendeu errado, atualmente eu TENHO um FX-8350, uma EVGA GTX 1080 gaming 8GB e tenho um HD 10TB Ironwolf, e sim eu uso 7 teras dele, pois eu deixo instalado todos os meus 700 jogos do Steam. Não tenho interesse em nenhuma placa da RTX, eu jogo em uma tela 2560x1080, a minha placa atual segura de boa a resolução. Eu tenho 8 mil no total para fazer a festa. Por isso estou interessado em um AMD ou Intel top de linha.

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

@Trunka Você entendeu errado, atualmente eu TENHO um FX-8350, uma EVGA GTX 1080 gaming 8GB e tenho um HD 10TB Ironwolf, e sim eu uso 7 teras dele, pois eu deixo instalado todos os meus 700 jogos do Steam. Não tenho interesse em nenhuma placa da RTX, eu jogo em uma tela 2560x1080, a minha placa atual segura de boa a resolução. Eu tenho 8 mil no total para fazer a festa. Por isso estou interessado em um AMD ou Intel top de linha.

Entao nem precisa gastar os 8 mil. Pegaria o 3700X com uma X570, 16gb (2x8) de memoria com CL mais baixo algo do tipo 15, e uma fonte CX 650w modular. 

Guarda o resto do dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

@DragonSoldierGamer Bom dia amigo! 

Pois bem, se caso você optar por ir de Intel, eu aconselharia você ir de I7 9700K. Eu estou montando um setup pra mim também, e eu vou de I7 9700k e vou tentar pegar uma 2080 Super. Caso não der ($$$), vou de 2070 Super mesmo. 

No meu caso, eu vou usar o PC pra jogos, então o I9 9900K não seria relevante, mesmo com os 16 Threads que ele tem... você pode procurar testes de desempenho em jogos ai, o 9700 e ate o 8700 dão conta do recado. 

Acredito que o mais viável e você economizar um pouco no processador e aplicar essa sobra na GPU (Mesmo que você continue com a 1080 agora, seria interessante pensar num upgrade num futuro  próximo)

Agora, caso você for um streamer, ou for mexer com edição de video e coisas do tipo, ai sim você pode considerar o I9 ou o Ryzen. Nesse caso, você vai tirar proveito do poder de processamento deles.

Outro ponto pra você ficar atento, caso opte pelo I9 9900K, tenha em mente que você vai precisar de duas coisas:

Um sistema de resfriamento bem bacana. Um Noctua ou um WC de qualidade (Acredito que o seu H60 não vai ter um desempenho tão bom pro I9);

Mantenha a escolha da placa-mãe. A linha Z390 Aorus (Master/Ultra) são as melhores escolhas pra segurar o forninho. A ROG Maximus Hero XI também é uma opção.

Compartilhar este post

Link para o post

@DragonSoldierGamer no site da AMD diz que o ryzen 5 3600x suporta no máximo 3200mhz de memória RAM

Pelo preço do i9-9900k não valeria a pena ryzen 7 3700x ou ryzen 9 3900x?

Compartilhar este post

Link para o post

adicionado 3 minutos depois

2 horas atrás, DropSZerA disse:

@DragonSoldierGamer Bom dia amigo! 

Pois bem, se caso você optar por ir de Intel, eu aconselharia você ir de I7 9700K. Eu estou montando um setup pra mim também, e eu vou de I7 9700k e vou tentar pegar uma 2080 Super. Caso não der ($$$), vou de 2070 Super mesmo. 

No meu caso, eu vou usar o PC pra jogos, então o I9 9900K não seria relevante, mesmo com os 16 Threads que ele tem... você pode procurar testes de desempenho em jogos ai, o 9700 e ate o 8700 dão conta do recado. 

Acredito que o mais viável e você economizar um pouco no processador e aplicar essa sobra na GPU (Mesmo que você continue com a 1080 agora, seria interessante pensar num upgrade num futuro  próximo)

Agora, caso você for um streamer, ou for mexer com edição de video e coisas do tipo, ai sim você pode considerar o I9 ou o Ryzen. Nesse caso, você vai tirar proveito do poder de processamento deles.

