Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Queda" de energia sem danos aparentes.


Posts recomendados

Bom dia, tarde e noite! 

 

Então... Eu não entendo necas sobre essa área, recentemente comprei uma fonte nova, o modelo é EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR, ela tem PFC ativo e tal. 

 

Há pouco tempo, houve uma manutenção na rede de eletricidade na rua onde moro, por algum motivo, essa manutenção fez com que a eletricidade da casa em que moro ficasse instável. No momento estou morando em uma casa alugada, não sei dizer a procedência da instalação elétrica. Voltando ao assunto, essa é a segunda vez que dá uma "queda de energia" aqui, falo entre aspas pois a luz não cak, como se faltasse, ela basicamente fica super fraca. Por exemplo, se eu ligo o computador e o microondas ao mesmo tempo, todas as luzes ficam piscando, o microondas fica com a potencia baixa e falhando e o computador reinicia ou não liga, e o pior é que no momento não estou podendo comprar  um filtro de linha com proteção contra surtos. 

 

Tive que fazer o textão para explicar melhor o que vem ocorrendo. É a segunda vez que acontece, na primeira e nessa o computador ligou normalmente, na primeira vez fiquei monitorando e não houve nenhum mal funcionamento aparente. Dessa vez, deixei ele fora da tomada, pretendo ligar só no dia posterior. Vocês acham que essas quedas na tensão podem afetar o funcionamento da fonte? Há algum procedimento a se fazer enquanto não consigo dinheiro para o filtro? Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donghak Se a luz ficar fraca mesmo sem nada ligado indica meia fase, já vi dizer que estraga eletrônicos.

 

A sua melhor opção é comprar um filtro de linha, mas também precisa separar um Fase só para o pc, ligar ele junto de chuveiro, microondas e coisas que são motor de alta potencia não é nada bom.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donghak bom, em primeiro lugar não ligue o microondas e o pc ao mesmo tempo rsss

Antes de mais nada, se isso não acontecia antes você deve ligar para a empresa que faz a manutenção da eletricidade e reclamar, exigir que eles mandem alguém para resolver isso (já ouvi casos de funcionários que "esqueceram" de religar alguma coisa do lado de fora...). você não é obrigado a correr riscos de segurança porque houve uma manutenção mal feita na sua rua.

Meia fase estraga aparelhos sim, queima micro-ondas, desarma e acaba queimando chuveiro elétrico, estraga geladeira, pode ferrar seu pc todo ou partes como hd e placa de vídeo, mesmo que a fonte não vá embora junto. Basicamente nenhum aparelho elétrico é feito para funcionar com menos energia do que ele precisa. Existe uma margem (ao contrário do que acontece se você põe energia "demais"), mas não dá pra confiar nela.

 

Enquanto a empresa não vem resolver ou se isso já acontecia antes, tome um cuidado especial com o uso simultâneo de vários aparelhos: pense na sua casa como um monte de focos de gasto de energia e não ligue dois focos "fortes" ao mesmo tempo. Isto não é uma solução, apenas uma prevenção para você não queimar seus aparelhos.

Assim que você tiver alguma grana: eu duvido que um filtro de linha ajude. Ele protege contra surtos, não contra "faltas". O que você precisa é de um eletricista que olhe os cabos de luz e veja se não estão muito ruins, finos, velhos. E principalmente que descubra porque a manutenção deixou sua casa nesse estado

Se os fios estiverem ok, peça ao eletricista para adicionar mais um disjuntor e fazer uma linha dedicada saindo do quadro de luz só para a tomada do seu pc e aí você não tem interferência de outros aparelhos na casa. Se estiverem ruins, faça a reforma!

Aí você vai dizer: mas a casa é alugada! E eu respondo: sim, e por isso você vai arriscar todos os seus aparelhos elétricos? Aqui em casa (também é alugada) eu fiz a reforma da rede elétrica, tive que trocar tudo porque o quadro de luz ainda tinha fusíveis em vez de disjuntores. Depois de fazer (você pode tentar antes, é que eu entrei em pânico rss) liguei para o proprietário, fiz o maior discurso sobre segurança, risco de incêndio, como alugava a casa assim, etc, e combinei com ele de descontar o gasto que eu tive do aluguel que eu pagava. Porque a responsabilidade sobre a segurança de uma residência é do dono dela e o inquilino não é obrigado a morar num lugar inseguro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...