Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Triac smd e equivalência


Posts recomendados

Boa noite.

 

Estou com uma placa queimada e o componente defeituoso é um triac ACT108W-600E (no prórpio componente esta como 108W6E, é um smd). Comprei um BTA16 600B, esse possui especificações iguais ao triac original? Gostaria de saber se posso usa-lo sem problemas.

Ele não é smd mas quanto a isso não tem problema pois existe espaço suficiente na placa e irei usar dissipador nele.

 

Segue datasheet de ambos:

http://www.ween-semi.com/sites/default/files/2018-11/ACT108W-600E.pdf

http://download.maritex.com.pl/pdfs/sc/BTA16-600B.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que pude notar o triac queimado era de 8A e esse BTA16-66B é de 16A, ambos com a mesma potência mas com pinagem diferente.

 

Com relação a pinagem não seria um problema mas ele ter o dobro da corrente iria influenciar em alguma coisa no circuito?

 

Não cheguei a mencionar mas o equipamento defeituoso é uma placa de controle de uma máquina de lavar roupas Electrolux, placa modelo LT12B. Essa máquina não centrifugava e esse triac queimado estava justamente ligado ao pino que deveria executar essa função.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é:

1 - A corrente de gate. Igt 108W6E = de 1mA a 10mA. Do BTA16-600B =< 50mA.

O BTA não especifica o valor mínimo de Igt. O 108W6E informa que é entre 1 e 10mA. Se o BTA necessitar de corrente Igt superior ao que a placa fornece, então pode não acionar o BTA.

2 - A corrente direta RMS do 108W6E é de 0,8A, já a do BTA é de 8A. Este quesito mostra que o triac BTA suporta 10 vezes mais corrente, que o 108W6E. Isso é bom, mas o problema do item 1 é que persiste.

MOR_AL

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então basicamente, se o Igt mínimo do BTA for inferior à 1mA ou superior à 10mA ele não irá acionar.

 

Especulando agora..., considerando que o BTA possui níveis superiores ao 108W6E, provavelmente o Igt mínimo dele deve ser superior à 1 mA. Caso essa informação seja confirmada o BTA não seria indicado?

 

O triac BT137-600E possui as mesmas características do 108W6E, 8A/600V, porém também não especifica a Igt mínima.

 

http://www.mouser.com/ds/2/302/BT137-600E-353851.pdf

 

Creio eu que nesse pdf consta o valor mínimo do Igt para o BTA16...

https://m.littelfuse.com/~/media/electronics/datasheets/switching_thyristors/littelfuse_thyristor_bta16_600cw3_d_datasheet.pdf.pdf

 

Consta valor de 2.0 mA. Isso está correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, SkyFire161 disse:

Então basicamente, se o Igt mínimo do BTA for inferior à 1mA ou superior à 10mA ele não irá acionar.

Provavelmente não.

Especulando agora..., considerando que o BTA possui níveis superiores ao 108W6E, provavelmente o Igt mínimo dele deve ser superior à 1 mA. Caso essa informação seja confirmada o BTA não seria indicado?

Igt mínimo informa a sensibilidade do triac. Diz que ele precisa de PELO MENOS essa corrente para disparar.

Igt máximo informa que não se deve ultrapassar essa corrente, sob pena de queima-lo.

O triac BT137-600E possui as mesmas características do 108W6E, 8A/600V, porém também não especifica a Igt mínima.

Errado. Irms = 0,8A (zero vírgula oito amperes). Releia a postagem #5, item 2.

http://www.mouser.com/ds/2/302/BT137-600E-353851.pdf

 

Vai depender muito do fabricante e se o integrado foi fabricado na China (XingLing).

Devido às suas dúvidas, sugiro trocar por outro original E tentar saber a causa da queima do triac

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá novamente...

 

Bom, instalei um 108W6E novo mas antes de testar verifiquei toda a placa e estava tudo ok, acredito que o defeito veio da chave de segurança da tampa dessa máquina de lavar roupas pois pode ter dado defeito ou mesmo ter molhado e causado a queima do triac. Fiz o reparo na placa e substitui essa chave de segurança por uma nova, testei e está tudo funcionando normalmente. Na placa era apenas o 108W6E defeituoso mesmo.