Outro ponto pra você ficar atento, caso opte pelo I9 9900K, tenha em mente que você vai precisar de duas coisas:

Um sistema de resfriamento bem bacana. Um Noctua ou um WC de qualidade (Acredito que o seu H60 não vai ter um desempenho tão bom pro I9);

Mantenha a escolha da placa-mãe. A linha Z390 Aorus (Master/Ultra) são as melhores escolhas pra segurar o forninho. A ROG Maximus Hero XI também é uma opção.

Somente para jogos mesmo, raramente eu faço um vídeo ou dois por brincadeira no Vegas 16 e uso Photoshop CC. Minha dúvida mesmo é questão de desempenho, o Ryzen é melhor que o Intel? Eu quero pegar um processador para que próximos anos eu não tenha que esquentar a cabeça com isso e somente de um up de VGA quando a 1080 estiver rodando os games no med ou low. Estou na dúvida, vou efetuar o pagamento amanhã. Eu dei uma olhada no I7 já, por isso logo optei pelo I9, porém o Ryzen ainda está me chamando atenção e como eu nunca tive Intel, fico com o pé atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
54 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

Somente para jogos mesmo, raramente eu faço um vídeo ou dois por brincadeira no Vegas 16 e uso Photoshop CC. Minha dúvida mesmo é questão de desempenho, o Ryzen é melhor que o Intel? Eu quero pegar um processador para que próximos anos eu não tenha que esquentar a cabeça com isso e somente de um up de VGA quando a 1080 estiver rodando os games no med ou low. Estou na dúvida, vou efetuar o pagamento amanhã. Eu dei uma olhada no I7 já, por isso logo optei pelo I9, porém o Ryzen ainda está me chamando atenção e como eu nunca tive Intel, fico com o pé atrás.

Bom, no meu caso  é o contrário... Eu nunca tive AMD, a não ser uma GPU Radeon, la pra 2006...

Me interessei por essa nova linha dos Ryzen, muito promissor. Mas em comparativos de jogos, os que eu vi, Intel e AMD ficam bem empatados (leve vantagem pra Intel). 

Pensando pro lado de escolher Intel... Já que você quase não usa pra outra coisa, se for de 9700K, vai suprir sua necessidade com folga, e você vai estar na nona geração de qualquer forma. Agora se você tem grana pra torrar, pega o I9. o que me segura pra comprar o I9, é que parece que ele esquenta bem mais que o I7... Eu também penso a longo prazo, e se um componente trabalha numa temperatura mais alta, logo, a vida útil do mesmo tende a ser menor.

Como eu disse, em jogos, você não vai usar mais do que os 8 Núcleos e 8 Threads do I7. Os 16 Threads do I9 não vão dar diferença em jogos. A mesma coisa pros 12 Threads do Ryzen.

Em multi-tasking, com certeza o PC vai voar, mas em jogos, é desnecessário.

Você ta com grana... Já tem uma 1080... Tem um gabinete *****... O que você teria que trocar, seria somente o sistema de refrigeração. Você tem um H60, talvez seja do seu interesse em continuar com WaterCooler, mas de uma olhada nos Noctua... Os testes me surpreenderam bastante, batendo de frente com H115i e H150i da Corsair, e eu com certeza vou pegar um Noctua ao invés de um AIO. Mas vai de gosto também... Às vezes você não curte um dissipador do tamanho de um motor V8 dentro do seu gabinete kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Ambas as configurações vão suportar rodar jogos, programas por um bom tempo, o que diferencia entre elas e que intel e mais caro e amd e o melhor custo/beneficio.

Quando falamos em desempenho puro em jogos os processadores da intel sao superior, porém ninguém tem um pc so com jogos instalados sempre ha aqueles programas com processo em 2º plano rodando e nesse quesito de multi-tarefas os processadores da AMD sao superiores.

voce joga competitivo ou casual? Qual e o seu monitor, resolucao, frequencia de atualização? voce disse que faz videos e edita no photoshop as vezes, para renderizção as CPUs amd sao otimas.

Pontos a se levar em consideração:

Desempenho puro em jogos: INTEl

Multi-tarefa : AMD

Custo/Beneficio: AMD

Config ate 2025: AMBAS

Nao ha necessidade de trocar a fonte e nem hd, voce pode investir em um r7 3700x + x570 + 2x8gb ram 3000/3200mhz e voce ja pode pegar uma rtx 2070 super e essa config ira durar um bom tempo e se quiser aumente o tamanho do ssd pegando um de 480gb ou 512gb no formato m2 ou SATA que e mais custo/beneficio.

