Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooler ou Air cooler?


Posts recomendados

Olá pessoal.
Seguinte, Eu usava esse water cooler: https://www.kabum.com.br/produto/95706/watercooler-cooler-master-masterliquid-ml120l-rgb-120mm-mlw-d12m-a20pc-r1-

Mas ele apresentou um vazamento na parte onde se encaixa no processador, dai mandei pra garantia e eles me enviaram um novo. Só que agora tenho receio de usar por causa disso. Daí eu tava pensando em vender e pegar esse: https://www.kabum.com.br/produto/96494/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-masterair-ma610p-map-t6pn-218pc-r1

O que vocês me recomendariam? Teria outro bom air cooler pra me indicar? Ou eu deveria arriscar colocar o water coooler mesmo assim já que é novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone Neto Ligue o novo water cooler sem conectar no socket do processador apenas pra verificar se existe algum vazamento, o water cooler ainda é uma melhor opção, já que air coolers bons de verdade são muito mais caros que os water coolers normais, e ainda assim você precisaria improvisar um suporte no gabinete pro air cooler não entortar o pcb da placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Fausto Ferratone Neto Ligue o novo water cooler sem conectar no socket do processador apenas pra verificar se existe algum vazamento, o water cooler ainda é uma melhor opção, já que air coolers bons de verdade são muito mais caros que os water coolers normais, e ainda assim você precisaria improvisar um suporte no gabinete pro air cooler não entortar o pcb da placa-mãe. 

Na verdade WCs de 120 mm tem desempenho similar a air coolers a partir da faixa de 150~200 reais.

Teste water coolers vs air coolers - resultado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 DeepCool R$230, Noctua R$400, H60 R$300. Acredito que air coolers recém tirados da caixa realmente tenham um desempenho muito bom, afinal estão limpinhos e ainda com uma graxa recém colocada, a tendência é perder o desempenho de resfriamento logo no primeiro mês. 

 

 

adicionado 1 minuto depois

@Fausto Ferratone Neto Sim. Não vai dar problema só testar fazendo isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Shaman93 DeepCool R$230, Noctua R$400, H60 R$300. Acredito que air coolers recém tirados da caixa realmente tenham um desempenho muito bom, afinal estão limpinhos e ainda com uma graxa recém colocada, a tendência é perder o desempenho de resfriamento logo no primeiro mês. 

O V2 é essencialmente o mesmo cooler que o K2, que está 160. O gammax 400, de 100, assim como outros air coolers com ventoinhas de 120 e 140 mm também são boas opções.

"Graxa"? Quer dizer pasta térmica? A tendência é que não perca a capacidade de dissipação mesmo depois de vários meses de uso, afinal é uma substância projetada pra isso. Sobre estar limpo, o mesmo se aplica ao radiador do WC, que também suja igualmente, o que não gera em nenhum dos casos uma queda significativa de desempenho em só 1 mês. O consenso geral é que WC de 120 mm não vale a pena, como você pôde ver no teste alguns até perdem pros air coolers.
Se você tiver algum material embasando que há perda de resfriamento tão rápida em air coolers e não em WCs fique a vontade pra indicar, tenho interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shaman93 A "graxa" é o lubrificante de fans sleeve, e na verdade não é graxa é óleo.

E isto tem no fan do radiador tmb, ou será roletado tmb, ou seja, não faz o menor sentido.

 

E concordo contigo, estes watercoolers com radiadores de 120mm é só pra dizer que tem, porque na prática um cooler decente já resolve o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

@Shaman93 "Graxa" dos fans, porém o mesmo se aplica aos water coolers. Em relação a sujeira, nem de perto o mesmo se aplica ao radiador, pois existe água dentro da colmeia, e a única coisa que existe no air cooler é alumínio e alguns pequenos tubos de cobre. 

A lubrificação dos fans atuais tende a durar muitos anos sem ter que se reaplicada e como você mesmo disse é um "problema" que se aplica também aos WCs. A sujeira se aplica sim também. No air cooler você tem condução do calor do chip pelo metal, que depois dissipa por convecção com o ar. Se o metal está sujo com uma camada de poeira, a troca entre metal e ar é dificultada.

No WC tem que acontecer absolutamente a mesma coisa, a diferença é que o calor é transmitido primeiramente a um líquido, conduzido até o radiador de metal e aí sim trocado por convecção com o ar. Se o dissipador estiver sujo acontece exatamente o mesmo prejuízo. O radiador tem que ser limpo periodicamente assim como o bloco dissipador pra que não haja perda da capacidade de resfriamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto Ferratone NetoNa minha opinião pela questão de segurança e durabilidade vale a pena. Na prática você também deve ter um ganho de desempenho de alguns graus, estará trocando um cooler tier 5 por outro tier 3, de acordo com este ranking: https://linustechtips.com/main/topic/891730-cpu-cooler-performance-tier-list/
*Me confundi nos modelos, ambos são tier 5. O desempenho deve ser aproximadamente o mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 @Phoenyx Me perdoem, estava vendo as coisas por outra perspectiva. No meu pensamento como a água é um condutor de calor muito melhor do que o cobre e o alumínio, a sujeira nos filamentos do radiador não impactaria tanto na transferência de calor entre o ar que atravessa os filamentos e a água, afinal o radiador precisaria ficar quase que entupido de poeira para que houvesse uma queda de desempenho no quesito de resfriamento, ao contrário do dissipador normal de alumínio e cobre, que com uma simples camada de poeira já teria sua performance de dissipação do calor afetada, além de trabalhar muito mais que o os fans do water cooler, já que o mesmo bloqueia o fluxo de ar dentro do gabinete, ocupando espaço perto dos exaustores e afetando a performance dos mesmos, e consequentemente atraindo muita poeira pra si. 

 

@Phoenyx Já vi fans com graxa mesmo, porém outros tipos de lubrificantes também são utilizados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

No meu pensamento como a água é um condutor de calor muito melhor do que o cobre e o alumínio

Jamais! O coeficiente de condutividade da água é em torno de 1 W/mK, dependendo do que colocar de aditivo sobe um pouco, mas não muito. As melhores pastas térmicas tem condutividade em torno 10 W/mK. A do alumínio é na ordem de 200 e do cobre de 400!

A vantagem é da água em relação ao ar (condutividade de 0,02) e não aos metais. Mas no final das contas, a água leva o calor do bloco para o radiador, que também é de alumínio. A vantagem da água em relação ao air cooler é a velocidade com que você consegue remover calor das proximidades do processador (num é chip-cobre-alumínio-ar e no outro chip-cobre-água-alumínio-ar), mas no final da história a troca final é feita da mesma forma (alumínio-ar).
 

12 minutos atrás, Marcio.Filho disse:

além de trabalhar muito mais que o os fans do water cooler, já que o mesmo bloqueia o fluxo de ar dentro do gabinete

Na verdade acontece o contrário. WCs, assim como coolers tipo 'torre', prejudicam o fluxo de ar dentro do gabinete em relação a coolers horizontais. É um fenômeno comum os VRMs esquentarem, ao passo que o chip esfria, quando se coloca um WC. Isso é fácil de entender, o cooler horizontal sopra ar no bloco, que em seguida passa pelos outros componentes e ajuda a resfriar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...