Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU não usa toda memoria de vídeo


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Tenho uma GTX 1050 TI instalada, a memória de vídeo dela é de 4Gb, porém o maximo que o sistema usa é 1Gb, ele acusa como 100% do uso da GPU

 

Isso sem falar nessa memoria compartilhada, alguém sabe me ajudar??

 

Tento rodar um jogo relativamente leve e ele fica travando

 

Segue o print do gerenciador de tarefas do uso da GPU e minhas configs. Tentei monitorar pelo programa da placa de vídeo AORUS ENGINE e também aparece o uso maximo da GPU como 1gb

 

Agradeço desde já

 

Memoria GPU.jpg

Meu pc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduardo Andrade93 disse:

Eu estava com o jobo Albion online aberto, justamente pra forçar ela a chegar a 100%, mas não deveria chegar a usar os 4Gb?

E iria sobrar mano.

 

Todos drivers do SO e GPU atualizados ? Verifique isso e configurações se estão no padrão ou personalizou algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eduardo Andrade93 disse:

Eu estava com o jobo Albion online aberto, justamente pra forçar ela a chegar a 100%, mas não deveria chegar a usar os 4Gb?

O jogo vai usar a quantidade de VRAM que for necessária.. Se o jogo usa 1GB e você tem 4GB, ótimo, tá com com folga.. Se usasse tudo, acredite, a coisa seria pior..

 

Aquele print, foi durante um jogo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Eduardo Andrade93 disse:

Eu estava com o jobo Albion online aberto, justamente pra forçar ela a chegar a 100%, mas não deveria chegar a usar os 4Gb?

Não, uso de vram é a coisa mais aleatória que tem.

 

Em termos de uso, ela só vai usar o que precisa, que nem um HD: não é porque você aguenta 1TB de informação que esses 1TB inteiros vão estar ocupados. Se precisar, tem, mas se não, também não é nenhum sinal de problema usar menos. Não só isso, muitas vezes o jogo pede que a placa reserve uma certa quantidade de vram para ficar disponível, mas não necessariamente usa tudo isso; se eu não me engano, um dos CoD tinham esse problema, eles sempre requisitavam o máximo que a placa de vídeo podia usar, muito embora o uso real estivesse na casa de 1 ou 2gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja cheguei a atualizar todos os drives

3 minutos atrás, RS Faria disse:

O jogo vai usar a quantidade de VRAM que for necessária.. Se o jogo usa 1GB e você tem 4GB, ótimo, tá com com folga.. Se usasse tudo, acredite, a coisa seria pior..

 

Aquele print, foi durante um jogo? 

 

Sim, estava aberto, o problema é que o jogo fica dando umas travadas, a VRAM não passa de 1Gb em nenhum jogo

 

Eu entendi a parte que o uso do GPU não é a mesma coisa que o uso do VRAM, acho estranho ele travar com um jogo que é bem leve

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Não, uso de vram é a coisa mais aleatória que tem.

 

Em termos de uso, ela só vai usar o que precisa, que nem um HD: não é porque você aguenta 1TB de informação que esses 1TB inteiros vão estar ocupados. Se precisar, tem, mas se não, também não é nenhum sinal de problema usar menos. Não só isso, muitas vezes o jogo pede que a placa reserve uma certa quantidade de vram para ficar disponível, mas não necessariamente usa tudo isso; se eu não me engano, um dos CoD tinham esse problema, eles sempre requisitavam o máximo que a placa de vídeo podia usar, muito embora o uso real estivesse na casa de 1 ou 2gb.

 

Mas corre o risco de o VRAM estar baixo e mesmo assim travar um jogo leve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Eduardo Andrade93 disse:

Mas corre o risco de o VRAM estar baixo e mesmo assim travar um jogo leve?

Travadas podem vir por N fatores, e ter pouca memória na placa é apenas um deles, e diga-se de passagem, um dos menos comuns. Não que seja impossível, mas essa é a última coisa que eu olharia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduardo Andrade93 disse:

Eu entendi a parte que o uso do GPU não é a mesma coisa que o uso do VRAM, acho estranho ele travar com um jogo que é bem leve

Aí, seria outra discussão, sobre o jogo ser bem otimizado ou não.. Dependendo do jogo, mesmo sistemas melhores que o seu, teriam problemas..

 

Se você fechar o jogo e deixar só na área de trabalho, fica tudo zerado ou próximo disso, certo?? Uso de GPU, VRAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@T.A.R.D.I.S.  exatamente isso

adicionado 3 minutos depois
28 minutos atrás, T.A.R.D.I.S. disse:

Simplificando tudo que ja disseram em um exemplo: a VRAM é como se fosse a RAM e a GPU seria o CPU, dentro da VGA. 

Tu acha que usar 100% da CPU é usar 100% da RAM? Não, né. A mesma coisa das placas gráficas.

Exatamente isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aproveitando o mesmo tópico, usando o programa Speccy percebi que aparentemente a velocidade da porta PCI-e da minha placa de vídeo esta como x1, mas a porta é x16 assim como a placa de vídeo é x16, isso pode ter relação com o desempenho da placa de vídeo? Como eu faço pra aumentar a velocidade da PCI-e para x16 novamente?

 

Eu procurei outros programas para poder ter certeza que a porta estava como x1 mesmo, e em todos aparece a mesma coisa

 

Outro ponto que não sei se pode influenciar nisso é a fonte do meu pc, pelo que dei uma olhada no fórum não é muito boa, tenho uma aerocool vx-500, se ela não aguentar alimentar o pc pode gerar problemas?

 

Minhas configs:

placa-mãe: Gigabyte B250m Gaming 3

Processador: I7 7700k

Armazenamento: 1 SSD 240Gb e 1 HD 2Tb

Placa de vídeo: GTX 1050 TI 

Watercooler: CollerMaster Masterliquid Lite 120

 

Placa cpu z.jpg

placa mae speccy.jpg

Placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Andrade93 @Eduardo Andrade93 acredito que seu problema não seja fonte apesar de não ser das melhores, normalmente o PC reinicia quando a fonte não aguenta o hardware, eu teio uma evga500w 80 plus

Ela tá cegurando um fx8350 de 125w

Uma rx580 8gb

16gbram

Ela esquenta e normal praticamente no limite dela, coloquei até um cooler extra atrás pra puxar o ar quente para fora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...