A diferença do m2 pro sata esta na taxa de leitura e gravação que no caso o do m2 e muito alta em comparacao com o sata.

No final deve te sobrar uma grana legal que de ate mesmo para melhorar seus perifericos ou se quiser pode guardar.

EDIT: Se for pegar intel voce tera que comprar um water cooler no caso da amd o 3700x vem com um cooler box que segura sua temperatura se voce nao fizer overclock, se voce nao tiver a intenção de fazer overclock pegue o r7 3700(sem o X) e mantenha o restande da config.

Compartilhar este post

Link para o post

Você não precisa de nenhum Core i7/i9 ou Ryzen 7/9 pra jogar em 2560x1080 com uma GTX 1080

Pega um Ryzen 5 2600x/3600x + B350/450 ou Core i5-8600k/9600k + Z370/390 + 16gb 

Compartilhar este post

Link para o post

@DragonSoldierGamer Seu FX tende a realmente limitar bastante a GTX 1080 em jogos. Mesmo um "simples" Ryzen 5 2600 já suportaria essa placa com relativa folga. Nessa faixa intermediária, Core i5 eu não recomendo, por conta disso:

Quanto ao futuro, meio difícil dizer. Porque não temos mesmo como estimar como será o desempenho das próximas gerações de placas de vídeo. Mas uma coisa é certa: eu não compraria um Core i9 antes e menos ainda recomendaria um agora, já que os Ryzen 3000 acabaram de ser lançados e a tendência é o preço desabar.

A Intel está executando cortes nos preços dos processadores, já que o cenário agora não é favorável a eles. Se for pegar um processador mais topo de linha, talvez seja interessante esperar mais um pouquinho. 

adicionado 0 minutos depois

Qual é o orçamento?

Compartilhar este post

Link para o post

@DropSZerA Realmente é uma escolha complicada, ultima vez que fiz essa escolha me arrependi que foi quando deixei de pegar um i7 e peguei o FX... Sobre a temperatura sim, se eu pegar um I9, I7 ou Ryzen eu vou trocar meu watercooler de qualquer maneira, afinal já estou com ele tem quase 4 anos, não sei como não pipocou até hoje. Pensando a longo prazo, I9 me chama atenção pelo fato que comentei, quero dar up de processador para poder ter configuração estável até pelo menos 2025. Provavelmente só tenho interesse em trocar de VGA lá para 2022 ou 2023, se caso até lá tiver uma suporta RTX 3080ti? E eu estiver com dinheiro, queria ter em mente que meu processador vai trabalhar liso com a placa.

1 hora atrás, KairanD disse:

@DragonSoldierGamer Seu FX tende a realmente limitar bastante a GTX 1080 em jogos. Mesmo um "simples" Ryzen 5 2600 já suportaria essa placa com relativa folga. Nessa faixa intermediária, Core i5 eu não recomendo, por conta disso:

Quanto ao futuro, meio difícil dizer. Porque não temos mesmo como estimar como será o desempenho das próximas gerações de placas de vídeo. Mas uma coisa é certa: eu não compraria um Core i9 antes e menos ainda recomendaria um agora, já que os Ryzen 3000 acabaram de ser lançados e a tendência é o preço desabar.

A Intel está executando cortes nos preços dos processadores, já que o cenário agora não é favorável a eles. Se for pegar um processador mais topo de linha, talvez seja interessante esperar mais um pouquinho. 

adicionado 0 minutos depois

Qual é o orçamento?

Eu estava pensando em esperar até 2020 se sair novos processadores tanto da Intel quanto AMD, mas como eu disse eu pretendo pegar um processador top de linha, para que futuramente eu apenas troque a placa de vídeo. Tenho praticamente 8 mil a vista para dar em um upgrade, fazendo contas rápidas se fosse pegar o I9 já iria embora 6 mil, já com Ryzen seria 4 mil. O que me deixa aflito é que da ultima vez eu deixei de pegar um i5 na época para pegar o meu FX-8350 e hoje me arrependo. Ai vai que eu compre um Ryzen que seja top de linha e daqui 2 3 anos eu me arrependa entende? Já com Intel como eu nunca tive, estaria dando tiro no escuro.

