Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na instalação do Ubuntu


PHTZinho

Posts recomendados

Olá, estou sofrendo o erro de ficar preso na etapa 4 de instalação do Ubuntu (Atualizações e outro software), eu clico em continuar e ele simplesmente só fica carregando, e depois de 20/30 minutos o Installer apresenta problemas.

 

Podem me ajudar?

 

-- Se quiser saber meu chipset, e os blablabla todo, eu botei no meu perfil, só clicar em Meu Notebook --

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Olha, eu ja tentei várias distribuições de Ubuntu, e o meu trava sem estar com o auto-atualizar ativado :/, enfim, vou tentar o debian

adicionado 15 minutos depois

@Phoenyx Olá! os erros estão acontecendo numa parte chamada DEV/SDA e uma coisa chama EXT2, principalmente na hora de formatar partições [um processo da instalação do ubuntu]

 

Ele passou em todas as etapas, mas o erro acontece no download agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Hmmmm, Obrigado, irei executar o Scan, este processo tira memoria do HD ou fica de boas com a mesma memoria de sempre? eu gosto de pisar meus dedos em vez de botar o pé de uma vez [Se é que me entende]

adicionado 0 minutos depois

Eu sei que SCAN não tira nada, mas o reparo tira? e como executar o reparo depois do scan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PHTZinho Mais fácil você pesquisar na internet por badblock ou erros no disco para entender o que eu tô falando.

O programa em si não vai tirar nada, nem consertar, a não ser o utilitário do próprio fabricante do HD.

Pelo Linux, o máximo que você pode fazer é mascarar um badblock por exemplo, assim como o comando chkdsk  faz no Windows.

 

E tem que ver se é badblock mesmo, ou algum outro erro no HD. No windows você tem o HDTune por exemplo pra ver tudo isso, no Linux não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2019 às 22:29, Phoenyx disse:

@PHTZinho Já passou um scan neste HD a procura de badblocks? DEV/SDA é o HD e EXT2 o formato da partição (que nem sei porque você tá escolhendo este formato, eu colocaria em EXT4).
 

 

@PHTZinho o formato ext2 já é antigo, o problema pode ser simplesmente esse aí. Formate para ext4, como sugeriu o colega e tente de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É para tudo funcionar com EXT2; é suportado pelo kernel e códigos principais do espaço de usuário. Porém você estará usando um sistema arquivos sem journal. É mais ou menos equivalente a instalar o Windows em FAT32 -- aliás, a Microsoft removeu essa possibilidade no Vista; a partir dele, NTFS é requerido no volume do sistema.

 

Se você for adepto da retrocomputação e gostar de lentidão, use o EXT3: também é obsoleto, mas bem mais seguro por contar com um journal. Como já comentado, prefira o EXT4 em situações normais! 🤣

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Journaling_file_system

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM mais ou menos. Tudo funciona até a hora que você não consegue desmontar o drive de forma limpa (um reset no botão, por ex.) e aí você precisa usar o fsck ou não consegue montar direito por falta de journaling. Pelo menos é o que eu entendi do que li até agora.

 

@PHTZinho também ajudava você postar o texto sobre o erro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Arutha Sim, exato. É inseguro por ser um sistema de arquivos sem journal. Existe um caso de uso em que EXT2 pode ser vantajoso: quando há certeza, no nível do hardware, que não haverá desligamentos forçados (UPS, controlador RAID com BBU, etc). Isso requer hardware do tipo enterprise e é ficção científica 🚀 para meros mortais como nós. E, mesmo com essas garantias, deve existir certeza que haverá backups de prontidão.

 

Nesse caso, o overhead do journal é contraproducente. Contudo, ainda assim, EXT2 não é recomendado! Pois o EXT4 é uma base de código mais atualizada e pode funcionar sem journal. Basta criar o sistema de arquivos de acordo:

# mkfs.ext4 -O ^has_journal /dev/sda6

Resultará em:

kernel: EXT4-fs (sda6): mounted filesystem without journal. Opts: (null)

Lembrando: não rodem seus Linuxes desse modo!!!! Esta mensagem tem fins educativos apenas. 📚📖

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...