 

Só para compartilhar, essas placas de máquinas de lavar roupas (não sei se todas) possuem uma resina que isola toda a placa justamente para não molhar, porém como não encontrei onde se vende essa resina, optei por isolar com silicone desses de vedação de box de banheiro. Acredito que funciona bem como proteção.

 

Agradeço à todos pela ajuda e boa vontade. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyFire161

Que bom que funcionou.

Um detalhe!!!!

Vedei meu relógio XingLing NOVO com esse silicone, para que eu pudesse chegar perto d`água. Vedou, mas a química do silicone reagiu com o LCD e o danificou. Mesmo que não tenha havido contato físico. Foi apenas o gás emitido pelo silicone durante sua secagem.

Por isso é que em espelhos se usa outro tipo de silicone.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acha que a longo prazo o silicone pode causar algum defeito na placa? Deixei a placa desconectada da máquina por 48 horas até secar o silicone.

 

Um detalhe que não mencionei é que antes de aplicar a camada de silicone eu passei esmalte de unha nela toda, esperei secar e então apliquei o silicone.

Esse método de utilizar esmalte de unha eu já usei algumas vezes em placas eletrônicas de pedai de guitarra e até hoje não tive problemas.

 

Acho que um display de LCD deve ser muito mais sensível a certos produtos. Eu realmente não sei se daqui um tempo o silicone irá afetar alguns dos componentes mas como não encontrei em lugar algum essa resina original que as fábricas usam tive que improvisar. Placas em máquinas de lavar roupas ficam meio expostas a respingos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, SkyFire161 disse:

Acha que a longo prazo o silicone pode causar algum defeito na placa? Deixei a placa desconectada da máquina por 48 horas até secar o silicone.

Talvez!

Um detalhe que não mencionei é que antes de aplicar a camada de silicone eu passei esmalte de unha nela toda, esperei secar e então apliquei o silicone.

Esse método de utilizar esmalte de unha eu já usei algumas vezes em placas eletrônicas de pedai de guitarra e até hoje não tive problemas.

Uma boa opção, talvez nem precisasse do silicone. Mas no futuro, quando for usar o silicone, utilize aqueles aplicados em espelhos. O Vidraceiro sabe onde encontrar. Eu procurei onde vende silicone e só achei do acético, que ataca o LCD e os espelhos.

Acho que um display de LCD deve ser muito mais sensível a certos produtos. Eu realmente não sei se daqui um tempo o silicone irá afetar alguns dos componentes mas como não encontrei em lugar algum essa resina original que as fábricas usam tive que improvisar. Placas em máquinas de lavar roupas ficam meio expostas a respingos.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2019 às 11:03, MOR disse:

Uma boa opção, talvez nem precisasse do silicone. Mas no futuro, quando for usar o silicone, utilize aqueles aplicados em espelhos. O Vidraceiro sabe onde encontrar. Eu procurei onde vende silicone e só achei do acético, que ataca o LCD e os espelhos.

Já montei várias placas dessas que mencionei e isolava com esmalte de unha, estão aqui comigo até hoje e funcionais mas claro que no caso da placa de máquina de lavar roupas o ambiente é diferente sujeito a muita umidade.

Esse usado em espelhos eu acho que não conheço, vou testar numa proxima vez.

 

Em 02/08/2019 às 17:04, Ricardov disse:

é silicone neutro. O silicone acético libera ácido acético duranta a secagem. Se esperou secar bem não deve ter problema. A resina usada é epóxi

48 horas foi um bom tempo de secagem? Utilizei esses bem comuns. Eu já utilizei esses silicones para fins de vedação mesmo mas esse de agora me pareceu ter um odor mais forte.

 

Mas assim pessoal, a placa que consertei está em pleno funcionamento até hoje. Como trata-se de uma máquina de lavar roupas, é utilizada todos os dias no mínimo duas vezes ao dia. E vale salientar que o silicone não esta entrando em contato direto com nenhum dos componentes da placa pois o esmalte de unha foi aplicado antes. 

 

Veremos com o tempo mas acredito que está tudo ok.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...