Compartilhar este post

Link para o post

@DragonSoldierGamer Desculpe a sinceridade, mas comparar o FX 8350 com qualquer Core i7 a partir da 3a Geração é até sacanagem. O FX 8350 não consegue concorrer nem com meu Core i5 4670K. Na época eu tive essa mesma dúvida e pesquisei muito antes da compra, todos os reviews apontavam para pegar o Core i5. Resultado: estou com ele até hoje e não tenho pretensões de trocar. Os FX nunca foram bons chips ou boas compras. O fraco IPC deles impedia qualquer chance de sucesso.

Os processadores Ryzen estão inseridos em um contexto completamente diferente dos FX. Surgiram em um momento em que a Intel já estava acomodada, sem concorrência. E são extremamente eficientes em tudo, pau pra toda obra. Quando a 1a Geração Ryzen foi lançada, os Core i5 e Core i7 de 4 núcleos da época ficaram parecendo brinquedinhos (minha opinião, conforme tópico citado acima). A partir daí a Intel teve que correr atrás e lançar novos processadores, com mais núcleos. E a AMD respondeu...

Você não precisa esperar pela próxima geração da AMD, porque ela já foi lançada e está aí. Procure por reviews dos novos processadores e fique surpreso. Ryzen 5 3600, Ryzen 7 3700X e Ryzen 9 3900X. A AMD está entregando processadores melhores nas respectivas classes de desempenho e cobrando menos por isso. Resultado: a Intel está, pela primeira vez em muito tempo, tendo que cortar o preço dos chips para não perder mercado, e já prepara uma resposta (infelizmente ainda vai continuar nos 14 nm, mas vão adicionar mais núcleos). Comprando um Core i9 agora você vai investir um absurdo em um processador que não faz sentido e já deixou de ser destaque absoluto. Agora ele tem concorrente do lado da AMD e logo vai ser canibalizado dentro da própria linha da Intel. A desvalorização dele vai ser absurda. As outras linhas Core também vão ser afetadas da mesma forma. A minha dica para quem pretendia comprar Intel agora é: não compre.

Já tem algum tempo que digo isso, mas agora parece ser ainda mais claro: está difícil recomendar processador Intel, já que a AMD costuma destacar em quase todas as situações (explicado no tópico que mencionei acima). Antes do lançamento dos Ryzen, era o oposto. Antigamente (época dos FX) eu só indicava Intel, porque AMD não fazia sentido. Veja os reviews agora... O jogo virou. E, assim como no futebol, de virada é mais gostoso, haha. Sério, procure conhecer melhor os novos processadores. Assista ao máximo de material que puder e leia bastante sobre. Esqueça o trauma (justificado) provocado pelo FX.

Compartilhar este post

Link para o post

@KairanD Certo, eu vou apostar na AMD novamente então, espero não me arrepender, só achei uma pena que na Kabum apenas tem Ryzen 5 3600X, não há outro melhor do que esse, vou ver se acho no ML ou outro local o 6 e 7, afinal se eu for pegar, quero pegar o que seja quase o melhor, na época todo mundo falava do FX aqui e ali, 8 cores e lá lá lá e eu fui na onda, me dei mal... Para mim não deixa de ser um bom processador, afinal querendo ou não eu consigo rodar qualquer jogo meu atual no ultra aqui, seja metro exodus, AC Odyssey (porém tem queda de frame quando bate 100% CPU) Rage 2, Sekiro entre outros, como eu peguei o Code Vein e Cyberpunk eu não quero rodar esses jogos gargalando sabe? Uns colegas da faculdade falaram para esperar proxima gen de AMD e Intel (10th) mas honestamente quando vai ser isso? É complicado. Mas é, pegar um Ryzen então com a mobo da Aorus mesmo a wifi que me chamou atenção e 16gb, ou até 32gb mas atualmente o jogo que mais usa ram aqui é o RUST que chega 15.8GB, e roda liso mesmo mal otimizado então sem necessidade de esbanjar mais que 16gb, acho que vou investir em uma tela 2560x1440p 144Hz, 2K está ótimo, não tenho interesse em 4K, se não teria que trocar de VGA, creio que a 1080 segura um 2K liso. Obs: Cooler Box do Ryzen é lindão com led, pena que vou continuar com meu watercooler, está funcionando então tá bom.

