Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saúde do HD como preservar


Ryandta
Ir à solução Resolvido por Marcio.Filho,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá pessoal, tenho umas dúvidas em relação a saúde do hd. Supondo que o OS travou, nada responde, tem duas opções: tirar da tomada ou pelo botão reset. Qual resultaria menor dano ou são iguais? Penso que por ter um cabeçote "lendo" o disco, ao perder a energia, há uma freada brusca e "arranha" o disco. Mas o reset não seria semelhante? Pois meio que força o hd de ler o dado atual para procurar dados de inicialização.

 

Agora um PC com OS no SSD e downloads no HD, ao desligar, o SSD é mais rápido que o HD, então o SSD já desliga o sistema e consequentemente a energia, mas o HD vai desligando aos poucos. Isso a longo prazo, traria danos gerando bad blocks?

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LTH Existe uma diferença entre dano aos arquivos do HD e danos ao HD. Se eu desligar o computador de forma abrupta no momento em que ele está carregando os arquivos, eu poderia causar o corrompimento desses arquivos, de certa forma o HD não seria capaz de ler os arquivos e isso poderia ser entendido como um BAD BLOCK, esse bad block seria facilmente consertado utilizando ferramentas como o HD TUNES. Porém o bad block ou bad sectors "verdadeiros" só ocorrem caso haja algum dano físico ao HD, muita trepidação na máquina por exemplo, sem querer você pode acabar chutando o gabinete e danificar o HD, em praticamente 90% das vezes os bad blocks vem como um defeito oculto de fábrica, e não são causados pelos usuários. 

 

A chance de um HD dar defeito só diminuí com o passar dos anos, até voltar a aumentar devido ao fim da sua vida útil, a maioria dos discos rígidos que não falham durante o primeiro ano de uso, não vão falhar pelos próximos 4-5 anos de uso. 

 
adicionado 5 minutos depois
8 horas atrás, LTH disse:

Supondo que o OS travou, nada responde,

Isso indicaria que o defeito já existia no HD, mesmo antes de você tirar ele da tomada. 

adicionado 36 minutos depois

Se você quiser, posso até gravar um vídeo mostrando um HD sendo desligado e ligado, removendo ele da alimentação, tudo pra você ver que não existe interrupção abrupta da agulha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marcio.Filho agradeço o esclarecimento. Sim, há bad block lógico (passível de reparo) e físico (chances de reparo pequeno a nulo). Em notebooks, tais trepidações é compreensível, pela portabilidade, o usuário move note como quer, e sem devida proteção, pode danificar o HD. Agora em desktop que são fixos, o que pode levar a trepidar e como consequência os bad block? Penso que a própria rotação seja uma causa. Estou com dois HD da Seagate, 1tb, pelos relatos, ambos com 5-6 anos de uso e não são mais reconhecido na bios após ter perdido a energia, seja queda de energia ou tirou da tomada (por mais de 50 vezes). Ou seria um caso de obsolescência programada? No HD Black da WD, há informações de que o cabeçote não toca no disco, o que me levou a crer que era o motivo ou este se refere à outra coisa? 

Agradeço a oferta, mas creio que não será necessário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@LTH Sim, a vibração excessiva do gabinete, vibração gerada pelos fans, alguém pode chutar sem querer, esbarrar no gabinete, tudo isso pode causar um movimento abrupto da agulha e eventualmente estragar o disco rígido. 

 

11 minutos atrás, LTH disse:

pelos relatos, ambos com 5-6 anos de uso e não são mais reconhecido na bios após ter perdido a energia, seja queda de energia ou tirou da tomada

O que levou a pessoa a tirar o computador da tomada? Se ela tirou o computador da tomada após um travamento total, isso indicaria que o HD já apresentava esse defeito antes mesmo dela tirar ele da tomada, e com o tempo o defeito apenas se agravou, ou seja, os desligamentos da tomada não tiveram nada a ver com isso. Em relação a queda de energia, pode ser uma mera coincidência e a pessoa pode ter associado com a falha no HD, porém essa falha poderia ser pré-existente. 

 

 

7 minutos atrás, LTH disse:

Ou seria um caso de obsolescência programada?

Normalmente o tempo de vida de um HD funciona dessa forma > 5% dos discos rígidos falham durante o primeiro ano, então existe uma chance de 1-2% desses discos rígidos que não falharam, falharem durante os próximos 2-4 anos, se o HD ainda não falhou durante esse tempo, a chance dele falhar durante os próximos anos sobe pra 11%, e assim por diante. Seagate já teve uma boa fama, porém perdeu bastante da sua credibilidade, nesse caso realmente pode ser somente uma "obsolescência programada".

adicionado 7 minutos depois

 

19 minutos atrás, LTH disse:

No HD Black da WD, há informações de que o cabeçote não toca no disco

 

Uma queda de energia não causaria esse problema, é capaz que um religamento, ou surto de energia abrupto logo após o desligamento, possa ter causado isso. 

adicionado 10 minutos depois

O problema não costuma acontecer quando as coisas desligam, e sim quando elas ligam novamente e há um pico de energia, se alguém desligou da tomada e ligou novamente de imediato, existe uma chance que isso possa ter causado algum defeito, porém ainda é muito improvável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Marcio.Filho disse:

O que levou a pessoa a tirar o computador da tomada?

Sim, travou o sistema e nada responde após ter tentado ler um arquivos de um dvd defeituoso.

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, Marcio.Filho disse:

vibração gerada pelos fans

eita, aí fica um caso de risco/benefício. fans são necessários para refrigerar o sistema, porém a vibração pode causar danos ao hd.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LTH disse:

eita, aí fica um caso de risco/benefício. fans são necessários para refrigerar o sistema, porém a vibração pode causar danos ao hd

Não amigo, o risco é quase 0. Afinal os fans mais novos costumam vibrar pouco e essa vibração é dissipada pelo gabinete, fans velhos que vibram muito, daqueles barulhentos, esses sim podem estragar após bastante tempo de uso, eu mesmo já cheguei a cortar um pedaço do meu gabinete antigo usando uma micro retífica com o HD ainda dentro, não deu nada, mas não recomendo (estava com pressa), tenho até vídeo da experiência, rsrsrs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...