Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C3Tech PUF-4050S + Q6600 + Overclock


Posts recomendados

Olá amigos, tenho uma fonte C3Tech PUF-4050S e descobri a um tempo que ela é uma fonte genérica ou fonte bomba como chamam, sou leigo, a fonte nunca deu problema e já fazem alguns anos que a tenho, minha configuração é essa:

Core 2 Duo 6300 1.86 GHz
placa-mãe PCWARE Ipm31 G31 LGA775 DDR2
4GB RAM DDR2
GT430 1GB 128bit
HD 150GB
Cooler Xigmatek Loki II

Ontem alguém me passou um Q6600 2.40 GHz e acabei vendo um video que ensina a aumentar de 2.40 GHz para 3 GHz colocando apenas uma fita nele (nunca fiz overclock e não sei fazer, mas essa me pareceu simples), gostaria que alguém me tirasse três dúvidas:

Esse método de "overclock" no Q6600 realmente funciona? É seguro?

Esse Q6600 2.40 GHz, tanto sem overclock quanto com overclock, ainda está dentro dos limites dessa fonte com essa configuração? Dizem que ela é uma fonte de 300W, aqui no adesivo diz que é 500W, se eu colocar esse processador, ainda estará num limite seguro onde a mesma não será tão estressada considerando essa como genérica? É seguro?

E outra, quando se faz overclock, especificamente neste caso, precisa ter um desses coolers "exóticos"? Não sei nem como se chamam ou como funcionam, ou um cooler normal já dá? Meu cooler é um Xigmatek Loki II e ouvi dizer que esse processador esquenta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, LNPott disse:

@ASMR_ListeneR Sua fonte é uma bomba mesmo, infelizmente é melhor trocar antes de pensar em OC.

 

 

Obrigado por responder! E no caso, você se refere especificamente à questão do overclock? E se eu colocar ele "limpo" sem overclock, dá ou também não? E para o futuro: esse "macete" de colocar fitas no Q6600 para aumentar para 3 GHz realmente funciona? E eu precisarei de algum outro cooler diferente ou esse Xigmatek Loki II dará conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ASMR_ListeneR Sua fonte não é nem um pouco confiável, sem falar que o Q6600 tem um TDP de 105W (tenho um aqui em casa), ou seja, consome bem mais que o seu Core 2 Duo normal. Mesmo com o seu CPU atual na frequência padrão, é um RISCO usar essa fonte. Quem dirá um Q6600 de 105W com overclock ainda.... é um risco muito grande que não vale a pena correr.

 

Eu mesmo tenho um Q6600 desde 2007 numa máquina "de todos" aqui de casa, e uso uma fonte Corsair CX450 nele. E uso em 2.4GHz normal, nunca fiz overclock pois o uso desse PC aqui em casa é só como servidor de arquivos de mídia, impressora, etc.

 

Tome muito cuidado com essa bomba (literalmente falando) que você tem aí amigo. Ainda mais se usa estabilizador. Livre-se de ambos, coloque uma fonte boa da Corsair ou EVGA, coloque um filtro de linha Clamper (ou se não tiver o filtro, ligue a Corsair/EVGA direto na tomada, mas nunca estabilizador).

 

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ASMR_ListeneR O problema é que ela não é confiável e possui baixa eficiência, ou seja, péssima ideá mante-la.

 

Quanto ao "BSEL Mode", já vi funcionar sim, contudo não é garantido.

 

https://linustechtips.com/main/topic/767799-how-to-lga-775-bsel-mod-overclocking-with-tape/

 

Esse cooler promete aguentar até 130w de TDP, só testando mesmo para saber pois a refrigeração do gabinete também é importante.

 

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de perguntar sua placa-mãe, isso também é determinante de será possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LNPott disse:

@ASMR_ListeneR O problema é que ela não é confiável e possui baixa eficiência, ou seja, péssima ideá mante-la.

 

Quanto ao "BSEL Mode", já vi funcionar sim, contudo não é garantido.

 

https://linustechtips.com/main/topic/767799-how-to-lga-775-bsel-mod-overclocking-with-tape/

 

Esse cooler promete aguentar até 130w de TDP, só testando mesmo para saber pois a refrigeração do gabinete também é importante.

 

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de perguntar sua placa-mãe, isso também é determinante de será possível.

A placa-mãe é uma PCWARE Ipm31. 

Que pena, irei tentar trocar com alguém talvez visando um E8500, poderiam me dizer se ao menos esse seria de boa? E se há muita diferença de um Core 2 Duo E8500 3.16 GHz para o Q6600? Sou humilde, apenas queria tentar um Bomba Patch emulado do PS2 e o Daytona USA do Dreamcast :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...