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

só achei uma pena que na Kabum apenas tem Ryzen 5 3600X, não há outro melhor do que esse, vou ver se acho no ML ou outro local o 6 e 7, afinal se eu for pegar, quero pegar o que seja quase o melhor

Não tem Ryzen 6. O 7 tem 16 threads, muito mais do que praticamente qualquer jogo é capaz de utilizar, salvo raras exceções. Pra jogos, o R5 3600 é um sweetspot e vai segurar lançamentos rodando no máximo e em alta taxa de quadros por muitos anos. Menos threads com consumo semelhante significa que você pode "bombar" mais cada núcleo, o que do ponto de vista de jogos acaba sendo mais interessante que ter mais núcleos mais fracos. Não vai nessa de "vou pegar o melhor de todos porque o FX me decepcionou".

na época todo mundo falava do FX aqui e ali, 8 cores e lá lá lá

Todo mundo quem? FX nunca foi boa compra...

Uns colegas da faculdade falaram para esperar proxima gen de AMD e Intel (10th) mas honestamente quando vai ser isso?

1 semana depois de ter sido lançada uma nova geração...? Tão sabendo legal 😅
Essa coisa de "esperar próxima geração" é um loop infinito, quando lançar a próxima você pensa na próxima e não compra nunca.

o jogo que mais usa ram aqui é o RUST que chega 15.8GB

Certamente isso não é normal. Não é nem questão de otimização, deve ser falha mesmo, algum bug, leak de memória. Quando você reinicia o jogo sobe de volta pra quase 16 GB ou é uma coisa que vai acontecendo depois de horas de jogo? Pode ser que tenha um jeito de resolver.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, DragonSoldierGamer disse:

Certo, eu vou apostar na AMD novamente então, espero não me arrepender...

Não vai. Dê uma olhada:

...só achei uma pena que na Kabum apenas tem Ryzen 5 3600X, não há outro melhor do que esse, vou ver se acho no ML ou outro local o 6 e 7...

Logo deve chegar lá. Já procurou na Pichau, Cissa Magazine e Terabyte? E, sinceramente, o Ryzen 5 3600X segura a GTX 1080 com muita folga. Ela é pouco para ele.

Você vai ver como o valor desses processadores Intel vai desabar. O preço atual do Core i7 8700K, por exemplo, é uma insanidade, transforma ele em péssimo custo x benefício. Eu jamais recomendaria tal processador pelo valor atual, assim como o Core i9. Quem comprar vai passar raiva. E o Ryzen 5 3600X chega a colar nele em desempenho, ainda mais com overclock, e custa bem menos.

...quero pegar o que seja quase o melhor, na época todo mundo falava do FX aqui e ali, 8 cores e lá lá lá e eu fui na onda, me dei mal... 

A mídia especializada realmente falava do FX aqui e ali... Mas não de forma favorável. Sei disso porque fiz essa mesma pesquisa na época: Core i5 4670K ou FX 8350? Na ocasião, os dois custavam a mesma coisa. Veja um de nossos testes, por exemplo:

O teste deixou claro que mesmo o Core i5 3470 seria melhor opção e que não havia concorrente para os Core i7. Essa era a realidade da época. Se você não encontrou esse tipo de informação, poderia ter pesquisado melhor na mídia especializada. Nunca vá no papo dos colegas de bairro. Ou mesmo dos técnicos (tem uma lojinha aqui no bairro com um que dizia que o FX 8350 era o melhor processador do mundo porque tinha "8 núcleos"). Por isso também estou insistindo para que você pesquise sobre os Ryzen: sempre procure na mídia especializada. 

Se você tivesse feito essa pergunta aqui na época, dificilmente te indicariam o FX. Da mesma forma que dificilmente irão te indicar um Intel agora, pelo mesmo motivo: não compensa. Sou um grande fanboy do dinheiro no bolso e é por isso que te recomendo AMD agora, assim como te recomendaria Intel na época dos FX. Se a Intel lançar algo bem melhor amanhã, volto a recomendar, mas por enquanto não compensa.

Sinceramente, veja o preço dos Core i7 e Core i9 atuais e me diga se tem algum cabimento... Dos Core i5 nem vou comentar porque nem fazem sentido. Isso me lembra até a época em que a AMD começou a vender aqueles FX 9xxx (esses sim eram belas bombas) por valores insanos! Esses chips não valem isso!

Para mim não deixa de ser um bom processador, afinal querendo ou não eu consigo rodar qualquer jogo meu atual no ultra aqui, seja metro exodus, AC Odyssey (porém tem queda de frame quando bate 100% CPU) Rage 2, Sekiro entre outros, como eu peguei o Code Vein e Cyberpunk eu não quero rodar esses jogos gargalando sabe? 

Sim, o FX ainda suporta muita coisa. E a melhoria no uso de vários núcleos tem ajudado ele bastante. Dá para conviver com ele e você terá bom desempenho em jogos. Os pontos que coloco na mesa são a questão do custo x benefício e do desempenho frente aos concorrentes da época: se você fizer uma bateria de testes com vários jogos e comparar minha máquina - que tem o Core i5 4670K e a GTX 1070Ti - com a sua, na média, a minha venceria por uma boa margem, mesmo tendo uma placa inferior.

O Core i5 4670K raramente gargala a GTX 1070Ti em 2560x1080p @ 75 Hz de forma significativa, e o problema aqui nesses casos seria o stutter (devido ao baixo número de núcleos), mas nem o FX 8350 escapa disso (é até pior em boa parte das vezes) e dá para corrigir limitando a taxa de FPS. 

Uns colegas da faculdade falaram para esperar proxima gen de AMD e Intel (10th) mas honestamente quando vai ser isso? É complicado. 

A 3a Geração dos Ryzen acabou de ser lançada e falaram para você esperar a próxima? E, quando chegar lá, vão te dizer para esperar a próxima... E a próxima... E a próxima... E a próxima... Você nunca vai comprar. 

Aliás, para você que está preocupado com o futuro, está aí outro motivo para ir de AMD: o suporte para a plataforma AM4 irá, no mínimo, durar até 2020. Desde a 1a Geração, o socket será mantido. Ou seja, você provavelmente vai poder fazer upgrade para a 4a Geração se comprar uma boa placa-mãe. A Intel, por outro lado, troca de socket igual a gente troca de camisa, e muitas vezes não precisaria.

Mas é, pegar um Ryzen então com a mobo da Aorus mesmo a wifi que me chamou atenção e 16gb, ou até 32gb mas atualmente o jogo que mais usa ram aqui é o RUST que chega 15.8GB, e roda liso mesmo mal otimizado então sem necessidade de esbanjar mais que 16gb, acho que vou investir em uma tela 2560x1440p 144Hz, 2K está ótimo, não tenho interesse em 4K, se não teria que trocar de VGA, creio que a 1080 segura um 2K liso. Obs: Cooler Box do Ryzen é lindão com led, pena que vou continuar com meu watercooler, está funcionando então tá bom.

Não era para esse jogo bater 16GB... Reforço o que o colega acima disse: tem algo errado aí.

adicionado 6 minutos depois

P.S.: apenas para esclarecer, o FX 8350 é um processador de quatro módulos. Nessa arquitetura, cada par de núcleos constitui um módulo, sendo diversos recursos compartilhados entre os núcleos. Portanto, ele realmente tem oito núcleos, mas não são núcleos completos. A ineficiência dessa arquitetura é, em boa parte, decorrente disso. A AMD inclusive levou uns processinhos na época por dizer no marketing que era um octa-core...

Compartilhar este post

Link para o post

@Shaman93 O jogo usa 15GB de RAM e 7.5GB de VRAM desde sempre, não faz nem um mês que eu dei uma formatada no PC e continua igual, o RUST sempre usou isso, desde época que eu tinha 12GB 1333Mhz, ele usava 11.2GB, ele come ram mesmo, é mal otimização do jogo, mas roda liso 60-80 fps.

@KairanD Realmente não tenho mais dúvidas, quanto ao o RUST se é um problema ou não, eu não sei, sempre comeu RAM e VRAM *****, meu amigo do Steam que joga comigo, tem um i7 8 alguma coisa, 32GB e uma rtx titan acho que aquela de 24GB (enfim o cara tem grana) o RUST come 18 de RAM e 17 de VRAM dele, mas roda o game em 4K 144Hz lá. Enfim. Obrigado pela ajuda, a todos na verdade. Eu vou pegar realmente o Ryzen, questão é se vou pegar o 3600X ou o Ryzen 7 que é dobro do valor, mesmo sabendo que ele fica com folga da 1080, meu plano e realmente pegar um processador melhor para futuramente pegar uma VGA melhor. Comprei essa GTX 1080 em outubro de 2018, ainda está na garantia e paguei 2.500 nela, não vou trocar até queimar ou rodar jogos no med-low. Mobo já sei qual eu quero, é a: Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 Wi-Fi e dois pentes HyperX Predator RGB, 8GB, 3200MHz está ótimo. Agora é ver qual é processador. São tantos Ryzen haha.

Compartilhar este post

Link para o post

So pra resaltar os ryzen 7 e 9 sao processadore voltados para 2.5k e 4k, claro que rodam em full hd porém seu desempenho se mostra melhor em resolucoes mais altas, como voce disse que quer invesstir em quad hd(2.5k) o r5 3600x ja da conta, mas se quiser ter uma folga maior voce pode pegar o ryzen 7 3700/3700x mas como o colega @KairanD mencionou pesquise, leia, veja reviews e monte sua opnião sobre o que sera melhor para voce.

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, DragonSoldierGamer disse:

Realmente não tenho mais dúvidas, quanto ao o RUST se é um problema ou não, eu não sei, sempre comeu RAM e VRAM *****, meu amigo do Steam que joga comigo, tem um i7 8 alguma coisa, 32GB e uma rtx titan acho que aquela de 24GB (enfim o cara tem grana) o RUST come 18 de RAM e 17 de VRAM dele, mas roda o game em 4K 144Hz lá.

Curioso, dá uma olhada nos benchmarks que tem no youtube. Em 4k com GTX 1080 parece começar usando 12 GB de RAM, que decai até 10,5 e um pouco menos de 8 GB de VRAM.
https://www.youtube.com/watch?v=iiqCLnCwIcE

Aqui uma Titan em 4k, um pouco menos de 10 GB de VRAM e praticamente os mesmos 10,5 GB de RAM. O FPS não influencia na RAM usada. Nesse teste fica de 60 fps pra menos, pro seu amigo atingir 144 fps ele teria que desligar efeitos ou filtros, o que em teoria ainda economizaria alguma VRAM. https://www.youtube.com/watch?v=LZbrsUfhnjU

Compartilhar este post

Link para o post

No final galera eu peguei um AMD Ryzen 9 3900x foi complicado achar mas consegui pelo ML, lacrado delícia. Peguei a placa-mãe Gigabyte X570 AORUS XTREME, e peguei dois pentes de memória da HyperX Predator RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4. Chegou em casa faz uns 2 dias, já montei tudo aqui, o PC está perfeito, mesmo com a GTX 1080, estou conseguindo jogar o AC Odyssey com tudo no ultra em 80-100 fps em 2560x1080, mas eu deixo o V-Sync ativado de qualquer forma para não distorcer. Processador antes batia 100% e dava gargalo agora não chega nem em 45% de uso, GPU antes ficava 60% de uso (por conta do gargalo) agora fica 80 90%. Outro jogo que eu jogo muito é o RUST que antes ficava usando 14GB de ram, bom agora ele está usando apenas 10GB, processador fica em 20%, placa 80%. Metro Exodus no Extremo bate mais de 140 de fps, loucura, porém se eu ativo o Ray Traicing fica 9 fps KKKKKKK negocio agora é daqui uns anos pegar um RTX mas por enquanto eu vou juntar grana e comprar um monitor maior que o meu de 25, quero um 2560x1440 (2K) já que 4K não me interessa. E é isso, obrigado a todos por terem me ajudado e realmente entre Intel e Ryzen, o Ryzen saiu ganhando, sempre gostei de usar AMD com Nvidia e vou continuar assim. Agora é só esperar o Cyberpunk sair hehehehe. OBS: PC ligava em 15-30s. O negócio agora liga em 5 segundos, cronometrei e desliga em 3, loucura.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, DragonSoldierGamer disse:

OBS: PC ligava em 15-30s. O negócio agora liga em 5 segundos, cronometrei e desliga em 3, loucura.

Ssd é vida

Compartilhar este post

Link para o post

@ViniciusTP Eu já usava SSD, só que agora mesmo com o SSD, está ligando muito mais rápido.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, se seu foco e montar uma maquina focada em games recomendo montar na arquitetura AMD. Muito mais custo benefício e vai entregar a mesma qualidade, com o que você vai economizar so no processador que se colocar na calculadora e praticamente 50% mais barato q um intel de última geração da pra investir em periféricos ou hardwares pra deixar a CPU muito mais top.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!